Emoção

2 0 0
                                    

Cena 1
Completamente nervosa, Elisabeth volta seu olhar para Viviane e posteriormente para Estelita, que não consegue disfarçar tamanha aflição.
ELISABETH(se aproxima de Estelita)- É ela! É ela a minha filha, num é?
ESTELITA(questiona-lhe)- O que você está fazendo aqui?
PEDRO(questiona surpreso)- Vocês se conhecem?
ELISABETH(para Estelita)- Não tenta mudar de assunto! Eu exijo saber toda a verdade.
VIVIANE(questiona ignorando tal reação)- O que está acontecendo aqui? Do que vocês estão falando?
Aos plantos, Elisabeth volta seu olhar para Viviane e diz :
ELISABETH- Minha filha! Aí minha filha...
ESTELITA(nervosa)- Ela não é a sua filha!
Anita se aproxima de Estelita tentando acalmar - lhe.
ANITA- Calma dona Estelita!
ELISABETH- Eu esperei tanto por esse momento meu amor. O momento que eu iria te encontrar, olhar nos seus olhos...
VIVIANE- Desculpe, a senhora não está bem! Eu não sou sua filha. Eu sou filha dela, da Estelita.
ESTELITA(nervosa)- Sai da minha casa! Sai da minha casa sua infeliz.
PEDRO(aproxima-se da sua tia)- O que está acontecendo tia?
ELISABETH- Foi essa mulher que pegou a minha filha. Foi pra ela que a Mãe Da entregou a minha menina. Eu me lembro como se fosse hoje...
VIVIANE(nervosa)- Vocês querem me explicar o que está acontecendo aqui?
ESTELITA- Essa mulher é uma louca minha filha. Ela quer destruir a nossa felicidade. Não acredite nela!
ELISABETH(para Viviane)- Aí minha filha. Desde o primeiro momento que eu te vi, eu senti um sentimento tão forte aqui dentro de mim. Um sentimento que eu nunca tinha sentido...
ESTELITA(grita furiosa)- Cala a boca sua louca! A Viviane é minha filha.
ELISABETH- Então prova!
ESTELITA(ergue a mão para lhe dar um tapa)- Eu vou matar você...
No momento, Estelita começa passar mal e leva a mão ao peito.
ESTELITA- Aí!
VIVIANE(se aproxima e a segura)- Mãe, o que houve? Mãe...
ELISABETH- Ela tá inventando. Essa mulher é uma fingida.
VIVIANE(retruca furiosa)- Cala a boca! A senhora por favor vá embora da minha casa.
PEDRO- Viviane...
VIVIANE- Você também Pedro!
ANITA(se aproxima)- Eu acompanho vocês até a porta.
ESTELITA(fragilizada)- Me leva para o quarto minha filha.
VIVIANE- Claro mãe.
ELISABETH(para Viviane)- A gente ainda vai conversar minha filha.
PEDRO(tenso)- Vamos embora tia!
Pedro e Elisabeth se retiram e Viviane Leva sua mãe para o quarto.
Cena 2
Muito nervosa, Elisabeth e Pedro estão chegando em casa.
PEDRO- Que confusão foi aquela tia?
ELISABETH- Foi aquela mulher que ficou com a minha filha Pedro, e pela reação dela eu tenho certeza que a Viviane é a minha filha.
Nesse momento, Melissa sai do quarto e se aproxima.
MELISSA- Já voltaram? Não vá dizer que a noiva já te deu um pé na bunda, Pedro?
PEDRO- Cale - se Melissa! Eu não estou com paciência pra ouvir suas brincadeiras de mal gosto.
ELISABETH- Minha cabeça tá explodindo! Aí meu Deus.
Cena 3
Amanhece o dia.
No quarto de sua mãe, Viviane está sentada na cama conversando com ela.
VIVIANE- O que foi aquilo ontem mãe? O que aquela mulher estava falando?
ESTELITA- Eu não sei. Aquela mulher é completamente maluca Viviane. Eu nunca a vi na minha vida...
ELISABETH- Mas ela parece que lhe conhecia.
ESTELITA- Não dê ouvidos a gente doida, filha. Ela me confundiu com alguém. (pega em sua mão) Filha, pensa no que eu te falei ontem. Vamos juntar nossas coisas e vamos tentar a vida no Rio de Janeiro...
VIVIANE- Por que essa obsessão tão repentina no Rio de Janeiro mãe? A senhora nunca teve interesse algum de ir pra lá.
ESTELITA- Eu quero sair daqui minha filha. Essa mulher louca vai ficar no nosso pé...
VIVIANE- Ela têm motivos para isso?
ESTELITA- É claro que não, mas ela é louca. Vai ficar fantasiando coisas...
VIVIANE(tensa)- Mãe, a senhora tem alguma coisa pra me falar?
ESTELITA- Que pergunta é essa Viviane?
VIVIANE- Seja o que for, pode se abrir comigo. A senhora sabe que eu não suporto mentiras.
ESTELITA(questiona-lhe séria)- Está duvidando de mim Viviane?
VIVIANE- Não. Mãe...
ESTELITA(nervosa)- Eu sou sua mãe Viviane. Eu sempre te amei mais do que tudo nessa vida e não aceito de forma alguma que você duvide de mim. (pausa) Você me magoa fazendo esse tipo de pergunta, sabia?
VIVIANE- Desculpa!
ESTELITA- Eu te amo minha filha. Você é a pessoa mais importante da minha vida.
VIVIANE- Também te amo mãe. Bem, eu vou dar uma saída...
ESTELITA- Aonde você vai?
VIVIANE- Vou falar com Pedro.
ESTELITA(nervosa)- Eu não acredito que você vai falar com esse homem depois de tudo que a tia dele fez?
VIVIANE- Uma coisa não tem nada haver com a outra mãe. Eu não vou me afastar do Pedro por causa de uma confusão que a tia dele fez.
Viviane levanta-se e se retira, deixando Estelita muito nervosa.
Cena 4
Pedro está acabando de chegar em casa e enquanto abre a porta acaba ouvindo a voz de Viviane por trás.
VIVIANE- Pedro.
PEDRO(vira-se para ela tenso)- Viviane.
VIVIANE- A gente pode conversar?
Cena 5
Já no campo de girassóis, Viviane e Pedro estão a conversar.
VIVIANE- Eu quero me desculpar por ontem. Em meio a confusão eu acabei sendo um pouco grossa com você e com a sua tia. Eu intendo que ela tenha se confundido...
PEDRO- A minha tia não iria fazer uma confusão daquelas por ter se confundido. A minha tia não é dessas pessoas Viviane.
VIVIANE(questiona séria)- Você acha que ela pode está falando a verdade?
PEDRO- Eu acho que você antes de qualquer coisa deveria ouvi-la. Eu não posso te falar nada, porque assim como você eu também não sei de nada. A única coisa que eu sei é que a minha tia não iria dar um escândalo sem ter certeza de uma coisa.
Cena 6
Em uma mesa de bar, Melissa e Leo estão sentados a conversar.
MELISSA- Alguma coisa muito séria aconteceu ontem. O Pedro saiu com a madrinha pra esse jantar de noivado e em menos de meia hora voltaram. (solta uma risada) Eu acho que essa relação vai ser mais fácil chegar ao fim do que imaginávamos.
LEO- E o seu plano?
MELISSA- Na hora certa eu ponho em prática.
LEO- Eu quero separar esses dois o mais rápido possível. Eu sou capaz de tudo Melissa pra afastar o Pedro da minha Viviane...
MELISSA- Olha como fala! Você não vai fazer nada contra o Pedro.
LEO- Então, tire - o do meu caminho.
MELISSA(séria)- Se você encostar num fio de cabelo do Pedro, eu te mato.
Leo solta uma risada.
Cena 7
Anoitece.
No quarto, Elisabeth está deitada em sua cama após ter tomado um remédio pra dor de cabeça, quando então Pedro bate na porta e entra.
PEDRO- Tia, licença. Tem uma pessoa aqui fora querendo falar com a senhora.
ELISABETH(retruca séria)- Eu não estou pra ninguém Pedro!
Nesse momento, Viviane adentra em seu quarto séria.
VIVIANE- Eu só saio daqui quando a senhora me contar toda essa história absurda!
ELISABETH(surpresa)- Viviane!

Pra Recomeçar Onde histórias criam vida. Descubra agora