A mais pálida lâmina de uma lua nova pairava a oeste de Ronan. O manto da noite estava coberto por mil estrelas, mas elas nem de longe brilhavam tanto quanto as lanternas de Ano Novo. O centro da cidade efervescia. Milhares de luzes se estendiam sobre as barraquinhas de venda e, aqui e ali, haviam pequenos tablados onde artistas faziam suas apresentações. Os trajes coloridos sarapintavam as ruas apinhadas com um sem-fim de tons diferentes e tudo parecia dançante e vivo.
Era difícil não se deixar envolver pela atmosfera festiva, mas, verdadeiramente, Lana sentia uma tristeza profunda crescendo em seu ser. Tudo parecia meio errado, talvez fora de lugar. Ela podia sentir a presença iminente do desastre, pois sabia que a vida de todas aquelas pessoas mudaria no ano que estava por vir.
Apesar disso, decidiu aproveitar os embalos da comemoração. Ela sabia que nunca antes, pelo menos não nessa vida, tinha exibido uma aparência tão imperial e era gostoso poder aproveitar sem se preocupar em se misturar com as massas, sem se preocupar em cumprir com as vontades de um senhor.
O traje de Lana era composto por uma longa túnica branca sobreposta por um manto cor de goiaba. As laterais do tecido colorido estavam cruzadas, formando um V na área do peito, e tudo era mantido preso por uma fita bordada amarrada na cintura. Suas mãos se perdiam nas longas mangas e ela levava sapatos de madeira nos pés. Aquela roupa tinha sido um presente de Tiana e, embora ela fosse belíssima, Lana não se sentia confortável ao usá-la. Era tradicional demais e representava uma terra a qual ela não pertencia. Sua única vontade era desmanchar o coque alto e vestir uma túnica clara igual à de Linete, pois ela parecia muito mais honesta em seus trajes simples. Apesar de desejar muito, ela jamais faria isso. Seria apenas uma noite, afinal de contas. Em outros tempos, ela tivera que se vestir daquele jeito durante toda uma vida.
Linete ainda não estava totalmente recuperada dos ferimentos, mas já havia retomado suas funções na cozinha e podia participar da festa desde que andasse com cuidado. Seu passo era lento, mas Lana não se incomodou em acompanhar. Haviam tantas cores e um cheiro tão maravilhoso de comida que era difícil não querer degustar cada detalhe.
Quando o primeiro desfile começou, a multidão que ocupava as ruas partiu-se ao meio para deixar os artistas passarem. Um grande bloco de músicos tomava a dianteira, tocando seus tambores, flautas e instrumentos de corda em perfeita harmonia. Lana reparou em como tudo neles parecia estar sincronizado, desde as passadas até a maneira com que faziam a música vibrar. Logo atrás vinha um grande fantoche de um dragão dourado, que ocupava mais da metade da rua. Era sustentado por várias pessoas vestidas de amarelo, que o movimentavam como se ele estivesse vivo. Seu corpo serpenteava em uma dança complexa e bela e, vez ou outra, a bocarra escancarada se erguia para soltar uma coluna de fogo em direção ao céu.
O dragão era o símbolo do Império e estava gravado na heráldica dos Navani antes mesmo deles serem uma casa influente. Lana sabia muito bem como funcionava esse tipo de demonstração pública de poder: bastava pegar o símbolo e associá-lo a algo divertido. A repetição impregnaria a imagem na mente do povo e ela seria sempre lembrada como um sinônimo dos bons tempos. Simples, mas efetivo. O pai de Lana sempre reforçava a importância de atos assim.
O dragão era seguido por um séquito de dançarinas que rodopiavam e agitavam belos tecidos ao redor de seus corpos. Se aproximavam muito rápido uma das outras, tanto que Lana temeu que se derrubassem, mas todas elas sempre acabavam parando no local exato. Seus movimentos, então, davam origem a padrões diferentes: uma hora, formavam uma estrela, noutra um lótus. Tudo era ritmado e tão belo quanto o nascer do sol.
Quando o desfile terminou, a plateia toda estava sem fôlego. As pessoas explodiram em aplausos e gritaria. Lana não pode evitar se juntar a eles. Tudo havia sido tão bonito que ela poderia ter ficado ali observando para sempre. Linete parecia tão feliz quanto alguém que havia descoberto uma moeda de ouro debaixo da cama. O festival só estava começando e elas mal poderiam esperar por mais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Despertar da Fênix
Fantasy🥇 CLASSIFICADA COMO UMA DAS MELHORES HISTÓRIAS DE FANTASIA PELO WATTPAD FANTASIA LP EM 2022 🥇 Lana Altharian chegou a ser líder do maior Império do mundo, mas perdeu tudo o que mais importava depois da terrível traição de seu marido. Após de ser c...