- A Enid estava insuportável hoje. - Xavier bufou
- Só hoje?
- Hoje ela tava mais, entende?
No intervalo, um grupo de amigos estavam sentados em uma das mesas do refeitório. Entre eles tinha Wednesday.
- Por que ela fica repetindo e fazendo barulhos na sala? - A morena perguntou.
Olharam para ela como se ela tivesse falado algo idiota.
- Você não sabe? - Bianca perguntou.
- Saber o que?
- Ela tem retardo.
Wednesday balançou a cabeça.
- Que tipo de retardo, Xavier?
Ele riu.
- Retardo, ué. Ela é retardada, tem um parafuso à menos.
- Mas que tipo de retardo?
- Isso terá que descobrir sozinha.
Wednesday suspirou.
- Olha, nós devíamos parar de reclamar. - Xavier disse. - Não é a gente que senta do lado dela, né, Bianca?
- Verdade. - Riu. - Como é sentar perto dela, Wednesday?
Addams fez um bico.
- Um pouco chato... Ela tira minha concentração com os barulhos. Ela é... Um pouquinho irritante.
- Isso irrita todos, você não é a única.
- Pois é! Aquela garota é mais irritante que uma criança mimada.
O sinal tocou para todos voltassem para suas salas.
Wednesday sentou em sua cadeira e olhou por um momento para Sinclair.
A menina estava de olhos fechados enquanto estralava os dedos.
O professor de química entrou na sala. Era um senhor de meia idade e um pouco careca e baixinho.
Enid, particularmente, gostava dele. Gostava de como ensinava experiências com cores legais.
O homem propôs uma atividade em dupla. Mas ele iria escolher quem ficaria com quem.
Todos rezavam para não ficar com a pobre Enid, achavam que ela iria atrapalhar em alguma coisa.
Wednesday ficou com Sinclair. Não sabia se isso era sorte ou azar.
O professor explicou tudo, em detalhes cuidadosos para que todos entendessem depois mostrou o resultado.
- Então, Enid... Você entendeu?
Sinclair pegou frascos aleatórios, não foram os que o professor sugeriu.
- Ei, não são esses.
Enid fez mais coisas. Toda vez que Wednesday tentava impedi-lá, se encolhia e cobria suas orelhas.
A garota parou tudo que estava fazendo e sorriu.
Addams arregalou os olhos. Tinha o mesmo resultado do professor mas.... Ela havia feito de outra maneira completamente diferente.
-...Como fez isso?
O homem parabenizou as duas. Mas Wednesday sabia que só Enid tinha feito algo.
As aulas seguiram normal.
Addams não tirava aquela loira da cabeça.
O que será que ela tem? Pensou.
Queria perguntar, mas ninguém falaria e seria inconveniente perguntar isso para Enid. Não podia chegar e simplesmente falar "Oi, qual é seu retardo?" Pensou que talvez ela nem tivesse um. Talvez aquele era simplesmente o jeito dela e pronto. Talvez todos estivessem apenas exagerando.
Quando todos já estavam de saída. Wednesday viu Enid sentada em um banco esperando por alguém.
Sorriu e andou em passos apressados até ela.
- Oi, Enid! - Falou. - Olha, sei que ontem não nos conhecemos bem, mas podemos tentar de novo.
Sentou do lado da maior que não tirou os olhos do portão.
- Então... O que você faz no seu tempo livre.
- Tempo livre.
Wednesday fez uma careta
-Foi o que eu disse...
Addams colocou a mão sobre o ombro da loira, balançando um pouco.
- Ah, qual é, Sinclair? Ainda está brava por ontem. Poxa, eu já pedi desculpa.
Enid não gostou do toque. Colocous as mãos no rosto e começou a balançar seu corpo.
-... Mas o quê..?
Sinclair fazia barulhos com a boca sem parar. Aquilo assustou a morena.
- Olha, se eu fiz algo, me perdoa! - Disse nervosa. - E-eu não fiz de propósito.
Toda vez que Addams tentava ajudar, só piorava.
- O que está acontecendo aqui?
Wednesday olhou para frente.
- O que fez com minha irmã? - A mulher sentou do outro lado de Sinclair. - Calma, Nid...
- D-desculpe, eu juro que não fiz nada. Que eu saiba não... - Sussurrou a última parte. - Eu só falei e toquei no ombro dela e quando percebi-
- Chega. - A loira menor interrompeu. - Vai pro carro, Nid, a mamãe está esperando.
A maior levantou-se em um pulo e correu para sua mãe deixando as duas mais velhas para trás.
- O que fez com ela? - Isabel disse ríspida.
- N-nada, eu juro. Eu só encostei nela.
- Jura? Pois saiba de uma coisa: eu odeio que incomodem minha irmã. - Ficou de pé. - Não mexa com ela de novo.
-Eu não mexi. Eu só falei e.... Eu não sei o que ela tem! Eu só-
- Ela é autista! - Parou de andar e olhou para trás.
Wednesday parou de falar e abriu a boca em um perfeito "O". Isso foi uma enorme surpresa.
- ...Sério...?
Isabel revirou os olhos.
- Não se faça de desentendida. Todos sabem.
- Eu não! Cheguei na escola ontem.
- Pois bem, está sabendo agora. Não à incomode outra vez. Ou melhor, não chegue perto dela outra vez.
Addams observou a loira caminhar em passos apressados até o carro onde podia ver, pela janela, que a menina ainda estava nervosa.
[...]
"Ela é autista"
A mente de Wednesday não parava de pensar nessa frase.
Se sentiu culpada por ter falado que ela era irritante e que atrapalhava a aula. Ela não fazia de propósito.
- Merda, merda, merda. - Bufou. - Eu sou uma babaca... - Gruniu. - E estou falando sozinha de novo!
Colocou o travesseiro no rosto para abafar seu grito.
- O que aconteceu, Wednesday? - O irmãozinho de Wednesday abriu a porta.
- Vai embora, Pugsley.
- Você está brava? - O menino se aproximou e sentou na cama da irmã.
- Eu disse pra você se mandar! - Jogou o travesseiro no pequeno.
Pugsley começou a chorar.
- Eu vou dizer pra mamãe! - Correu.
Wednesday não se moveu. Apenas afundou a cabeça em seu travesseiro.
–
a enid repetiu oque a wednesday disse ein, um mini avanço?
trouxe outro cap pra vocês, votem e comentem se tiverem gostado.
beijos<3
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crayons - Wenclair
FanfictionAos cinco anos de idade, Enid é diagnosticada com autismo severo. Nunca teve nenhum amigo e nunca tentou ter. Vivia em seu mundo particular a maior parte do tempo, mas uma novata mudará isso. Autora original: @lululuwe Escrita inspirada na @Thinkwen...