Capítulo 19

67 6 1
                                    


Fiel põe tagarela à prova

     Então Fiel distanciou-se um pouco e perguntou a Tagarela: − Como vão as coisas?

     − Bem, obrigado! Acho que poderíamos aproveitar o tempo para conversar.

     − Se quiser – respondeu Fiel – podemos falar sobre como a graça salvadora de Deus se manifesta quando está no coração d homem.

Os dois discutem sobre o pecado e a graça

     − É uma questão interessante. Em primeiro lugar, a graça induz a um grande clamor contra o pecado – afirmou Tagarela.

     − Acho que você deve dizer que ela leva a alma a odiar o pecado – emendou Fiel.

Tagarela fracassa na prova

     − Por quê? – argumentou Tagarela. – Que diferença há entre clamar contra o pecado e odiá-lo?

     − Há muita – disse Fiel. – Já ouvi muitos clamarem do púlpito contra o pecado, mas mantêm-no no coração e no lar. Diga-me: sua fé é só de palavras, de conversa, ou traduz-se em obras e verdade?

     Tagarela corou e disse: − Por que você me fez essa pergunta?

Fiel e Tagarela se separam

     − Porque você gosta muito de conversar. Mas para você bebida, cobiça, palavras de baixo calão, mentira e fé, tudo é uma coisa só.

     − Já que você está tão pronto a julgar-me – contestou Tagarela – acho que é um pessimista rabugento, com quem não vale a pena conversar. Portanto, até logo.

"Fuja de tudo isso"

     Cristão aproximou-se e disse ao irmão: − Eu lhe disse que isso aconteceria. Não pode haver acordo entre as palavras e os desejos carnais dele. Ele prefere deixar sua companhia a corrigir a própria vida. Poupou-nos do trabalho de termos de deixa-lo, pois sua presença seria apenas uma nódoa em nossa companhia. Além disso, o apóstolo Paulo nos adverte que fujamos disso tudo (cf. 1Tm 6:5-11).

Cristão elogia fiel

     − Estou contente por termos tido essa rápida conversa com ele. Falei-lhe claramente; se ele se recusa a arrepender-se, seu sangue não recai sobre mim – concluiu Fiel.

     − Você fez bem em falar-lhe com tanta clareza. Seria ótimo se todos os homens agissem dessa forma, pois os homens aprenderiam a ser sinceros ou ficariam pouco à vontade na companhia dos santos.

Seguem juntos, conversando

     A companhia mútua e a conversa tornaram a longa viagem agradável e proveitosa para os dois peregrinos, uma vez que trilhavam um caminho inóspito.

Encontraram-se com Evangelista

     Quando já estavam quase saindo do deserto, olharam distraidamente para tr's e devisaram uma figura conhecida.

     − É meu bom amigo Evangelista! – exclamou cristão.

     − A paz esteja com vocês, meus amigos. Como passaram desde nosso último encontro?

     Cristão e Fiel contaram-lhe tudo o que lhes acontecera no caminho.

     − Estou muito contente, não por terem encontrado provações, mas por saírem vitoriosos. Uma coroa incorruptível os espera. Portanto, corram para alcança-la (cf. 1Co 9:24-27). Acima de tudo, vigiem muito bem o próprio coração e mantenham firme o semblante. Vocês têm em seu favor todo o poder dos céus e da terra.


Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora