Cena 1
Viviane e Elisabeth continuam se encarando, és que então Pedro diz:
PEDRO- Eu vou deixá - las as sois.
Pedro se retira.
VIVIANE- Pode começar a falar Elisabeth. Eu exijo saber de tudo.
Elisabeth levanta-se emocionada.
ELISABETH- Eu vou te contar toda a verdade.
Elisabeth aproxima-se.
ELISABETH- Eu tive uma paixão no passado, Viviane. Eu me apaixonei pelo o filho do motorista do meu pai. Foi uma paixão avassaladora e eu acabei engravidando dele, mas o meu pai... O meu pai tinha prometido a minha mão a outro rapaz por interesses pessoais. O meu pai era muito carrasco e até mesmo a minha mãe tinha medo de lhe contrariar. Mas eu não. Eu estava decidida a viver com esse meu grande amor mesmo correndo altos riscos. Eu fui atrás desse meu grande amor, mas acabei descobrindo que ele havia fugido. Eu fiquei arrasada e ao mesmo tempo sem saída. O meu pai não podia sonhar que eu tinha engravidado do filho do motorista e que seria mãe solteira. Foi então que, eu fui me abrigar por um tempo na casa da minha tia no interior. Lá eu passei algum tempo até você nascer. O dia do meu casamento com o Américo estava chegando e eu precisava voltar pra casa. Então, a minha tia e a minha mãe me obrigaram a te doar. Eu não queria fazer isso, mas ao mesmo tempo estava sozinha. Eu não contava com o apoio de ninguém. Todos morriam de medo do meu pai. Foi aí que a Mãe Da, a parteira que fez o meu parto conhecia uma mulher que tinha interesse em adotar uma criança e assim que você nasceu, ela te entregou pra esta, que até hoje eu lembro do rosto.
VIVIANE- Esta seria a minha mãe? A Estelita?
ELISABETH- Tenho toda certeza que sim filha. Eu nunca esqueci o rosto dela. Aquela imagem dela te levando de mim nunca me saiu da cabeça.
VIVIANE- Mas você não tem certeza que essa criança sou eu. Ela pode muito bem ter falecido ou sabe-se lá o que pode ter acontecido com ela.
ELISABETH(pega sua mão)- Eu sinto aqui dentro de mim que você é sim a minha filha. A minha menina que mal pude tocar ao nascer. Meu amor, como eu sofri esses anos todos...
VIVIANE- Sentimento não garante nada. Precisamos de algo mais sólido que possa comprovar se eu sou realmente a sua filha.
ELISABETH- Podemos fazer um teste de DNA!
VIVIANE- Tá bem.
ELISABETH- Esse exame só há de comprovar que você é a minha filha, que há anos procuro.
Cena 2
Amanhece o dia.
Laboratório Mais saúde.
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
Na sala de coleta, Elisabeth e Viviane estão colhendo o sangue para o teste de DNA.
Durante a coleta, Elisabeth e Viviane trocam olhares em silêncio.
Cena 3
Após a coleta do material para o exame, Viviane e Elisabeth estão saindo do laboratório.
ELISABETH- Eu tenho certeza que amanhã vamos ter a confirmação que você é a minha filha...
VIVIANE(séria)- Independente do resultado desse exame, eu continuo sendo filha da Estelita. Ela que é a minha mãe. Ela cuidou de mim, me viu dar os primeiros passos...
ELISABETH- Eu não tô pedindo pra você esquecer ela. Eu sei que ela cuidou de você, te deu amor, carinho. Ela fez tudo que eu deveria ter feito, e eu sou grata a ela por isso. Ela cuidou do meu bem mais precioso.
Cena 4
Em seu quarto, Estelita está chorando com uma foto de Viviane nas mãos.
Logo, Viviane chega em casa, sobe para o quarto da sua mãe e entra.
VIVIANE(chama-a)- Mãe.
ESTELITA(virá-se para ela)- Minha filha!
Estelita a abraça aos plantos.
ESTELITA- Não me abandona filha. Não me abandona. Eu sou sua mãe. Eu te amo mais do que tudo nessa vida. Não esquece de mim meu amor...
VIVIANE- Não mãe. Eu não vou te esquecer. Eu te amo! Você é a minha mãe independente de qualquer coisa.
ESTELITA- Eu não posso te perder Viviane. Eu sem você eu morro. Eu não tenho mais vida.
VIVIANE- A senhora não vai me perder nunca. (olha nos seus olhos) Ei, calma! Você é a minha Mãezinha. Eu te amo! (pausa) Eu te amo!
Cena 5
Anoitece.
Após terminar de fechar a venda, Viviane segue com Pedro para a praça, onde crianças brincam e idosos aproveitam para descansar na brisa fria do cair da noite.
PEDRO- O resultado desse exame pode mudar a sua vida por completo Viviane.
VIVIANE- Engano seu Pedro. Independente desse resultado, a minha mãe continua sendo a Estelita. Eu só me submeti a fazer esse exame pra acalmar a sua tia e eu ficar em paz comigo mesma. Mas eu volto a dizer que a minha mãe sempre foi e sempre será a Estelita.
PEDRO- Não magoei a minha tia Viviane! Ela esperou tanto pra te encontrar. Eu cansei de vê-la pelos cantos chorando por causa de você. Ela te ama demais.
VIVIANE- Se ela realmente me amasse como você diz, ela não deveria ter abrido mão de mim. Deveria ter lutado... Enfrentado a todos pra ficar comigo. Mas não. Assim que eu nasci ela me entregou para outra mulher. Eu sinto muito Pedro, mas quem realmente ama é capaz de tudo pra ficar perto da pessoa amada, que nesse caso, era um filho. A minha mãe é a Estelita.
Cena 6
Amanhece o dia.
No laboratório, Viviane e Elisabeth estão pegando o exame acompanhadas de Pedro.
ELISABETH(para a recepcionista)- Obrigada.
De imediato, Elisabeth abre o exame e enche os olhos de lágrimas.
PEDRO(questiona curioso)- E então, o que diz o exame tia?
ELISABETH(para Viviane)- Eu sabia! Eu sabia! Aí minha filha, minha filha...
Elisabeth abraça Viviane, que não lhe retribuiu o mesmo afeto com tal intensidade.
VIVIANE- A senhora tá lembrada do que lhe falei ontem? Independente de qualquer coisa, a minha mãe sempre será a Estelita.
ELISABETH- Eu sei minha filha. Eu sei. Aí como eu tô feliz meu Deus! Eu encontrei a minha filha. Agora eu posso morrer em paz.
Elisabeth volta a lhe abraçar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...