POR QUE ESSE PRINCÍPIO GERA IMUNIDADE À DEPENDÊNCIA AFETIVA?

102 0 0
                                    

Porque a exploração produz esquemas antidependência e promove maneiras mais saudáveis de se relacionar afetivamente, pelo menos em quatro áreas básicas.

a. As pessoas atrevidas e audaciosas geram mais tolerância à dor e à frustração; ou seja, é atacado o esquema da imaturidade emocional.

b. Uma atitude orientada à audácia e ao experimentalismo responsável assegura a descoberta de novas fontes de distração, deleite, interesse e diversão. O prazer se pulveriza, e desaparece a tendência a concentrar tudo num só ponto (por exemplo, no parceiro). O ambiente motivacional cresce e se amplia consideravelmente.

c. Explorar faz com que a mente se abra, se flexibilize e diminua a resistência à mudança. O medo do desconhecido vai sendo substituído pela ansiedade agradável da surpresa, da novidade e do espanto. Um susto agradável que não impede de tomar decisões.

d. Perde-se o culto à autoridade, o que não implica anarquismo. Simplesmente, ao bisbilhotar a natureza, as ciências, a religião, a filosofia e a própria vida, se aprende que ninguém tem a última palavra. Já não embarcamos inteiramente, e se submeter não é tão fácil. Surge um ceticismo saudável e o interessante costume de se perguntar por quê.

ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS 1. BRINCADEIRA E ESPONTANEIDADE – NÓS, ADULTOS, PERDEMOS A MAGIA DA BRINCADEIRA E NOS ENCOLHEMOS. RACIONALIZAMOS TANTO QUE FICAMOS CONSTIPADOS. D'ANNUNZIO, O GRANDE ESCRITOR ITALIANO, DIZIA: "QUEM DISSE QUE A VIDA É UM SONHO? A VIDA É UM JOGO".

– Comece por alguma travessura que não seja perigosa.

Entre numa biblioteca e, no silêncio mais austero, espirre com a força de um furacão. Também pode gritar a todo pulmão frente a algum rato imaginário que somente você viu. Não se esqueça de registrar e guardar na memória (se fotografar, melhor) a cara da bibliotecária. Se quiser, em algum dia, lembrar a infância, saia tocando campainhas e depois se esconda. Quando as pessoas se aproximarem, faça isso também. Com cara de adulto azedo, você pode perguntar: "O que houve?", e logo acrescentar: "Estas crianças, pelo amor de Deus! Vamos ter de dar um basta nisso!" O crime perfeito. 

Pense bem: quem poderia imaginar que o doutor ou a doutora saíram escondidos para tocar campainhas?

– Recorra ao método do absurdo.

Ionesco, o pai do teatro do absurdo, dizia: "Pegue um círculo, o acaricie e se tornará vicioso!" O fora do comum tem seu encanto. Sente-se na hora do rush num centro comercial movimentado e comece, como quem não quer nada, a latir respeitosamente para os passantes. Pode tentar diferentes tipos de latido: aristocráticos, coléricos, brutos ou histéricos. Outra variação é mostrar os dentes e grunhir de maneira intermitente. Você vai se surpreender com a reação das pessoas. Haverá quem fique petrificado, outros se ofenderão com seus inofensivos "au, au" (esses são os mais amargurados), um grupo seleto responderá os seus latidos (até é possível que se inicie um diálogo canino) e não faltarão os agressivos (humanos que mordem). Nesse último caso, recomendo que você corra e, se enquanto fizer isso, latir freneticamente como um cachorrinho, melhor.

Amar ou depender?Onde histórias criam vida. Descubra agora