[14] Spinner's End

528 53 7
                                    

Depois que os alunos saíram e terminaram de fazer as malas, eles se dirigiram ao ponto de aparição da escola. Como ela não sabia onde ficava a casa dele, ele os aparatou paralelamente em um local isolado. Ela demorou um pouco para conseguir se orientar – eles haviam aparecido atrás de um grande arbusto próximo a um canal lamacento. De lá, ele a ajudou a subir a margem inclinada até um caminho paralelo à água e eles começaram a caminhar – ele voltou aos velhos hábitos, liderando o caminho em um ritmo acelerado, com ela correndo atrás. Era um dia cinzento e parecia que poderia chover a qualquer minuto – de vez em quando, o cheiro de peixe frito e batatas fritas flutuava na brisa. O parque pelo qual estavam passando parecia razoavelmente bem cuidado, mesmo que alguns bancos de madeira estivessem cobertos de pichações.

À medida que avançavam pelo bairro, não havia como confundir a área com outra coisa senão um produto da industrialização do século XIX – ela podia ver três estreitas chaminés à distância, elevando-se sobre as casas de fábrica dos antigos trabalhadores da fábrica. As próprias casas eram feitas de tijolos amarelados manchados de fuligem preta e pareciam ser do tipo invariável, duas ou três em cima e duas em baixo – tinham terraços, com portas da frente abrindo diretamente para a calçada. Muitos tiveram suas janelas fechadas com placas de Vende-se afixadas nas paredes laterais da rua, mas algumas foram limpas, reposicionadas, pintadas e geralmente consertadas, e outras estavam em processo de recuperação – o som de ferramentas elétricas reverberava de vez em quando pelas ruas estreitas e, através de janelas sem cortinas, ela viu um punhado de operários fazendo reparos em várias residências.

— Parece que a área está sendo gentrificada — observou ela.

— Ninguém em sã consciência iria querer morar aqui — ele zombou com desdém.

— Provavelmente é muito mais barato do que tentar conseguir uma área em Manchester — sugeriu ela.

Ele não respondeu e sua expressão permaneceu dura.

Spinner's End não era diferente de nenhuma das outras ruas – várias casas estavam em restauração, embora não no final do beco sem saída onde ele morava. A porta da frente ficava no lado esquerdo da casa e dava para uma pequena entrada – ao longo da parede havia uma escada que fazia uma curva acentuada na metade do caminho, enquanto havia uma parede truncada logo à direita, delineando o espaço da sala da frente. A sala em si tinha uma antiga lareira a carvão, um sofá desgastado e uma cadeira de leitura, e um tapete surrado sobre um chão de tábuas largas – as estantes de livros que revestiam as paredes faziam tudo parecer menor do que realmente era. De um lado da parede dos fundos havia uma porta que dava para outro espaço que estava sendo usado como área de jantar. Além dela havia ainda mais uma porta para o que acabou por ser uma extensão de cozinha – parecia ter sido acrescentada nos anos 20 ou 30, a julgar pelos armários, bancadas e pelo linóleo muito gasto e enrolado no chão. De um lado havia uma bancada com uma pia e alguns armários acima e abaixo, e do lado oposto havia uma geladeira velha e um fogão a gás ainda mais antigo que parecia bastante perigoso aos seus olhos. Havia duas portas na parede dos fundos – uma delas tinha uma janela de vidro opaco e dava, ela presumiu, para qualquer jardim nos fundos da casa. A outra porta dava para o único banheiro da casa – ele se afastou para que ela olhasse, e ela viu a banheira pequena e antiquada, a cortina simples do box empurrada para o lado e o acessório do chuveiro improvisado. O lavatório era da mesma época, mas o banheiro era moderno. Tudo era útil, embora um pouco apertado. Antes de sair da cozinha, ele parou em outra porta ao lado da entrada principal – ele disse a ela que havia transformado a antiga sala de carvão em um pequeno laboratório de poções.

Em seguida, ele a levou para cima e mostrou-lhe os três quartos da casa. O que estava no topo da escada não era maior que um armário, que ele de fato usava para guardar coisas. O que parecia ser o quarto principal ficava nos fundos da casa – espiando pela janela, ela olhou para o telhado da extensão e para um jardim do tamanho de um selo postal coberto de ervas daninhas. O terceiro quarto da frente da casa tinha uma cama de solteiro, com algumas caixas empilhadas num canto – ela tinha a impressão de que era dele enquanto crescia.

A Year and a Day | SevmioneOnde histórias criam vida. Descubra agora