Cena 1
Muito nervosa, Viviane começa se debater para se soltar dos braços de Leo, que insiste em tê-la a força.
VIVIANE- Me larga! Me larga seu monstro.
LEO- Você vai ser minha Viviane. Você vai ser minha querendo ou não.
Nesse momento, Pedro sai de casa e segue caminhando até a praça, quando então vê o que está acontecendo.
PEDRO(resmunga)- Mas o que é que tá acontecendo ali?
VIVIANE(grita aflita)- Socorro!
LEO- Você é minha Viviane!
De imediato, Pedro sai correndo em direção dos dois e arrasta Leo de cima de Viviane derrubando-o com um soco.
PEDRO- Larga ela seu covarde!
VIVIANE(em planto)- Pedro.
LEO(retruca)- Pelo visto você já tem quem lhe defenda!
PEDRO- Covarde! Eu vou te ensinar a respeitar uma mulher, seu merda!
Pedro parte pra cima de Leo, e os dois trocam vários socos, todavia Pedro sai em vantagem.
LEO(tentando revidar)- Maldito!
PEDRO(dá-lhe um soco)- Esse é pra você aprender a ser homem.
VIVIANE(grita nervosa)- Para Pedro! Para!
PEDRO- Seu merda! Eu acabo com você seu desgraçado.
Após uma verdadeira surra, Pedro levanta-se de cima de Leo deixando-o caído no chão todo ensanguentado.
VIVIANE(aflita)- Chega Pedro!
PEDRO- Talvez agora você aprenda a ser homem, seu merda!
LEO(retruca ainda caído no chão)- Você me paga por isso! Você ganhou um inimigo terrível, que não vai sossegar enquanto não te destruir.
PEDRO- Estou morrendo de medo.
VIVIANE(pega em seu braço)- Vamos Pedro!
Pedro acompanha Viviane até a sua casa, e já na porta ele se desculpa e as trocas de olhares são inevitáveis.
PEDRO- Me desculpa se te assustei. Eu fico indignado com esse tipo de coisa. Um homem que não sabe respeitar uma mulher não é homem de verdade.
VIVIANE(olhando no fundo dos seus olhos)- Obrigado. (pausa) Eu não sei o que teria sido de mim se não fosse você.
PEDRO- Não precisa me agradecer. Eu só fiz o que tinha que ser feito.
VIVIANE- Você foi um anjo.
PEDRO- Imagina.
Após algumas trocas de olhares, Viviane diz:
VIVIANE- Bem, eu vou entrar. Obrigado mais uma vez. Ah, pelo amor de Deus, cuidado com o Leo. Ele é completamente louco. Ele vai tentar fazer alguma coisa contra você.
PEDRO- Eu não tenho medo dele. Fica tranquila.
Após uma última troca de olhares, Viviane entra e Pedro fica parado alguns instantes em sua porta sentindo o eclodir de uma nova paixão.
Cena 2
Amanhece o dia.
Sentado à mesa, Pedro está tomando o café da manhã com sua tia, que critica sua atitude na noite passada.
ELISABETH- Você não podia ter agido dessa forma. Trocar socos com um estranho na rua por causa de uma qualquer.
PEDRO- A Viviane é uma moça direita tia.
ELISABETH- Você não sabe. Você não a conhece. Agora vai ficar aqui sendo marcado por um homem louco, que pode fazer algum mal pra você a qualquer momento. Pedro, meu filho, não faz mais isso não. Eu agora vou ficar morrendo de preocupação com você.
PEDRO- Não precisa tia. Eu sei me defender. E eu só fiz o que tinha que ser feito. A Viviane estava correndo risco. Aquele louco estava em cima dela feito um animal selvagem. Eu fiz e faria tudo de novo.
Cena 3
Em seu quarto, Viviane conversa com Anita.
ANITA(preocupada)- Meu Deus amiga! O Leo está completamente louco.
VIVIANE- Se não fosse o Pedro, eu não sei o que teria sido de mim.
ANITA- Aí amiga, mas se o Leo está louco assim ele pode fazer alguma coisa contra esse rapaz.
VIVIANE- Eu mandei ele tomar muito cuidado, e eu também
vou ficar de olhos bem abertos. O Leo não tá pra brincadeira.
Cena 4
(A música " Quando for a hora " de Gabriel Sater e Renato Teixeira começa tocar ao fundo )
Mesmo fragilizada com as memórias do passado, Elisabeth está caminhando em direção a plantação de girassóis.
Na voz de Chico Xavier:
Passa passa
Passa tempo
Passaredo, passarada
Asa de pássaros ao vento
Assim passa o tempo e o vento.
Passa passa pásargada,
Passa manso e remanso, passa o momento
Passa passa o meio passo, passa o passeio,
Passa os meus passos como a vida passa, passa em torno das nuvens, blumas e fumaças.
Passa a chuva, o sol, o tempo...
Passa a roda do tempo, passa,
Passa tudo que tiver que passar...
Passa o tempo e cada vez mais que passa não me desfaço,
Me torno ferro e aço.
Passa tudo que estiver por passar por mim,
Passa, passa por tudo, até passar pela dor!
Só não passa o amor que carrego no peito
E a minha fé que não passa!
Passa o teu passeio passageiro
Só não passa a fé que alcança
O som da passarada
Te trazendo de volta em meus passo
No céu estrelado, na minha alvorada
E em meu travesseiro.
Elisabeth brinca com os girassóis, e o brilho do sol da primavera que enaltece a paisagem a torna ainda mais bela.
Cena 5
Anoitece.
(A música " Quando um grande amor se faz" de Cleiton e Camargo começa tocar ao fundo)
Na venda, moradores de Água Santa se juntam no salão organizado por Estelita, onde Gabriel Sater se apresentará.
No balcão, Viviane ajuda sua mãe atender os clientes.
VIVIANE(para o cliente)- Sua cerveja.
ESTELITA(aproxima-se contente)- Hoje, vamos conseguir faturar bastante. O movimento tá bom demais.
Nesse momento, Viviane vê Pedro chegando na venda.
VIVIANE- Mãe, eu vou sair um pouquinho.
ESTELITA(ignora)- Vai aonde menina?
Logo, Estelita vê Pedro e resmunga:
ESTELITA- Sei não! Esses jovens de hoje...
Viviane se aproxima de Pedro, que parece sem jeito.
VIVIANE- Num é que veio mesmo!
PEDRO(sorrir)- Eu num disse que vinha.
Os dois trocam olhares.
VIVIANE- Vamos sentar!
PEDRO- Vamos!
Viviane o conduz até uma mesa.
VIVIANE- Quer beber alguma coisa?
PEDRO- Não. Agora não.
Nesse momento, Anita chega na venda e se aproxima.
ANITA- Oi.
VIVIANE(cumprimenta-lhe com um beijo no rosto)- Oi amiga! (para Pedro) Essa é a minha amiga Anita. Anita, esse é o Pedro.
Os dois dão - se as mãos.
PEDRO- Prazer.
ANITA- Todo meu. (pausa) Bem, eu vou ajudar a tia.
Anita se retira.
Cena 6
Na janela do seu quarto, Elisabeth está olhando pra rua, quando então vê Santiago passando na rua.
ELISABETH(resmunga surpresa)- Não pode ser!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...