Cena 1
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
Muito nervosa, Elisabeth desce até a rua correndo a vista por todos os lados a procura de Santiago, mas não o vê.
ELISABETH(resmunga)- Eu não tô ficando louca! Era ele. Era o Santiago.
Cena 2
De volta a venda, todos os que ali estão presentes voltam seus olhares para Estelita que sobe ao palco improvisado.
ESTELITA- Boa noite minha gente! É um prazer recebê-los mais uma vez aqui, e dessa vez, para irem ao delírio com a boa música desse rapaz jovem, lindo e muito talentoso. Vem pra cá, Gabriel Sater. Vem brilhar nesse palco!
Todos aplaudem de pé Gabriel, que entra com sua viola. Já no palco, ele cumprimenta Estelita:
GABRIEL(abraça-a)- Dona Estelita...
ESTELITA- Dar o seu show!
Estelita se retira e Gabriel cumprimenta o público.
GABRIEL- Boa noite meu povo lindo! Vamos de quando chegar a hora?
Todos aplaudem, e Gabriel começa a tocar e cantar.
Viviane e Pedro trocam olhares constantes.
Na voz de Gabriel Sater :Tudo nessa vida está pra começar
Quando for a hora sim será
Tudo no seu tempo tempo de passar
Viver é seguir pra algum lugarQue posso fazer se venta pra todo lado
Que vou dizer se ninguém me perguntar
Como vou saber se vivo desocupado
Todo lado tem um lá do lado de láOnde se vai chegar talvez
Um bom lugar pra se viver
Certeza que chorar se vai
E trilhos pra se levar o tremTente se soltar quando o amor chegar
Deixa a correnteza te levar
Pense numa flor, tente flutuar
Tudo está ai pra se contarOlhos pra se olhar as estrelas rebrilhando
Ouvidos pra escutar o ronco dos oceanos
Boca pra cantar canções, amores ciganos
Sonhos pra sonhar um lugar sem desenganosOnde se vai chegar talvez
Um bom lugar pra se viver
Certeza que chorar se vai
E trilhos pra se levar o trem.
Ao término da música, todos aplaudem e Gabriel agradece de forma gestual.
Cena 3
Após a apresentação, Pedro acompanha Viviane até a sua casa.
VIVIANE- O cara canta demais!
PEDRO- Foi a melhor noite da minha vida!
VIVIANE- Você gosta dele tanto assim?
Os dois param um de frente para o outro.
PEDRO- Foi a melhor noite porque eu tive a sua companhia.
(A música " Quando um grande amor se faz" de Cleiton e Camargo começa tocar ao fundo )
VIVIANE(tímida)- Pedro, tá tão rescente...
PEDRO- Mas eu já te amo! Te amo desde o primeiro momento que te vi.
VIVIANE- Eu não quero precipitar as coisas...
Completamente apaixonado, Pedro a beija e ela corresponde-o.
VIVIANE(se afasta alguns segundos depois envergonhada)- Pedro...
PEDRO- Que foi? Não gostou?
VIVIANE- Não é isso! É...
PEDRO- Me desculpa! Mas eu não consegui resistir.
VIVIANE- Eu vou entrar! Até amanhã.
Viviane corre para dentro de casa, e encostada na porta sente suas pernas bambas e seu coração pular de alegria.
Do lado de fora, Pedro se retira na certeza que ela gostou.
Cena 4
Logo, Pedro está chegando em casa, que encontra-se toda escura e ao acender a luz, acaba dando de cara com sua tia sentada no sofá.
PEDRO(assusta-se)- Que susto tia! O que tá fazendo aqui com a luz apagada?
ELISABETH- Estava esperando por você. Por que demorou tanto? Eu estava preocupada. Fiquei com medo do tal rapaz te fazer algum mal.
PEDRO(se aproxima)- Eu estava com a Viviane.
ELISABETH- Essa garota de novo!
PEDRO- Eu estou completamente apaixonado por ela tia. Foi amor a primeira vista. Eu não consigo parar de pensar nela...
ELISABETH- Cuidado meu filho! Essa moça pode está brincando com os seus sentimentos...
PEDRO- A Viviane não é dessas. Ela é uma moça íntegra. É uma mulher que todo homem sonha encontrar.
ELISABETH- Eu acho que você está equivocado com essa moça. Ela está brincando com você, e como não o conhece, pensa que tem dinheiro e tá planejando lhe dar um golpe.
PEDRO- A senhora vai conhecer a Viviane, e vai desfazer essa triste impressão que tem dela. A Viviane é uma moça pura.
ELISABETH- Espero mesmo está equivocada em relação a ela. Bem, eu vou indo dormir. Dorme com Deus.
Elisabeth beija - lhe o rosto e segue para o seu quarto. Ao entrar, ela fecha a porta, vai até a janela e olha para a rua buscando vê Santiago de novo.
Cena 5
Amanhece o dia.
Em seu quarto, Viviane está se arrumando muito feliz.
VIVIANE(resmunga em frente ao espelho)- Parece que você está perdidamente apaixonada Viviane.
Viviane solta uma breve risada e se retira.
Cena 6
Em seu quarto, Leo está em frente ao espelho olhando os machucados no seu rosto.
LEO(resmunga)- Maldito! Você não perde por esperar.
Logo, ele olha para a mesa, vê uma foto de Viviane no porta-retrato e pega - a.
LEO- E você será minha Viviane. Custe o que que custar, você será minha. (pausa) É tão difícil conviver com a tua indiferença. Eu te amo, e não vou aceitar te perder pra ninguém. Você será a minha esposa.
Cena 7
Em sua velha casa, Santiago está mexendo com algumas caixas velhas cheias de coisas inúteis, quando entre tantas, encontra uma foto de Elisabeth. Mexido com as lembranças do passado, ele pega - a e passa a mão sobre ela.
SANTIAGO(resmunga)- Eu nunca te esqueci Elisabeth. Você foi e sempre será o grande amor da minha vida. (pausa) Como eu queria poder voltar no tempo e fazer tudo diferente.
Santiago faz um flashback e relembra quando Alzira, mãe de Elisabeth, foi lhe procurar em sua humilde casa, quando ele estava disposto a assumir seu amor pela bela jovem de olhos claros.
SANTIAGO(se aproxima)- Eu amo a sua filha dona Alzira. Eu a amo mais do que tudo nessa vida.
ALZIRA- Se amasse de verdade a deixaria em paz. Não percebe como está prejudicando - a? A Elisabeth já está prometida...
SANTIAGO- Isso é o que vocês estão a impondo, não é o que ela quer. A gente se ama...
ALZIRA- Por esse amor que dizes sentir por ela, a deixe em paz. Se o meu marido descobrir, eu não sei do que ele será capaz. Ele pode levá-la daqui e até mesmo te fazer algum mal. (pausa) Muitas vezes, nessa vida, temos que abrir mão de muitas coisas para o nosso próprio bem.
Alzira abre a bolsa e pega um pacote de dinheiro.
ALZIRA(pega a sua mão e coloca o pacote)- Tome esse dinheiro! Vá recomeçar a sua vida em outro lugar. Você é jovem, ainda irá conhecer muitas jovens bonitas.
Santiago volta do flashback com os olhos mergulhados em lágrimas.
SANTIAGO(resmunga indignado)- Maldito dinheiro! Como eu pôde ser tão covarde?
Cena 8
Viviane está na venda da sua mãe sentada no balcão, quando então Pedro adentra tímido.
Estelita está ao fundo repondo umas bebidas.
PEDRO(chama-a)- Viviane.
De imediato, Viviane volta seu olhar para ele.
VIVIANE- Pedro!
PEDRO- A gente pode conversar?
Cena 9
Já entre o campo de girassóis, Viviane e Pedro caminham.
VIVIANE- O lugar mais lindo de Água Santa!
PEDRO- Eu ainda não conhecia, mas tô amando conhecer. Eu amo a natureza!
VIVIANE- Eu também, e amo fotografar essa paisagem em particular.
Nesse momento, os dois param um de frente para o outro.
PEDRO- Viviane, agora vamos falar da gente. (pausa) Eu estou perdidamente apaixonado por você. Eu nunca senti isso antes por ninguém. É um sentimento tão bom...
De imediato, Viviane o cala com um beijo.
PEDRO(após alguns segundos)- Eu vou te levar pra conhecer uma pessoa.
Cena 10
Na sala, Elisabeth está olhando pela janela as crianças brincarem na rua e logo lembra - se da sua filha.
ELISABETH(resmunga)- Minha filha. Eu ainda vou te encontrar meu amor.
Nesse momento, Pedro adentra bem contente.
PEDRO- Tia, eu trouxe uma pessoa pra senhora conhecer. (volta seu olhar para a porta) Entra.
Logo, Viviane adentra e as duas trocam profundos olhares.
VIVIANE(tímida)- Oi.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...