Hoje vi um Canário..
Estava eu a passear, não é que eu quisesse ir a algum lado, para mim passear é como a vida, nunca se sabe onde, quando ou como vai acabar, a única coisa que interessa são as belezas que encontramos pelo caminho.
A pedra fria da calçada tipicamente portuguesa era a única coisa para a qual eu conseguia olhar, não é que fosse muito bonito.. Mas também nada em volta o era.
O céu estava cinzento, talvez ele também estivesse triste, e eu só me perguntava: "quando será que ele começará a chorar?" O céu como eu, já não parecia aguentar mais.
Passei ao acaso numa loja de animais, e reparei numa não muito grande, gaiola branca. A mesma continha um canário, mas não era um canário qualquer... Não.
Era um canário laranja, um laranja rosado.. Era particularmente magrinho, pequeno, dotado de uma elegância estrema, e muito triste.#Flashback on#
- é tão lindo! - proferiu uma pequena rapariguinha, que era eu.
-Vê se cuidas bem dele! - avisou a minha avó. - Eu e a minha avó nunca fomos muito chegadas.. Talvez pela sua preferência por rapazes.. E vistos que eu era uma rapariga, e a única neta que têm, para ela eu sou e era apenas, uma pequena desilusão na altura, não era magrinha como as outras rapariguinhas, nem tinha nada de atrativo em mim, ou de muito inteligente. Mas ambas tínhamos um interesse em comum... Pássaros.
Eu agarrava cuidadosamente a pequena gaiola, e ao mesmo tempo de uma maneira protetora. O pequeno canário cor-de-laranja agitado, saltitava de um lado para o outro na frágil gaiola cor-de-rosa. Talvez fosse um dos dias mais felizes da minha infância.. Não apenas por ter nas minhas mãos um animal que tivesse a mais bela melodia ou por mero fetiche infantil, mas pelo sorriso enrugado que a minha avó mostrava, e pelo seu olhar de orgulho, talvez ela estivesse a reparar em mim, algo que a fizesse lembrar dela mesma.
#Flashback off#Está é de certo uma memória muito bonita.. Mas tal como eu me assemelhava a ela na infância, minha mãe também se parecia muito, não com ela, mas com a mãe da minha e única avó.
A minha mãe odeia animais, e ela obviamente muito fez pare se livrar do pobre ser.
Até conceguir...#Flashback on#
Eu estava doente, tinha apanhado varicela, e por isso nem me levantava da cama, a minha mãe tinha ficado encarregue de cuidar da casa e de mim sozinha, e como eu não podia cuidar do pássaro, ao qual me tinha afeiçoado profundamente, teve ela de cuidar dele.
Eu estava na cama de minha mãe, estava um pouco melhor, mas sentia um mau pressentimento. Algo que sinto sempre antes de acontecer alguma coisa má.
Poucas horas depois, a minha mãe entra irrompante pelo quarto, embora ela não estivesse minimamente preocupada.
- Jane... Tenho uma má notícia...
- O que aconteceu? Perguntei a medo.
- O teu pássaro fugiu - Disse finalmente - eu estava a limpar a gaiola dele, e sem querer esqueci-me de que a janela estava aberta... - E nada mais disse, para além de analisar a minha cara.
Não faço ideia de como a minhas expressão estava, eu senti um grande aperto na garganta, e as lágrimas a quererem cair. A minha avó ao saber desta notícia iria ficar desiludida comigo obviamente. Eu senti-me tão inútil, afinal, nem de um pássaro eu conseguia cuidar.
Mas eu mantive me onde estava, naquele momento eu tentava lutar contra algo, o sentimento de perda.
#Flashback off#Esta fora a primeira vez que experimentei um sentimento como aquele... E a última vez que que o senti, foi este verão... quando me mandas-te aquela mensagem.
------------------------------------------------
Olá! 😄 espero que estejam a gostar da minha fic, aqui está como prometido antes das 8:00 espero que estejam a gostar, por favor comentem e votem 😘 bjs obg por lerem a minha fic ❤️