Gizelly

643 80 31
                                    

- O fogo do amor que queima é o mesmo que a apaga. - Comecei a entrar em sala de aula.

Algumas alunas da frente já suspiravam com o tema e outras reviraram os olhos em puro tédio sentando-se em suas cadeiras. Deixei os livros em minha mesa e voltei a falar:

- Bom dia meus caros, hoje começamos um novo conteúdo, que particularmente amo. Na aula de hoje falaremos sobre esse fenômeno, o que é o amor? - Em 1993 foi feito um estudo onde examinavam o cérebro de pessoas apaixonadas para mostrar a atividade neural, o resultado mostrou cores vibrantes na massa cinzenta indicando claramente que esse fenômeno do amor romântico libera um fluxo de dopamina no núcleo caudado, exatamente do mesmo jeito que a cocaína e a nicotina afetam o cérebro. - Dava para ver o espanto em seus rostos juvenis, chegava a ser engraçado, continuei com um sorriso: - E o que isso significa, prof? Bom, isso significa que amor não é só uma emoção como todos pensam e sim também um vício, quando essas substâncias são liberadas no cérebro nós ficamos felizes e eufóricos, e a paixão pode ser tão intensa que nos faz perder a vontade de comer e dormir, por exemplo.

- Então, - começou uma aluna levantando e abaixando a mão rapidamente, Amanda, torcendo seu corpo para trás prosseguiu: - É bom quando se tem a droga, ou o amor, mas quando se fica sem, você sofre?

- Exato!

- O amor não faz o menor sentido. - O garoto ao seu lado rebateu. - Por que eu vou querer sofrer? - Ri de suas provocações e voltei para frente.

- Alguém sabe me dizer qual é a diferença entre amor e paixão? - Algumas mãos foram para os ares e apontei para um. - Sim, Flávio.

- Eu suponho que o amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável. Baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a outra pessoa. E paixão, eu acho, que é mais rápida e intensa, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer. Por exemplo, paixão é como se fosse uma viagem de férias e amor é a nossa casa, a viagem pode acabar, mas a nossa casa fica ali para gente. A melhor sensação é estar e se sentir em casa, então para mim, é isso.

- Professora, eu acredito que não dá para explicar com palavras o que é amor, podemos até tentar, mas nunca vamos encontrar um verdadeiro significado para expressar e verbalizar, e se tentar vera cada um dará significados diferentes. Para alguns não faz sentido, e para outros é como estar em casa, para mim primeiro você se apaixona, se apaixona pela pessoa que você está vendo e ama a pessoa que você conhece.

- Isso mesmo Julia, o amor é subjetivo. Não dá para universalizar todo esse sentimento em uma única definição. Ao contrário do amor, a paixão pode ocorrer à primeira vista porque ela é mais próxima da imagem que você cria do outro, você idealiza aquilo que está vendo e se apaixona por isso, que te atrai, são pequenas coisas que nos deixa eufóricos e com vontade de conhecer mais, é um sentimento curioso e intenso.

A aula prosseguiu com muitos apontamentos, essa era a melhor parte de dar aula para adolescente em seu último ano do ensino médio, prontos para ingressarem na vida adulta, tantas curiosidades e cheios de sonhos. Lembro-me bem quando era eu do outro lado, a cerca de quinze anos atrás, visto que hoje carrego trinta e dois anos de estrada. Se fechar meus olhos consigo lembrar detalhes do caminho de casa até o colégio, mesmo tendo me mudando a muitos anos, a lembrança do caminho que percorri ainda me é fresca na memória.

É irônico pensar e falar com tanta propriedade sobre o amor romântico, pois creio que nunca cheguei a amar verdadeiramente alguém, não dessa forma tão intensamente e apaixonada, pois creio ser um sentimento tão genuíno que seria trágico o ter um dia e o perder no outro, seria insuportável. É como disse em sala de aula, é uma droga, viciante e maravilhosa, perdê-lo já nem tanto.

Procura-seOnde histórias criam vida. Descubra agora