Capítulo 9

345 20 13
                                    

Cristão prende que há dois modos de varrer uma sala

     Em seguida Intérprete levou Cristão a uma grande sala e cheia de poeira, porque nunca fora varrida. Depois de examiná-la por um tempo, Intérprete mandou chamar um homem para varrê-la. Enquanto o homem varria, a poeira subiu em nuvens que sufocaram Cristão, Intérprete então pediu a uma serva: − Traga água e respingue-a no chão.

     Assim o cômodo pôde ser varrido.

O significado da sala empoeirada

     − O que significa isso? – perguntou Cristão.

     Intérprete respondeu:

     − A sala é o coração do homem; o pó é o pecado que o contaminou. Aquele que primeiro começou a varrer é a lei; quem trouxe a água e a respingou é o evangelho. A lei, em vez de limpar o coração, só reaviva e aumenta o pecado na alma. Mas, quando a influência doce e preciosa do evangelho entra, o pecado é derrotado e a alma se faz limpa, e em condições de se tornar habitação do Rei da glória.

Paixão e paciência

     Em meu sonho vi Intérprete levar Cristão pela mão e conduzi-lo a um pequeno cômodo onde estavam sentados dois meninos. Um se chamava Paixão e o outro, Paciência. Paixão parecia insatisfeito, enquanto Paciência parecia bem tranquilo.

     Cristão perguntou:

     − Por que Paixão está tão insatisfeito?

     − Seus pais lhe disseram que esperasse até o próximo ano pelas melhores coisas – Intérprete respondeu. – Mas ele as quer agora, e por isso está aborrecido. Paciência, entretanto, está disposto a aguardar.

Um saco de riquezas

     Então vi alguém trazer um saco de riquezas e despejá-lo aos pés de Paixão. Rindo de Paciência, com ar de vitória, Paixão apanhou o tesouro. Pouco tempo depois, no entanto, ele o havia desperdiçado completamente, restando nada senão farrapos.

A explicação de Intérprete

     − Paixão representa os homens deste mundo; Paciência, os homens do mundo que virá. A exemplo de Paixão, que desejava de imediato todos os prazeres, os homens deste mundo querem receber, agora, todas as coisas boas; não estão dispostos a esperar a vida após a morte. As riquezas de Paixão foram rapidamente desperdiçadas, e isso também ocorrerá com aqueles que buscam a felicidade que o mundo oferece.

Cristão vê uma fogueira inextinguível

     Então Intérprete tomou Cristão pela mão e o levou até um muro junto ao qual ardia uma fogueira. Um homem despejava água continuamente a fim de apagar o fogo, mas as chamas e o calor aumentavam cada vez mais.

     Cristão perguntou então: − O que isso significa?

     − O fogo é a obra da graça no coração humano – explicou Intérprete. – O que joga água nele para apaga-lo é o Diabo. Mas, como você vê, as chamas e o calor se intensificam. Vou mostra-lhe o motivo.

Cristão descobre por que o fogo não se apaga

     Então Intérprete levou Cristão para o lado de trás do muro. Ali ele viu outro homem que, com uma vasilha na mão, despejava óleo no fogo continuamente.

     − O que significa isso? – perguntou Cristão.

     − Esse é Cristo – disse Intérprete. – Ele usa o óleo de sua graça para levar adiante a obra já começada no coração de seu povo. Os que pertencem a Cristo são filhos da graça, e o poder do Diabo, por maior que seja, não pode apagar a obra da graça já iniciada no coração deles. Como você vê, ele fica atrás desse muro a fim de ensinar-lhe que é difícil para aqueles que são tentados perceberem como a obra da graça é mantida em sua alma. 

Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora