F R A N Ç A, 1570.
Eu estou indo direto para o castelo
Eles querem fazer de mim sua rainha
E há um velho sentado no trono
Dizendo que eu provavelmente não deveria ser tão má.
Castle | HalseyApesar de ser uma residência pequena e aparentemente usada somente para as viagens particulares da família real, o quarto certamente não pode ser considerado nada além de gigantesco.
O piso é de madeira escura e as janelas são tão grandes que a vegetação lá fora pode ser vista apenas com um meio olhar, que neste momento se encontra úmida e fria pela tempestade constante. Elas são revestidas por uma cortina de veludo vermelho, e não posso deixar de notar a imensa cama no centro do aposento, repleta de travesseiros, almofadas e mantas de pele de cordeiro.
Quase me sinto no direito deitar e dormir pelo resto do dia e da manhã seguinte, mas primeiramente preciso de um bom banho.
Sophie, que se encontra mais agitada do que o normal, prepara a água da banheira sem que eu peça, pois sabe que minha rotina exige um banho antes de dormir — é como uma lei, não há muito como evitar —, e Magda organiza os diversos baús ao redor do cômodo, contando e guardando cada peça de roupa e par de joias, apenas para ter certeza de que nada foi esquecido no trajeto para cá. Isto é trabalho para uma criada, mas dispensei quaisquer serviços vindos das serviçais da propriedade, apenas por agora. Quero alguns últimos dias antes que tudo isso mude e as duas se tornem apenas minhas damas de companhia.
Após as apresentações formais à governanta, alguns membros da corte francesa e a todos os funcionários da propriedade, Magda e Sophie garantiram que eu não fosse incomodada pelo resto da noite, já que necessitava de um descanso prolongado para recuperar as energias perdidas. Eu certamente precisaria de ânimo e força para os episódios que viriam a seguir.
Antes de me retirar para os meus aposentos temporários, Saymon me contou que os franceses planejam que a cerimônia de casamento ocorra aqui mesmo, visto que as estradas ainda estavam enlameadas devido à chuva e poderia demorar para que voltassem ao normal. Então, dado que não há outra alternativa, os convidados de quase todas as monarquias europeias juntamente com o resto da corte de Paris e o rei, se tudo der certo, chegarão em Mézières amanhã pela tarde, como disse Henry horas antes.
Em uma dessas conversas, Saymon admitiu que não acha que o atraso do rei deve-se ao fato de estar ocupado com os assuntos do Estado, muito pelo contrário, crê fielmente que há outra coisa por trás da história mal contada pelo príncipe Henry. Diz que não há como um jovem inexperiente como ele estar atarefado com as funções de um monarca, já que tem a mãe — Catherine de Medici, a rainha-mãe e minha futura sogra — para cuidar dessas coisas por ele. Ele acredita que muito provavelmente Charles esteve com sua corte caçando, uma das atividades que, segundo Saymon, é a que mais pratica para negligenciar seu reino. Mas são apenas boatos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
CHARLES IX: The Malevolent King
RomanceElisabeth Habsburgo, arquiduquesa da Áustria e filha do imperador do Sacro Império Romano-Germânico, tem apenas dezoito anos de idade quando é enviada à corte francesa para se casar com o rei da França, Charles Valois, considerados por muitos um sob...