Capítulo 14

150 11 23
                                    

Olá, espero que estejam gostando da leitura. 

O livro passará por uma revisão geral após ser publicado o capítulo final. Peço que se virem algum erro de português ou alguma incoerência por favor me avisem, ficarei muito grata. 

Boa leitura!!!

O porteiro questiona Cristão

     − Por que você chegou tão tarde? O que aconteceu? O sol já se pôs.

     Cristão contou, então, que havia caído no sono enquanto estava no caramanchão e lá perdera o rolo, tendo de voltar para pegá-lo.

Vigilante chama Discrição

     Nesse momento, Vigilante, o porteiro, toca um sino. Ouvindo-o, uma jovem chamada Discrição veio e perguntou por que a chamavam. Vigilante apresentou Cristão dizendo: − Você acha que esse homem pode passar a noite aqui?

Discrição interroga Cristão

     Ema resposta às perguntas de Discrição, Cristão contou-lhe como havia começado aquela viagem e as experiências do caminho. Enquanto Discrição ouvia, lágrimas lhe vieram aos olhos, e então ela disse:

     − Vou chamar outros da família para que o conheçam.

Cristão é apresentado à família

     Discrição correu à porta e chamou Prudência, Piedade e Caridade. Depois de terem conversado com Cristão, convidaram-no para conhecer o restante da família. À porta, a família toda cumprimentou-o, inclinando-se respeitosamente, e disse: − Entre, bendito do Senhor.

Prudência, Piedade e Caridade conversam com Cristão

     Cristão entrou com elas na casa e, quando se sentou, trouxeram-lhe algo para beber. Enquanto o jantar era preparado, Prudência, Piedade e Caridade conversavam com ele. Permaneceram sentados até altas horas da noite, conversando sobre o Senhor do monte. E, então, após uma oração, separaram-se e dirigiram-se a seus aposentos para descansar.

O quarto chamado paz

     Mostraram ao peregrino um grande quarto no primeiro andar, cujo nome era Paz e cuja janela dava para o nascente. Ali Cristão dormiu um sono reparador até o clarear do dia.

Uma biblioteca de livros raros e antigos

     No dia seguinte, as amigas disseram a Cristão que não devia sair antes que lhe mostrassem uns registros, muito antigos, que continham o histórico da família do Senhor do monte. Tais registros provavam que ele era o Filho de Deus, sem principio e sem fim, que subjugara reinos e estava pronto a perdoar todos os que o haviam ultrajado. Mostraram-lhe também que ele cumpria todas as profecias a seu respeito.

Armaduras para proteger contra as ciladas do Diabo

     Em seguida a família levou-o à armaria e mostrou-lhe todo tipo de armas: a espada, o capacete, o escudo, a couraça, a oração constante e os sapatos que nunca se desgastam (Ef. 6:11-18). Havia também alguns instrumentos de guerra, com os quais os antigos guerreiros tinham realizado bravos feitos. Cristão ficou encantado com tudo aquilo.

Elas lhe mostram as Montanhas Aprazíveis

     Quando Cristão já queria continuar viagem, insistiram que ficasse mais um dia, dizendo: − Se o dia estiver claro, lhe mostraremos as Montanhas Aprazíveis.

     Então ele concordou. Na manhã seguinte, levaram-no ao terraço da casa e pediram que olhasse para o sul. Dali ele viu, a grande distância, um país encantador, embelezado com montanhas e florestas.

     − É a terra de Emanuel – explicaram. – Quando você chagar lá, alguns pastores lhe indicarão os portões da Cidade Celestial.

Não o detêm por mais tempo

     Agora Cristão desejava partir imediatamente; portanto, não o detiveram mais.

Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora