Capítulo 11

259 19 22
                                    

O homem conta o sonho

     − Enquanto dormia esta noite, sonhei que os céus escureciam, sobrevindo relâmpagos e trovões. Olhei para cima e vi um homem sentado sobre uma nuvem, assistindo por milhares de anjos. Também ouvi uma voz que dizia: "Levantem-se, mortos, e venham para o julgamento!". Os mortos, então, levantavam-se dos túmulos; alguns, cheios de alegria, outros, de medo. Aquele que estava sentado sobre a nuvem ordenou aos anjos: "Lancem o joio e a palha no lago de fogo" (cf. Mt 3:12; 13:40; Ap 20:12,15).

O abismo insondável

     − O abismo sem fim abriu-se a meus pés, e dele saíam fogo e fumaça. Pensei que o dia do juízo tivesse chegado, e eu não estava pronto. Fiquei aterrorizado.

Cristão retoma seu caminho, cantando

     Depois dessas lições espirituais, Cristão despediu-se. Intérprete deu-lhe a benção, dizendo: − Que o Consolador o acompanhe sempre, bom Cristão, para guia-lo no caminho que conduz à Cidade.

     Assim, Cristão retomou seu caminho, cantando.

O muro da salvação

     Agora vi em meu sonho que a estrada por onde Cristão viajava era cercada de ambos os lados por um muro, chamado Salvação. Cristão subia, apressado, o caminho, mas com muita dificuldade por causa do fardo às costas.

Cristão chega à cruz, e o fardo lhe cai das costas

     Cristão chegou a um lugar íngreme, em cujo o topo se erguia uma cruz de madeira, e mais em baixo havia um túmulo vazio. Ao aproximar-se da cruz, o fardo caiu-lhe das costas, rolando para dentro da dentro da sepultura e não o viu mais.

     Cristão sentiu-se maravilhosamente aliviado e, com o coração cheio de alegria, disse: − A angústia de Cristo deu-me descanso, e sua morte concedeu-me vida.

Maravilhado, Cristão contempla a Cruz

     Admirado de que a visão da cruz pudesse livrá-lo do fardo, Cristão contemplava-a, maravilhado. As lágrimas brotavam-lhe dos olhos e rolavam-lhe pela face.

Surgem os três seres resplandecentes

     Enquanto ali permanecia, contemplando e chorando, três Seres Resplandecentes se aproximaram dele e saudaram-no, dizendo: − A paz esteja com você.

     O primeiro disse: − Seus pecados estão perdoados (cf. Mc 22:5).

     O segundo despiu-o de todos os trapos e vestindo-o com um manto branco e novo (Zc 3:3-5).

     O terceiro colocou-lhe um sinal na testa, deu-lhe um rolo selado e ordenou-lhe que o lesse durante a viagem e o entregasse ao chegar ao Portão Celestial.

Cristão Prossegue na jornada, saltando e cantando de alegria

Cristão encontra-se com Simplório, Indolência e Presunção

     Vi que Cristão descia o morro. Próximo do vale, à beira de um precipício, encontrou três homens dormindo profundamente com algemas de ferro nos pés. Um chamava-se Simplório, outro, Indolência e o terceiro, Presunção.

Cristão avisa-os do perigo

     Vendo-os assim deitados, Cristão foi acordá-los para avisá-los do perigo que corriam.

     − Cuidado! Sob vocês há um abismo sem fim! Venham e eu os ajudarei a se livrarem das algemas.

     Mas eles disseram: − Não vemos nenhum perigo.

     Deitaram-se e dormira novamente. Cristão não teve outra alternativa senão continuar seu caminho, mas ficou preocupado por eles não verem o perigo que corriam. 

Até o próximo capítulo.

Abraços!!!

#gratidãosempre

O peregrinoOnde histórias criam vida. Descubra agora