Cena 1
Pedro está chegando em casa. Após deixar a chave no móvel da sala, ele segue para o quarto onde acaba encontrando Melissa deitada em sua cama.
PEDRO(questiona-lhe sério)- Que isso? O que você tá fazendo aqui?
MELISSA - Gostou? Tudo isso é pra você.
PEDRO(nervoso)- Tá ficando maluca Melissa? Sai do meu quarto! Sai da minha cama!
MELISSA- Não gostou? Não se faça de difícil Pedro...
PEDRO- Melissa, tá tudo acabado entre a gente. Será que é tão difícil pra você intender isso?
MELISSA(levanta-se e se aproxima tensa)- Não acabou nada! Eu te amo e eu sei que você também me ama.
PEDRO- Veste as suas roupas e da fora do meu quarto.
MELISSA(agarra - lhe)- Pedro, sou eu. Sou eu, a sua Melissa...
PEDRO(a empurra)- Me larga Melissa! Vai embora do meu quarto.
MELISSA(nervosa)- Você vai se arrepender por está fazendo isso comigo. Você vai se arrepender por está me tratando dessa forma, Pedro. Essa mulherzinha que você encontrou nesse buraco e jura ser o grande amor da sua vida não te ama. Ela está brincando com você. A única mulher que te ama sou eu...
PEDRO(agarra em seu braço)- Sai daqui Melissa!
Pedro a arrasta para fora do seu quarto.
MELISSA(grita nervosa)- Babaca! Babaca!
Pedro fecha a porta.
PEDRO(resmunga após fechar a porta)- Maluca!
Nesse momento, Elisabeth aparece na porta do seu quarto incomodada com o barulho e depara-se com Melissa aos plantos.
ELISABETH- Mas o que está acontecendo?... (ao vê-la praticamente nua) Melissa, o que significa isso?
Muito nervosa, Melissa corre para o seu quarto e fecha a porta.
Cena 2
Amanhece o dia.
Entre os girassóis, Viviane está tirando algumas fotos dos primeiros raios de sol nascendo tendo como plano de fundo os próprios girassóis.
Na voz de Chico Xavier :
Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir - se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
Cena 3
Algumas horas mais tarde, já na venda, Viviane está acabando de atender um cliente, quando então Pedro entra.
VIVIANE- Obrigado! Tenha um bom dia seu Firmino.
PEDRO- Bom dia meu amor!
Pedro a cumprimenta com um selinho.
VIVIANE- Bom dia! Pensei que não viria me vê hoje?
Da rua, Melissa observa furiosa Pedro e Viviane conversarem.
MELISSA(resmunga)- Maldita!
PEDRO(para Viviane)- Mas é claro que eu não iria deixar de vim te vê meu amor.
Pedro e Viviane trocam beijos e Melissa se retira furiosa.
Cena 4
Na sala, Elisabeth está vendo o seu velho diário de quando moça, quando então ouve duas leves batidas na porta. Logo, ela coloca - o sobre um móvel e vai atender, porém ao abrir a porta acaba dando de cara com Santiago.
ELISABETH- O que faz aqui?
SANTIAGO- Ainda temos muito o que conversar Elisabeth...
ELISABETH- Eu não tenho mais nada pra conversar com você. Com licença!
Elisabeth tenta fechar a porta, porém Santiago segura - a.
SANTIAGO- Você vai me ouvir Elisabeth.
Santiago entra e fecha a porta.
ELISABETH- Que isso? Você tá invadindo a minha casa?
SANTIAGO- Você falou que teve uma filha comigo...
ELISABETH- Agora ficou interessado em saber? Tarde demais!
SANTIAGO- Agora não é hora de guardar rancor. Eu já te falei que eu não tive culpa. Eu te amava e sigo te amando como nunca amei ninguém nessa vida. Eu só fui embora por medo do que podia acontecer. A sua mãe toda hora no meu ouvido...
ELISABETH- Você foi um fraco!
SANTIAGO- Um fraco que sempre te amou, e agora está mais decidido do que nunca a ficar do teu lado.
ELISABETH(solta uma risada)- Como você é idiota!
SANTIAGO- Vamos atrás da nossa filha. Vamos tentar consertar os erros que cometemos no passado...
ELISABETH- Você não tem filha nenhuma. A filha é minha, e eu vou continuar procurando - a sozinha como sempre fiz todo esse tempo.
SANTIAGO- A filha é tão minha quanto sua. (pausa) Eu não vou abrir mão de reconquistar tudo aquilo que deixei ir embora no passado. Eu vou reconquistar você Elisabeth e juntos vamos encontrar a nossa filha.
Nervoso, Santiago se retira e bate a porta.
Cena 5
Anoitece.
Sozinha, Viviane está fechando a venda, quando então Melissa entra muito tensa.
VIVIANE- Desculpe, mas eu já estou fechando a venda!
MELISSA(retruca séria)- Eu não vim comprar nada.
VIVIANE- Então?
MELISSA- Não me conhece, né?
VIVIANE- Sinceramente não.
MELISSA- Mas conhece muito bem o meu noivo, não é?
VIVIANE(impaciente)- A não! (pausa) Olha , eu já sei que você e o Pedro não tem mais nada.
MELISSA- Quem te falou isso?
VIVIANE- O próprio Pedro.
MELISSA- Ele mentiu! A gente se ama e vamos nos casar.
VIVIANE- Eu não tô afim de ficar aqui ouvindo você falar. Eu tô fechando a venda e gostaria que você se retirasse.
MELISSA(furiosa)- Vagabunda! Se tá pensando que vai tomar o meu homem, está muito enganada. O Pedro tá brincando com você. Você acha mesmo que ele vai trocar uma mulher como eu por isso? Você não se enxerga não garota? Eu sou bonita, tenho dinheiro, sou viajada...
VIVIANE- Mas não sabe o que é ser amada!
MELISSA(confrontada)- Que isso? Como se atreve?
VIVIANE(a encara)- Acha mesmo que vai vim até aqui no meu estabelecimento de trabalho me ofender? Eu amo o Pedro e a gente vai se casar querendo você ou não.
MELISSA- Você é muito idiota mesmo garota!
VIVIANE- Idiota é você que não se manca. Fica correndo atrás de um homem que não te quer. Não se valoriza! Também não ignoro. Que homem quer passar o resto da vida ao lado de uma mulher tão...
MELISSA(leva o dedo até sua cara)- Escuta aqui!
VIVIANE(agarra em seu braço)- Escuta aqui você! Baixa esse tom primeiramente porque está dentro do que é meu e segundo porque você não me conhece.
MELISSA- Está me ameaçando?
VIVIANE- Não. Eu não sou mulher de ameaçar ninguém. Eu só estou te dando um conselho de amiga. Não cruza o meu caminho, ou vai se arrepender.
MELISSA- Eu não tenho medo de você!
VIVIANE- E nem deve ter porque eu não sou bicho. Eu só quero que abra o olho pra depois não acordar com a boca cheia de formiga. Agora, da o fora daqui.
MELISSA- Você não perde por esperar!
Melissa se retira muito nervosa, e quando vai virando a esquina acaba sendo abordada por Leo, que sai de dentro de um bar.
LEO- Oi.
MELISSA(assustada)- Quem é você?
LEO- Calma! Eu sou um amigo. Vamos conversar?
Cena 6
Na igreja, Elisabeth está ajoelhada ao altar fazendo algumas orações. Alguns minutos depois, ela se benze, se levanta e começa caminhar em direção a porta de saída.
Logo, Estelita está chegando na igreja e inevitavelmente as duas se encontram.
De imediato, a cena de Mãe Da dando sua filha recém - nascida vem a memória de Elisabeth, todavia Estelita não a reconhece.
ELISABETH(para Estelita)- Não é possível! É você! É você que ficou com a minha filha.
As duas ficam se encarando.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...