RIZOMA - blog
Significados
por Rafaella Freitas
24 de dez. de 2022
(Post antigo, mais de um ano atrás)
Sintonia.Substantivo feminino.
Origem etimológica: 'forte tensão do corpo, dos órgãos, do espírito; acorde de sons'
ELETRICIDADE: qualidade de seleção dos receptores nos quais as emissões de frequências (diferentes daquela que corresponde à regulação do ressoador) produzem um efeito mínimo.
PSICOLOGIA: estado das pessoas sintônicas, que se encontram em harmonia ou correspondência com o meio.
RÁDIO•RADIOFONIA: estado de dois sistemas suscetíveis de emitir e receber oscilações radioelétricas da mesma frequência.
FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE: acordo, similitude no sentir e no pensar; harmonia, reciprocidade, sintonização. "A mesa e os membros da reunião demonstraram rara sintonia de ideias"
FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE: simpatia que aproxima duas ou mais pessoas; sintonização. "Tão logo se viram, entraram em sintonia."
Tão logo se viram, entraram em sintonia.
Às vezes me pego pensando em algumas palavras e seus significados.
Quando mais nova costumava ter um quadro com essas anotações, a maioria tiradas do dicionário comum que temos que usar na escola, outras vezes perguntavam às pessoas o que elas relacionam a palavra da qual me referia. Não sei porque estou pensando nessa palavra em específico, mas há muito tempo parei de me questionar sobre esses devaneios aleatórios que me vêem.
Acho muito complexo quando se trata de um sentido às pessoas, pois, em geral, nós somos muito complexos. Hoje mais cedo estava na fila de embarque, rumo a Dinamarca, penso que são nessas horas em que nossos pensamentos mais se dispersam. Costumo mentir a mim mesma, virou um hábito do qual no futuro pretendo me livrar, de mentir, omitir, disfarçar, ludibriar, fingir, iludir e tantos outros sinônimos usados para mentira. Mascaro os sentidos e tento engolir qualquer coisinha doce para não sentir o amargo que vem primeiro.
Sintonia.
Pensamos tanto em achar alguém que nos complete, para podermos entrar em sintonia que quando encontramos uma pessoa minimamente legal nos animamos, pensamos "caramba! Finalmente estou em sintonia", mas é frustrante quando percebemos que não.
Aperto a alça de minha mala olhando ao redor, era melhor me distrair a pensar em bobagens. Estava uma manhã acalorada, mas ainda sim, vestia um casaco. É véspera de Natal, acordei sem planos de viajar, quero dizer, não para a Dinamarca, iríamos para Goiânia passar o Natal com meus pais, mas aqui estou eu sozinha.
Miguel deixou nosso apartamento enquanto eu dormia. Quando acordei, sozinha, não o procurei pela casa. Sentei-me na beirada da cama com os ombros tão fechados que formavam um U perfeito. Senti um aperto no peito que enterrei os lençóis em meus dedos.
Chorei, pois não houve nenhuma palavra de despedida. E como a chuva que lava os telhados após longos dias secos tirando toda poeira e vestígio ele se foi. Muita coisa deu errado, mas nesse caso seria bom algumas palavras. Sejam ditas em baixo tom, ou em tons elevadíssimos, por mensagem de texto em longas distâncias, com raiva, com tristeza... qualquer que seja o método ou entonação, qualquer coisa teria sido bom.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Procura-se
FanfictionO que fazer quando se encontra um celular no metrô? Gizelly, uma jovem professora de literatura, pensou que o dono logo apareceria, mas depois de semanas sem noticias sua curiosidade para encontra-lo falou mais alto. O que será que encontrará nessa...