Cerimônia para Obaluaê

35 2 0
                                    

Uma parte das cerimônias para Obaluaê, em Ifanhim, passa-se no mercado.Isso se justifica pela presença, nesse local, de um de seus templos, que tem a mesma forma das barracas do mercado. isto é: quatro pilastras e um simples telhado, onde o lugar consagrado ao deus é coberto por uma grande panela de barro emborcada.Nos dias de festa, depois de passarem pelo riacho sagrado, os fiéis chegam cedo pela manhã e em grupo, vindos do templo principal.O axé de Obaluaê é trazido por uma mulher em transe que caminha com passos incertos, seguida por aquelas que levam ass gamelas com alimentos.Um elégùn possuído pelo deus as acompanhe.Seu corpo foi todo salpicado, dos pés à cabeça, com pó vermelho, Osùn (ossum).Ele está envolto num grande pano vermelho, bordado de búzios, que cobre sua cabeça e esconde a metade de seu rosto.O cortejo se dirige ao pequeno templo do mercado e coloca, ao lado da panela de barro, duas lanças de madeira esculpida e colorida, os oko de Obaluaê.O elégùn dança por um instante ao som de um conjunto de três atabaques, diante dos fiéis que se prostram com a cabeça no chão.Os iniciados têm toda a cabeça recém-raspada, exceto um pequeno tufo na frente.Realiza-se, em seguida, uma refeição comum e, no fim do dia, forma-se novamente o cortejo, voltando ao templo principal, longe dos olhares indiscretos dos não iniciados.

Durante o período de iniciação, os novos seguidores de Obaluaê são pintados com pontos e ricos brancos nos sete primeiros dias, como durante a iniciação dos elégùn de Xangô.E interessante constatar que esse costume continua a ser fielmente observado no Novo Mundo.

Conhecimento dos OrixásOnde histórias criam vida. Descubra agora