Capítulo 7

272 25 21
                                    

Por que você se afastou do caminho?

-- Você não é aquele homem que eu encontrei chorando fora dos muros da Cidade da Destruição? – perguntou Evangelista.

− Sim, sou eu.

− Não lhe indiquei o portão estreito? – confrontou-o Evangelista.

− Sim – respondeu Cristão mais uma vez.

− Então, como você se desviou tão rápido do caminho?

− Assim que saí do pântano do Desânimo, encontrei um homem que me convenceu. Então vim pra cá. Mas, quando cheguei aqui, tive medo de que o monte desabasse sobre mim e me esmagasse, portanto não me atrevi a prosseguir.

Evangelista continua a interrogar Cristão

− O que esse homem lhe disse?

− Quis saber aonde eu ia, e lhe contei – continuou Cristão.

− E o que ele disse?

− Perguntou-me se eu tinha família. Disse-lhe que tinha, mas que eu andava tão oprimido por este fardo às costas que já não conseguia sentir-me bem em sua companhia.

− E que mais ele disse? – insistiu Evangelista.

− Disse que eu deveria livra-me logo do fardo. Quando lhe contei que me dirigia ao portão estreito para receber instruções sobre o lugar de libertação, ele disse que me mostraria um caminho melhor e mais curto, um caminho que não apresentasse tantas dificuldades como o que você me indicou. Acreditei nele e saí da estrada certa, vindo para cá na esperança de livrar-me do fardo mais depressa. Mas quando cheguei aqui e vi como as coisas são, parei, assustado. E agora não sei o que eu fazer – confessou Cristão.

Evangelista repreende Cristão severamente

− Então aí e escute – disse Evangelista. – Vou mostra-lhe o que Deus diz.

Cristão tremia enquanto Evangelista lia, na palavra, o seguinte: − "Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?" (Hb 12:25). E disse mais: "Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" (Hb 10:38).

Evangelista então aplicou estas palavras a Cristão: − Você se desviou do caminho da paz, veio para este lugar perigoso e quase perdeu a vida.

Cristão se arrepende amargamente

Ao ouvir essas palavras, Cristão prostrou-se e clamou: − Ai de mim! Estou perdido! (Is 6:5).

Evangelista, porém, tomou-o pela mão e disse: − "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens... Pare de duvidar e creia" (Mt 12:31; Jo 20:27).

Cristão sentiu-se reencorajado e levantou –se, tremendo, diante de Evangelista. Este continuou: − Redobre sua atenção ao que vou lhe dizer. Vou mostra-se quem o enganou e a quem ele o enviou. O homem que o encontrou foi Sábio-segundo-o-mundo. Tem o nome certo, pois ele é mundano, ama a moralidade e o acúmulo das virtudes, mas não dá ouvidos ao ensinamento da cruz e da salvação.

Três erros no conselho de Sábio-segundo-o-mundo

− Havia três erros no conselho de Sábio-segundo-o-mundo – explicou Evangelista. – Ele o fez abandonar o caminho certo; procurou tornar a cruz repulsiva para você; e o enviou pela estrada que conduz à morte. 

Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora