oh, our lives don't collide

16 6 1
                                    


- Saoirse... Quanto tempo, não acha? - A voz de Emma lhe veio como uma repentina e leve garoa numa tarde quente de verão, trazendo um certo alívio mas gerando uma leve confusão.

Saoirse queria muito que o chão abaixo dela se abrisse e a engolisse naquele momento em que Emma a encarou com um olhar estranhamente tenro e em seguida, se levantou vindo até ela com uma segurança já inerente de sua personalidade e amigavelmente a cumprimentou. Um dos presentes na sala que se encontrava ao lado de Saoirse poderia até ver um simples reencontro entre duas amigas, mas todo o resto, incluindo elas mesmas, sabia bem do que se tratava e isso a fez sentir uma certa onda de culpa a invadir.

- Realmente faz muito tempo. - Ela baixou seu olhar de forma inconsciente e tentou se estabilizar novamente. - Bom te ver de novo, Emma. - Era estranho pronunciar o nome dela em voz alta depois de tanto tempo apenas o explanando mentalmente.

- Igualmente. - Foi tudo o que Emma respondeu com uma certa animosidade. Ela estava realmente feliz, pensou Saoirse. - Então... Nós podemos conversar?

Saoirse olhou para Emma tentando decifrar o significado de tudo aquilo mas não encontrou numa resposta em seu olhar sempre tão incógnito. Ela sabia que esta conversa as levaria para a mesma cena de dois anos atrás e o final infelizmente seria o mesmo: Emma iria embora de sua vida.

Por vezes, Saoirse se permitia fantasiar o que poderia acontecer se ela estivesse ficado naquela praia e largado tudo. Será que Emma também teria tamanha coragem?

- Claro que sim. - As outras pessoas na sala começaram a se dispersar até que restasse apenas elas no centro do lugar se encarando. Saoirse percebia a possível gravidade do assunto a ser tratado e decidiu pedir que Emma a seguisse para o exterior, onde teriam mais privacidade.

Emma encarou a vista que permeava as duas e ficou em silêncio por um tempo como se estivesse numa tentativa de encontrar as palavras certas. E Saoirse a entendia por estar desde a sala fazendo o mesmo.

- Como vai você? - Iniciou Emma tentando cruzar esse abismo entre as duas. Saoirse percebeu como de todas as vezes que alguém lhe perguntara sobre como ela estava, esta havia sido a mais sincera.

- Eu estou indo, eu diria. - E esta era a vez em que ela estava sendo mais sincera sobre seu estado. Emma a encarou levemente preocupada e se aproximou mais.

Saoirse sentiu suas mãos começarem a tremer e tentou fingir que estava bem, mas Emma pegou uma delas e segurou firmemente.

- O que aconteceu com a gente? Digo, nós estamos tão... Distantes do que éramos antes. - Enquanto perguntava isso, Saoirse manteve-se cabisbaixa tentando evitar o olhar de Emma sabendo que elas cederiam caso se encarassem.

- Talvez tenha sido o tempo e também tudo o que aconteceu durante este período...

- Às vezes eu penso se poderia ter sido diferente... - Saoirse jamais tinha compartilhado este pensamento com ninguém por sentir que seria inadequado naquele contexto, mas a verdade era que seu maior desejo sempre foi constatar o que realmente aconteceria se ainda em sua adolescência, ambas não tivessem permitido o corte de pedaços de suas personalidades.

- Eu sei que nada vai ser do mesmo jeito mas eu realmente espero que fique tudo bem entre a gente... - Emma suspirou e olhou para sua mão entrelaçada com a de Saoirse, antes de prosseguir. - Me importo muito com você mesmo depois de tudo e te ver assim... É horrível.

- O que posso fazer então? Para resolver tudo isso?

- Tenta ficar bem de verdade. Não por mim nem por nós... Por você, Saoirse, apenas por você.

- Ainda preciso de tempo...

- Eu entendo. Também precisei de um tempo para... Voltar a tudo. Demorou um pouco mais do que eu imaginei mas no fim ficou tudo bem... Espero muito que o mesmo aconteça para você.

- Eu também...

- ...E eu sei que é difícil de se lidar, eu nem consigo imaginar como deve ser. - Ela soltou a mão de Saoirse e as duas voltaram ao silêncio apenas ouvindo as ondas ao longe. Apesar de tudo, elas no fundo ainda eram aquelas mesmas adolescentes aprendendo a como amar e a superar seus problemas, com a única diferença que agora tinham conhecimento de que não eram imbatíveis.

- Mas então, você vai se casar... É estranho, quer dizer, eu não esperava por isso. - Emma sorriu ao ouvir Saoirse dizer isso e respondeu com uma expressão menos tensa que antes:

- É, eu sei... Nem eu consigo acreditar direito ainda.

- Vai continuar morando aqui?

- O quê? Não mesmo... - A voz de Emma exprimia um certo alívio por finalmente sair dali..- Vou para Londres e além disso, fui aceita por uma Academia de Artes de lá.

- Nossa, isso é ótimo... Você sempre comentou que queria isso. - Emma apenas assentiu diante da frase e pareceu refletir antes de dizer:

- E também que eu jamais criaria meu filho nesse lugar... - A frase de Emma deixou Saoirse totalmente sem palavras e ela apenas a fitou sem dizer nada enquanto a outra sorria de um jeito que ela jamais vira antes.

- Isso é sério? - Emma assentiu ainda sorrindo. - Meu Deus, Emma... - As duas sorriram simultaneamente e sem se importar com todo o constrangimento anterior, Saoirse a abraçou como antes, na simples inocência de uma amizade apenas compartilhando da mesma felicidade que o outro sem nenhum intenção a mais. - Você já falou isso para alguém?

Elas se afastaram e Saoirse conseguiu notar os olhos levemente marejados de Emma percebendo como era gratificante ver alguém com sentimentos ainda tão genuínos. Ela suspirou tentando conter suas lágrimas e continuou:

- Apenas para o Matthew por enquanto, acho que minha família provavelmente surtaria com isso e eu não tenho mais cabeça para lidar com eles então preferi não contar... Não agora. - Emma parecia extremamente feliz com esta novidade e apesar de não poder contar agora, este sentimento parecia não caber dentro de si e ela poderia sair contando a qualquer um.

- Eu já estava impressionada com a ideia do casamento e agora...

- Sim, eu sei... Muitas mudanças ,realmente, sabe às vezes eu me pergunto como você sempre conseguiu guardar tanta coisa para si... É tudo tão incrível que eu só consigo pensar em como contar a todo mundo.

- Também me pergunto isso às vezes... E sempre chego a conclusão que isto é a causa da grande maioria de meus problemas atuais.

- Você sabe que sempre pode falar comigo, não é? - Emma tornou a segurar a mão de Saoirse e desta vez o toque soou menos tenso que antes. Saoirse balançou a cabeça afirmamente e as duas apenas ficaram em silêncio apreciando a companhia uma da outra pelo resto do tempo que lhes restava. Em dado momento,  enquanto estavam sentadas e observando a rua que andaram por tantas vezes em sua infância e adolescência, Saoirse alcançou a mão de Emma sentindo o seu gélido anel de noivado e se mantiveram assim por um bom tempo.

Antes de sair, quando a noite já dava seus primeiros sinais, Emma estendeu um envelope para Saoirse e disse:

- Leia apenas quando for embora, por favor, vai ser bem melhor assim.

- E como sabe que não vou ler assim que você sair?

- Eu te conheço há mais de anos, Saoirse... Eu sei que você não vai ler. -Elas se olharam uma última vez e Emma seguiu seu caminho e Saoirse apenas a deixou ir sem maiores sofrimentos. Como a própria havia dito, ela precisava melhorar e não por Emma mas por si mesma.

Blue Neighbourhood || Watsonan ✔Onde histórias criam vida. Descubra agora