Capítulo 18

67 9 0
                                    

O homem me derrubou

     − O homem derrubou-me com uma chicotada. Fiquei no chão, como morto. Quando voltei a mim, perguntei: "Por que você me tratou com tanta crueldade?". Ele respondeu: "Por causa da sua admiração secreta por Adão". Então, deu-me outra chicotada no peito, derrubando-me novamente. Quando voltei a mim pela segunda vez, clamei: "Tenha misericórdia e poupe minha vida!". Sem dúvida ele teria acabado comigo se não tivesse chegado alguém ordenando-lhe que parasse.

Fiel reconhece seu benfeitor

     − E quem o fez parar? – perguntou Cristão.

     − Não o reconheci a princípio – respondeu Fiel – mas, quando ia embora, vi os sinais dos pregos nas mãos e percebi que era o nosso Senhor.

     − Aquele que alcançou você na estrada era Moisés – disse Cristão. – Ele não deixa ninguém escapar e não revela nenhuma misericórdia com aqueles que transgridem a lei.

Descontente

     − Conte-me, você se encontrou com alguém no Vale da Humilhação? – quis saber Cristão.

     − Sim, encontrei-me com Descontente, que tentou convencer-me a voltar com ele. Disse que o Vale da Humilhação não tinha nenhuma honra. Eu lhe respondi: "O temor ao Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Pv 15:33; cf. 16:18). Prefiro ouvir os sábios do passado e optar pela humildade a buscar o que você chama de honra.

Vergonha fala com Fiel

     − Você encontrou mais alguém naquele vale?

     − Sim – disse Fiel – encontrei-me com Vergonha, a pessoa mais atrevida que já conheci. Com certeza ganhou o nome errado. Disse que achava aviltante e covarde um homem preocupar-se com religião e que todos os peregrinos do caminho celestial eram medíocres e insignificantes. Entre outras declarações, afirmou que pedir perdão ou fazer restituições é uma vergonha.

Fiel responde a Vergonha

     − O que você respondeu? – perguntou Cristão.

     − A princípio não consegui pensar em que dizer, mas depois lembrei que "aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus" (Lc 16:15). Então disse "Aqueles que se fazem de loucos por amor ao reino de Deus acabam revelando-se os mais sábios. Se eu abandonasse meu Senhor para segui-lo, como eu ousaria encará-lo quando ele se apresentasse face a face?". Então, quando consegui desvencilhar-me dele, segui meu caminho, cantando.

O encontro com Tagarela

     Além disso, vi em meu sonho que, enquanto eles prosseguiam, Fiel olhou distraidamente para o lado e viu um homem chamado Tagarela, que caminhava perto deles. Fiel aproximou-se dele e disse:

     − Amigo, você também vai para a terra celestial?

     − Sim − respondeu Tagarela. – Vamos para o mesmo lugar.

     − Vamos juntos, então – disse Fiel. – Usemos o tempo para falar sobre coisas úteis.

Cristão adverte Fiel

     Depois de terem conversado um pouco, Fiel dirigiu-se a Cristão e disse, baixinho: − Temos um bom companheiro.

     Cristão, porém, respondeu: − Preciso dizer-lhe uma coisa sobre ele. Conheço- bem, pois ele mora em nossa cidade. Seu nome é Tagarela. É filho de Bem-falar e mora na rua da Parola. Sua língua é habilidosa e está cheio de palavras bonitas, mas a fé não tem lugar em seu coração.

     − Então enganei-me quanto a ele. Diga-me, como vamos nos livra dele?

     − Comece a discutir algum assunto sério – aconselhou Cristão – e, então, pergunte-lhe claramente se sua fé é verdadeira ou se é apenas uma questão de conversa. Você verá que ele vai ficar tão farto de você quanto você dele.

Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora