Último Capítulo

5 1 0
                                    

Cena 1
Estelita questiona Elisabeth:
ESTELITA- O que você veio fazer aqui?
ELISABETH(retruca tensa)- Eu só vim conversar.
ESTELITA- Eu não tenho nada pra conversar com você!
ELISABETH- Não seja tão arrogante! Pelo menos ouça o que eu tenho para lhe falar antes de vir com quatro pedras nas mãos.
Mesmo a contragosto, Estelita a deixa entrar e encosta a porta.
ESTELITA- Seja breve! Eu estou muito ocupada e não tenho tempo a perder.
ELISABETH- Estelita, a gente mal se conhece. Nos vimos uma, duas, três vezes, mas existe um laço que nos une...
ESTELITA(a interrompe)- A Viviane é minha filha e eu não vou deixar você tirá-la de mim...
ELISABETH- A Viviane é nossa filha! Eu não sou egoísta em dizer que a Viviane é só minha filha. Você educou, deu carinho, amor. Cuidou dela excepcionalmente bem e
a prova disso é a mulher que ela se tornou. Eu não vou tirar o seu mérito Estelita. Você foi uma mãe incrível, e eu só tenho a te agradecer. Felizmente a minha filha teve a sorte de ser criada por uma mulher digna e que fez de tudo pra transformá - la na grande mulher que ela é hoje. (pausa) Eu não sou esse monstro que você pensa que eu sou. Eu não vou tirar a Viviane da sua vida, longe de mim. Pelo contrário, ela deve valorizar muito a mulher que a criou. Mas eu também não posso negar o interesse que tenho pelo seu afeto. Eu também sou mãe dela. Sou a mãe legítima, que sofre há anos por um erro cometido no passado. Uma fraqueza minha... (enxuga as lágrimas) Eu passei esses anos todos sofrendo, imaginado o que teria acontecido com ela. Eu não tive paz a vida inteira. Sempre estava infeliz... O coração aqui dentro do peito sangrando. (pausa) Não fica com raiva de mim. Eu não vim pra tirar a Viviane de você. Eu só quero um pouco do seu amor antes de partir dessa vida. (enxuga as lágrimas) É isso! Eu espero que um dia você possa desfazer essa imagem monstruosa que tem construída de mim. E mais uma vez, obrigada por tudo que fez pela minha filha.
Elisabeth se retira deixando Estelita em silêncio muito pensativa.
Cena 2
Após fechar a venda, Viviane está indo para casa quando então é surpreendida por Santiago.
SANTIAGO(chama-a)- Viviane.
VIVIANE- Olá seu Santiago! Tudo bem com o senhor?
SANTIAGO- Será que podemos conversar?
VIVIANE- Claro. Eu estou indo pra casa, o senhor me acompanha?
SANTIAGO- Não. Eu quero conversar as sois com você. Vamos até a praça?
VIVIANE(ignora)- Tá bem.
Viviane o acompanha até a praça, que parece mais vazia que os outros dias.
SANTIAGO- Eu já estou sabendo de tudo...
VIVIANE(questiona-lhe)- Tudo o que?
SANTIAGO- Que você não é filha da Estelita...
VIVIANE(desconfortável)- Seu Santiago, eu não quero falar sobre isso. Esse é um assunto muito particular...
SANTIAGO- Comigo você pode falar sim. Eu estou mais envolvido nessa história do que você imagina.
VIVIANE(questiona-lhe sem intender)- Do que o senhor tá falando?
SANTIAGO- Eu sou o seu pai Viviane. Eu sou o seu pai.
VIVIANE- Como é que é?
VIVIANE- Eu e a sua mãe Elisabeth tivemos um caso no passado, mas por conta da família dela acabamos nos separando. Mas quando eu a deixei, eu não sabia que ela estava grávida. A mãe dela não me contou nada, e eu inocente deixei a mulher que amava para trás esperando um filho meu. Desde que nos separamos, eu nunca mais voltei a me relacionar com ninguém. Levo essa vida de solidão e sofrimento, mas agora que a encontrei e descubro que você é minha filha, tudo começa a fazer sentido de novo na minha vida.
VIVIANE(nervosa)- Espera! Até outro dia, eu achava que me conhecia. Mas hoje, eu não me reconheço mais. (pausa) Descubro que a mulher que me criou não é a minha mãe e em seguida descubro que o sapateiro que conheço há anos é o meu pai. O que está acontecendo comigo?
SANTIAGO- Eu tenho pouco tempo de vida minha filha, e gostaria de aproveitar esse tempo que me resta ao seu lado.
VIVIANE- Olha seu Santiago, pra mim o senhor continua sendo o sapateiro. Eu tô perdida! Eu não reconheço mais a minha origem. Do nada, eu ganho uma mãe, um pai e agora o que me falta?
Viviane se retira confusa com os seus sentimentos.
Cena 3
Amanhece o dia.
Na igreja de Nossa Senhora de Fátima, Viviane e Pedro estão marcando a data do casamento com o Pe. João.
PE. JOÃO- Então, tudo certo! Daqui a duas semanas vocês se casam meu filhos.
Pedro e Viviane trocam olhares.
VIVIANE- Perfeito padre João!
Cena 4
No campo de girassóis, Elisabeth está caminhando apreciando a beleza que a rodeia, quando então acaba dando de cara com Santiago, que vem vindo em sua direção.
SANTIAGO(chama-a)- Elisabeth.
ELISABETH(retruca surpresa)- Santiago! O que faz aqui?
SANTIAGO- Eu acho que a gente precisa conversar Elisabeth.
ELISABETH- Eu não tenho nada pra conversar com você Santiago...
(A música " A mulher em mim " de Roberta Miranda começa tocar ao fundo )
SANTIAGO(se aproxima e a encara)- Fala olhando no meu olho que me reencontrar aqui não mexeu nenhum pouco com você. Fala olhando no meu olho que você esqueceu tudo aquilo que vivemos no passado e que você não sente mais nada por mim.
ELISABETH(nervosa)- Eu não vou falar nada...
SANTIAGO- É claro que você não vai falar, porque você ainda me ama. Você não conseguiu me esquecer Elisabeth, assim como eu também nunca te esqueci. Eu ainda sou completamente apaixonado por você e te reencontrar só fez com que esse sentimento que existe aqui dentro de mim aumentasse.
ELISABETH(o encara)- Desgraçadamente você tem razão Santiago. Eu tentei... Tentei várias vezes te esquecer, mas eu não consegui. Eu não consegui acabar com esse maldito sentimento que reside aqui dentro de mim.
SANTIAGO- Então deixa esse sentimento falar mais alto. Se permita amar e ser amada. Vamos dar uma segunda chance a esse amor...
ELISABETH- Te dar uma segunda chance pra depois você me abadonar de novo?
SANTIAGO- Esquece tudo isso que aconteceu no passado. Vamos começar escrevendo uma nova história. (pausa) Deixa eu te amar! Deixa eu te fazer feliz!
Elisabeth e Santiago trocam olhares e movidos pelo sentimento que ainda existira entre eles, os dois acabam se beijando.
Cena 5
Dias depois...
Em seu quarto, Viviane está acabando de se arrumar para o seu casamento com Pedro.
Estão em cena Anita, sua mãe Estelita e a costureira Deusa.
DEUSA(após fazer o último ajuste no vestido)- Prontinho!
ESTELITA(emocionada)- Você tá linda filha!
ANITA- Com certeza será a noiva mais linda do ano.
VIVIANE- Eu estou muito feliz mãe!
Viviane a abraça emocionada.
DEUSA(para Viviane)- Não me vá amarrotar esse vestido Viviane!
Nesse momento, Elisabeth bate na porta e entra.
ELISABETH- Será que eu posso dar um abraço na minha filha também?
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
Viviane, Estelita, Anita e Deusa voltam seus olhares para Elisabeth, que não consegue conter a emoção.
VIVIANE(retruca tensa)- Claro.
Elisabeth se aproxima timidamente e a abraça.
ELISABETH(emocionada)- Eu te desejo toda a felicidade do mundo minha filha. O Pedro é um rapaz incrível e eu tenho certeza que te fará a mulher mais feliz do mundo.
VIVIANE- Eu sei.
ELISABETH(a observa emocionada)- Como está linda! Parece uma princesa!
VIVIANE(sorrir)- Obrigada.
ELISABETH(para Estelita)- A nossa filha é uma verdadeira princesa Estelita. Obrigada mais uma vez por tudo que você fez por ela.
Emocionada, Estelita se aproxima e abraça Elisabeth.
ESTELITA- Desculpa qualquer coisa!
DEUSA(emocionada)- Aí que lindo!
ANITA- A não gente! Esse momento merece um abraço coletivo.
Emocionadas, as cinco dão - se um abraço coletivo.
Cena 6
Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Amigos e familiares estão na igreja para assistirem ao casamento de Pedro e Viviane.
No altar, Pedro espera ansioso por Viviane.
Nesse momento, Santiago sobe ao altar e se aproxima.
SANTIAGO- Calma meu rapaz! É normal a noiva se atrasar.
Cena 7
Furioso com o casamento da sua amada, Leo está em casa recarregando o seu revólver.
LEO(resmunga após recarregar a sua arma)- Nunca mais você vai esquecer esse dia, Pedro de Fiore.
Leo coloca o revólver na cintura e segue até o seu carro que está estacionado na frente da sua casa.
Quando chegara junto do mesmo, ele abre a porta, entra, coloca o sinto de segurança, leva a mão até o cabo do revólver e solta uma risada obscura.
Com planos diabólicos em mente, ele se retira em alta velocidade ignorando a presença de Melissa, que está deitada em silêncio no porta-malas do carro.
Cena 8
Alguns minutos depois, Viviane está chegando de carro na porta da igreja de Nossa Senhora de Fátima acompanhada de Estelita e Elisabeth.
VIVIANE(descendo do carro)- Cuidado com a calda do vestido!
Logo, Santiago que está na porta da igreja se aproxima.
SANTIAGO- Será que essa belíssima noiva me dar a honra de acompanhá - la até o altar?
Viviane o encara por alguns segundos, depois sorrir e responde:
VIVIANE- Será um prazer!
ESTELITA- Boa sorte minha filha!
ELISABETH- Que nossa senhora de Fátima abençoe você minha filha.
VIVIANE- Amém.
Elisabeth e Estelita entram na igreja e posteriormente, Viviane dar seu braço a Santiago após uma troca de olhares emocionados.
VIVIANE- Vamos!
(A marcha nupcial começa tocar ao fundo )
De imediato, Viviane entra com seu pai e as trocas de olhares entre ela e Pedro são inevitáveis.
No altar próximo ao noivo, Estelita e Elisabeth se emocionam ao vê-la entrar.
(A marcha nupcial para de tocar)
Nesse momento, Leo estaciona seu carro em frente a igreja e pega seu revólver.
LEO- Daqui você não sai casada Viviane!
Ainda no porta-malas, Melissa permanece em silêncio.
De volta a cerimônia, Santiago entrega Viviane para Pedro.
SANTIAGO- Cuide muito bem dela rapaz.
PEDRO- Pode deixar seu Santiago. Eu vou fazer da Viviane a mulher mais feliz desse mundo.
Santiago fica ao lado de Elisabeth e os noivos se ajoelham aos pés do altar.
PE. JOÃO - Em nome do pai, do filho e do espírito santo. Estamos aqui reunidos para celebrarmos a união de Viviane dos Santos e Pedro de Fiore. (pausa) Viviane dos Santos, você aceita Pedro de Fiore como seu legítimo esposo?
Viviane volta seu olhar apaixonado para Pedro, e quando vai respondendo acaba sendo interrompida por Leo, que invade a igreja com o revólver em punho.
LEO- É claro que ela não aceita!
ELISABETH(assustada)- Meu Deus!
VIVIANE(volta seu olhar imediatamente para Leo)- Leo.
Os convidados se apavoram.
LEO- Você achou mesmo que ia me trocar por esse babaca Viviane?
PE. JOÃO(para Leo)- Baixa essa arma rapaz!
PEDRO(levanta-se e o encara)- Tá maluco rapaz? Baixa essa arma!
LEO- Eu falei que você ia me pagar por tudo que me fez e essa hora chegou. Você vai cantar pra subir...
No momento que vai apertando o gatilho, Leo acaba levando um tiro nas costas, o que o eleva imediatamente ao chão já agonizando.
ESTELITA(grita nervosa)- Aí meu Deus!
Todos os convidados se desesperam e Melissa entra na igreja com seu revólver em mãos para a surpresa de todos.
ELISABETH(surpresa)- Melissa!
MELISSA(para Pedro)- Eu não ia deixar ele te matar meu amor, porque eu te amo. Eu fiz isso por você. Eu te amo!
PEDRO- Melissa, calma!
MELISSA- Eu sei que você falou que não me ama mais, que a nossa história chegou ao fim, mas o que eu posso fazer seu eu nunca te esqueci. Eu te amo com todas as minhas forças, mas essa mulherzinha horrorosa entrou no meu caminho e te roubou de mim...
VIVIANE- Deixa de ser louca Melissa! Eu não roubei o Pedro de ninguém. Ele me falou com todas as letras que não te amava mais...
MELISSA(grita)- Mentirosa! É mentira sua. O Pedro me ama...
PEDRO- Não fala nada Viviane! Ela tá muito nervosa e está armada.
VIVIANE- Ela não vai fazer nada contra ninguém aqui. Você precisa de tratamento Melissa...
ESTELITA(nervosa)- Cala a boca Viviane!
Melissa saca o revólver na direção de Viviane.
ELISABETH(grita)- Baixa essa arma Melissa!
Melissa solta uma breve risada e dispara um tiro na direção de Viviane, mas que acaba acertando Elisabeth que toma a frente da sua filha.
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo)
VIVIANE(grita)- Não!
ELISABETH(leva a mão ao peito)- Ah!
PEDRO(grita)- Tia.
Um dos convidados toma a arma de Melissa, que cai ao chão em plantos.
Pedro, Viviane e Santiago se agacham ao lado de Elisabeth desesperados.
PEDRO- Fala comigo tia!
SANTIAGO- Não. De novo não! Não... Não me deixa Elisabeth.
ELISABETH(volta seu olhar moribundo para Viviane)- Me perdoa filha. Me perdoa por ter te abadonado.
VIVIANE- Não fala nada. Não se força...
ELISABETH- Eu te amo minha filha! Eu te amo mais do que tudo nessa vida.
VIVIANE(grita para os convidados)- Alguém chama uma ambulância pelo o amor de Deus!
ELISABETH- Não dá mais tempo minha filha. Eu tô morrendo.
VIVIANE- Não.
ELISABETH- Me chama de mãe. Me dá pelo menos essa última felicidade...
VIVIANE- Você não vai morrer mãe.
ELISABETH- Eu te amo! (volta o olhar para Santiago) Eu nunca deixei de te amar Santiago. Você é o grande amor da minha vida.
SANTIAGO(em planto)- Eu te amo Elisabeth! Eu te amo meu amor...
ELISABETH(volta seu olhar para Pedro)- Cuida da minha filha Pedro.
PEDRO(em planto)- A senhora não vai morrer tia!
Nesse momento, Elisabeth dá um último sorriso e falece.
VIVIANE- Mãe! Fala comigo. (grita) Mãe.
SANTIAGO(grita)- Não. Não vai embora Elisabeth. Não me deixa. Não me deixa aqui sozinho de novo. (pausa) Não.
Santiago a abraça e corroído pela dor da perda, sente uma forte dor no peito e também acaba morrendo em seus braços.
Cena 9
Algum tempo depois...
No campo de girassóis, Viviane, Pedro e seus dois pequenos filhos, Elisabeth e Santiago, estão brincado entre as belas plantas floridas sob a luz amarelada do pôr do sol que se mistura com o amarelo dos girassóis.
VIVIANE(correndo atrás de Elisabeth)- Eu vou pegar você Elisabeth!
ELISABETH(retruca correndo)- Não vai porque eu não vou deixar!
SANTIAGO(correndo)- Ninguém vai me pegar...
PEDRO(o pega no colo)- Eu vou te pegar!
SANTIAGO(grita)- Não!
VIVIANE- Agora só falta a Elisabeth!
Viviane sai correndo atrás de Elisabeth, e logo a pega nos braços continuando a brincadeira e a felicidade que parece infinita nesse momento.
Na voz de Elisabeth:
Quero sentir o sol
Banhar-me no mar
Lavar corpo e alma
Recarregar...

Quero ver as estrelas
A lua brilhar
Deitar na grama
Relaxar...

Quero pegar uma estrada
Seguir um caminho
Sem rumo
Vagar...

Quero uma nova história
Um novo tempo
Novo começo
Recomeçar...
                                        Fim.

Pra Recomeçar Onde histórias criam vida. Descubra agora