O segundo pedido que recebi para uma crítica foi o da @UsernameQueEuNãoMeLembroMasQueComeçaComi portanto vou-vos dar a minha opinião sobre a sua fan fiction, Friends.
Vou começar por falar do título, que honestamente acho muito simples e meio que pouco cativante. Eu sou muito patriota adoro a língua portuguesa e acho que um título que fizesse um trocadilho com a palavra “amigos” ficaria muito bem e eu iria-me interligar-me à histórica com mais facilidade. A capa tem um fundo extremamente engraçado, adorei a espécie de manga que arranjaste para o fundo. No entanto, as letras do título não se destacaram muito e é importante haver uma certa saliência das letras em relação à imagem. Acredita, nas recomendações do wattpad, a tua capa fica meio que estranha e mal se consegue ler o título. Eu pelo menos não consigo, mas eu sou míope e sofro de diversos tipos de estigmatismos.
A sinopse é muito cativante, fala-nos do que irá acontecer na história e cria o gancho que nos puxa para dentro dela. A mim a tua apresentação fez-me lembrar um trailer de uma comédia romântica, só que das boas! Podem ter sido apenas meia dúzia de frases, mas eu consegui prever a priori que não me ia arrepender de fazer esta crítica. Oh I was so right!
A primeira parte desta história é uma curta apresentação, que me fez rir bastante. Não sei se foi intenção da autora ou se foi apenas uma pura e hilariante coincidência, mas eu achei engraçado o trocadilho que existiu entre a fala da protagonista da história e o título. {Para contextualizar os leitores desta crítica: A apresentação desta história é o diálogo entre Luke e Daisy, onde o primeiro pede ajuda à segunda para que ambos possam juntar os melhores amigos, ao que a nossa protagonista responde: “Eu vou ajudar-te[…] mas se algo correr mal […] podes dizer adeus ao teu amiguinho.”} Achei bastante inteligente e hilariante o paralelismo entre o título e a palavra que eu coloquei a negrito. Agora se isto foi acidental, deixa-me que te diga que foi um bom acidente, melhor do que ter um filho por via do furo do preservativo!
A história em si passa-se num ritmo constante, não é veloz/ precipitada, mas ao mesmo tempo não é muito lenta. Acho que a autora conseguiu criar uma história com a velocidade certa. O enredo é maravilhoso e eu consegui de facto penetrar na história e rir-me bastante, sobretudo com os diálogos da nossa Day. E já que mencionei nos diálogos, devo dizer que estão todos muito bem construídos. Não, não são falas filosóficas e que nos façam refletir ou algo assim, mas são muito adequados à idade das nossas personagens e com a sua simplicidade conseguem encantar de certa forma.
A autora foi também capaz de criar personalidades distintas para cada uma das nossas personagens e nota-se um pouco o contraste entre a day e a melhor amiga e dá para ver que são duas pessoas diferentes. Além disso a sua escrita é fluida, simples, despida de figuras de estilo desnecessárias e a quantidade de erros que encontrei pelos capítulos é quase nula. Eu não sou o corretor automático do word, está claro, mas podem confiar em mim que não há nada que vos dê comichão nos ovários ou nos testículos, dependendo da espécie.
Opinião da Octávia: Não encontrei grandes coisas para apontar sobre esta história, achei-a bem conseguida. E espero que vocês também a achem boa, porque eu considero que esta é daquelas que poderá fazer parte da vossa alimentação no wattpad [A pior analogia de sempre].
SUMÁRIO DA OCTÁVIA:
Capa -> As letras deveriam estar mais salientadas, mas adoro o fundo.
Titulo -> É simples, but english…………..
Sinopse -> ótima!
Apresentação -> Um trocadilho (acidental?) mas que eu gostei.
História -> Hilariante e apesar de parecer um ideia muito usada não deixa de ser um pouco inovadora (acho eu).
Português -> Achei-o mediano, nada de muito complicado, mas lê-se muito bem.
Escrita -> É como o mel, fluída e doce.
Apreciação Final -> BOM MAIS
P.s.: Desculpem o título, mas este capitulo não ia ser engraçado, porque eu não gozei com nada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
criticando com gosto || wattpad fanfiction
Nonfiksi{críticas mais temíveis do wattpad}