Cristão lamenta sua insensatez
Cristão pensou que tivesse chegado a hora da morte e exclamou: − Fui um tolo em dar ouvidos a Sábio-segundo-o-mundo e abandonar o caminho certo!
Evangelista o orienta de volta ao caminho certo
Então Evangelista lhe mostrou o caminho por onde devia votar à estrada que conduz ao portão estreito e o advertiu, de modo a não se deixar enganar novamente.
Arrependido, Cristão resolve voltar
Quando Cristão comunicou-lhe sua decisão de retornar, Evangelista sorriu e lhe desejou boa viagem: − Deus o acompanhe.
Cristão se apressa em voltar
Enquanto regressava, Cristão cuidadosamente evitou conversar com as pessoas que encontrava na estrada. Era como se estivesse pisando em terra proibida, e não se sentiu seguro até encontrar-se novamente no caminho certo.
Cristão chega ao portão estreito
Ao chegar ao protão estreito, Cristão viu escrito no alto o seguinte: "Àquele que bate, a porta será aberta" (Mt 7:7). Então se aproximou e bateu.
Boa-vontade abre-lhe o portão
Finalmente um homem de expressão solene chamado Boa-vontade abriu-lhe o portão e perguntou:
− Quem é você? De onde vem? E o que deseja?
− Sou um pobre pecador sob o peso desse fardo. Venho da Cidade da destruição e vou ao monte Sião a fim de livrar-me da ira que virá – respondeu Cristão.
Boa-vontade puxa Cristão para dentro
Boa-vontade puxa Cristão para dentro rapidamente.
− Por que você fez isso? – perguntou Cristão.
− A pouca distância deste portão fica o Castelo do Diabo – explicou Boa-vontade. – Ele vigia todos os que aqui vêm e atira-lhes fechas. Alguns infelizes são mortos pelas flechadas dele antes de conseguirem entrar.
Cristão se alegra por ter entrado pelo portão estreito
− Eu me alegro e tremo – disse Cristão.
− Quem lhe ensinou o caminho até aqui? – indagou Boa-vontade.
Cristão contou-lhe tudo o que acontecera no caminho.
Boa-vontade mostra a Cristão o caminho reto e estreito
Boa-vontade ouviu com atenção e disse:
− Venha comigo, e eu lhe mostrarei o caminho que agora devo tomar. Olhe para frente. Vê aquele caminho reto? É esse que você deve seguir. Foi aberto pelos antigos profetas e por Cristão e seus discípulos. De cada lado há muitos atalhos sinuosos e largos. Só a estrada certa é reta e estreita. Seguindo por ela, você chegará à casa de Intérprete. Bata à porta, e ele lhe mostrará muitas coisas maravilhosas.
Cristão segue pela estrada reta em direção à casa de Interprete
Cristão enveredou pela estrada reta. Ao chegar à casa de Intérprete, bateu repetidas vezes. Por fim, alguém atendeu e perguntou-lhe: − Quem é você?
− Quero falar com o dono da casa – respondeu Cristão. Quando Intérprete apareceu, Cristão explicou que Boa-vontade o mandara ali.
"Vou mostrar-lhe muitas coisas"
Intérprete disse: − Entre. Vou mostrar-lhe muitas coisas que lhe serão úteis.
Então, ordenou ao servo que acendesse uma vela e levou Cristão a uma sala reservada.
Retrato de um homem verdadeiramente sério
Cristão viu o retrato de um homem em pé, em atitude solene, como se estivesse fazendo um apelo aos homens. Seu olhar fitava o céu. Trazia na mão o melhor dos livros, e sobre a cabeça, uma coroa de ouro. Atrás dele, estava o mundo.
− Esse homem – explicou Intérprete – é capaz de transformar as pessoas e fazê-las nascer de novo. O mundo atrás dele e a coroa na cabeça mostram que aquele que despreza as coisas da terra pode desfrutar as bênçãos do céu.
Até o próximo capítulo.
Abraços!!!
#gratidãosempre
VOCÊ ESTÁ LENDO
O peregrino
SpiritualO Peregrino - A Viagem do Cristão à cidade Celestial é um livro escrito pelo pastor batista reformado John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678. O livro é uma alegoria da vida cristã. O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado p...