Surgem Timorato e Desconfiança
Cristão levantou de um salto e seguiu, apressado, seu caminho. Ao chegar ao alto do monte, surpreendeu-se ao ver dois homens que viam em sua direção. Um chamava-se Timorato e o outro, Desconfiança. Cristão falou-lhes:
− O que está acontecendo? Vocês estão tomando a direção errada.
Responderam: − Vimos leões no caminho. Quanto mais avançamos, mais perigos encontramos, então resolvemos voltar.
− Vocês me assustaram – disse Cristão. – Que caminho devo tomar para ir em segurança? Voltar à minha própria terra significa morte certa. Adiante há o temor da morte. Entretanto, há vida eterna no fim dessa estrada. Vou seguir em frente.
Cristão dá pela falta do rolo
Então enquanto Desconfiança e Timorato desciam o monte, correndo, Cristão seguiu adiante. À medida que caminhava, pensou em ler o rolo para achar algum conforto. Pôs a mão no peito, mas não o encontrou. Ficou confuso e então lembrou-se de que deveria tê-lo deixado cair enquanto dormia no caramanchão. Caiu de joelhos, pediu perdão a Deus e voltou, a fim de procurar o rolo.
Cristão volta correndo à procura do rolo
Enquanto regressava em busca do rolo, suspirava e chorava de arrependimento.
"O Senhor fez aquele caramanchão só para o alento dos peregrinos", disse ele. "Como fui louco e pecador ao dormir no meio das dificuldades!".
Cristão encontra o rolo no caramanchão
Ao chegar de volta ao caramanchão, sentou-se e chorou mais uma vez. Mas afinal, olhando aflito ao redor, encontrou o rolo sob o banco. Com as mãos trêmulas e num rápido movimento, apanhou-o e guardou-o de novo no peito. Ninguém seria capaz de descrever a alegria que ele sentia nesse momento. Esse rolo significava seu s bilhete de entrada no céu e sua segurança da vida eterna!
Cristão no Palácio Belo
Com agilidade Cristão subia, agora, o resto do monte! Apesar disso, antes que alcançasse o topo, o sol se escondeu. De novo lamentou a loucura de haver dormido. Lembrava-se das palavras de Desconfiança e Timorato, que se sentiram amedrontados pelos leões que andavam adiante, na estrada. Ele refletia: "Se essas feras me atacarem na escuridão, serei estraçalhado".
Mas, enquanto se arrependia do erro, ergueu os olhos e viu à frente um majestoso edifício, cujo nome era Palácio Belo.
Cristão vê os leões
Então vi em meu sonho que ele se apressava em chagar ao palácio, na esperança de ali encontrar pousada durante a noite. Mas não havia andado muito, quando, ao entrar por uma passagem estreita viu adiante dois leões deitados em frente ao portão.
O porteiro avisa-lhe que os leões estão acorrentados
"Agora vejo os perigos que assustam Desconfiança e Timorato", pensou Cristão.
Mas o porteiro, que se chamava Vigilante, vendo Cristão, parado, como quem quer voltar, gritou: − Por que você tem tanto medo? Não tema os leões. Eles estão acorrentados e aí estão para testar a sua fé! Conserve-se bem no meio do caminho e nenhum mal lhe sobrevirá.
Cristão vai adiante
Então vi Cristão adiantar-se. Apesar do tremor causado pelo medo que sentia dos leões, seguiu as instruções do porteiro. Embora ouvisse o rugir das feras, elas não lhe causaram nenhum mal. ao chagar onde se encontrava o porteiro, perguntou: − Posso hospedar-me aqui esta noite?
O porteiro respondeu: − Esta casa foi construída pelo Senhor do monte para o descanso e a segurança dos peregrinos. Mas de onde você vem e para onde vai?
− Vim da cidade da Destruição e vou para a Cidade Celestial. Rogo-lhe que me dê pousada esta noite.
− Qual o seu nome?
− Meu nome era Desditoso, mas agora é Cristão.
Até o próximo capítulo.
Abraços!!!
#gratidãosempre
VOCÊ ESTÁ LENDO
O peregrino
EspiritualO Peregrino - A Viagem do Cristão à cidade Celestial é um livro escrito pelo pastor batista reformado John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678. O livro é uma alegoria da vida cristã. O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado p...