5. Dica Valiosa

1 0 0
                                    

A senhora Ellen repousava serenamente em seu caixão escuro. Sua expressão transmitia muita paz. As pessoas que estavam reunidas na campal pareciam muito emocionadas, especialmente aquelas que a haviam conhecido pessoalmente.

Meu pai trouxe a informação de que, às três horas da tarde, a pequena comitiva que acompanhava a senhora White iria tomar o trem para Battle Creek. A viagem seria longa. Esperavam chegar na quinta-feira à noite. Tiago Edson, o outro filho da Sra. White, iria encontrar-se com eles um pouco antes da chegada a Battle Creek. A cerimônia aconteceria no sábado pela manhã no Dime Tabernacle [Tabernáculo dos Dez Centavos]. Era desejo da senhora Ellen ser sepultada ao lado do marido, Tiago, e dos dois filhos, Henry Nichols e John Herbert, no cemitério de Oak Hill.

Enquanto voltávamos para nossa barraca a fim de descansar um pouco, Gary deu uma notícia que me apanhou de surpresa.

- Meu pai decidiu voltar para Battle Creek amanhã cedo... Você sabe, ele é um dos diáconos da igreja e acha importante estar presente na cerimônia para ajudar no que for preciso. A senhora Ellen era muito querida em Battle Creek e, com certeza, uma multidão vai se reunir para poder se despedir dela.

Eu não sabia se ficava triste ou feliz com a notícia que ele estava me dando. A companhia de Gary tinha tornado meu primeiro acampamento mais agradável, e percebi que ele ia fazer falta. Por outro lado, eu imaginava que seria maravilhoso ter a oportunidade de assistir à cerimônia em Battle Creek, e isso seria um privilégio para ele.

Tentei disfarçar minha mistura de sentimentos e simplesmente disse:

- Acho que esse vai ser um momento especial... Também gostaria de estar lá. Mas, para mim, isso é impossível. Assim que terminar a campal, vamos voltar para a nossa rotina em Oakland. De qualquer forma, já fiquei feliz em ter visto a senhora Ellen pela última vez. Agora, quero me dedicar a conhecer mais sobre quem, de fato, foi essa mulher.

- Acho que isso é uma boa coisa - Gary me incentivou. - Se você aceitar uma dica... - ele fez uma pausa para ver minha reação. Quando viu que eu fiquei muito interessada, ele continuou: - Sabe aquele estande que foi montado perto da grande tenda em que são realizadas as reuniões da manhã?

- Sim - respondi. - Já dei uma olhada nos livros que estão expostos ali e achei que os preços estão ótimos...

- Em todas as reuniões campais, eles montam um estande como aquele justamente para oferecer às pessoas materiais para o crescimento espiritual, com orientações sobre saúde e temperança, incluindo os livros da senhora Ellen, por um preço acessível.

Meu interesse aumentou enquanto ouvia o que Gary dizia.

- Tem um livro chamado Life Sketches of James White and Ellen G. White [Esboço da Vida de Tiago e Ellen G. White]. É um tipo de biografia do casal, que foi publicado inicialmente em 1880. Posso garantir que você vai gostar muito do conteúdo e vai entender por que a senhora Ellen era alguém tão especial.

- Você pode me dizer novamente o nome do livro? - Eu não queria correr o risco de esquecer o título.

- O nome é Life Sketches of James White and Ellen G. White - Gary repetiu.

Agradeci ao Gary por sua dica e conversamos um pouco mais sobre os detalhes da cerimônia a que tínhamos acabado de assistir. Logo ouvi minha mãe avisando que estava na hora de almoçar.

- Nem percebi que já era essa hora...

Gary concordou comigo.

- Bem, também vou almoçar. Acho que minha família já deve ter ido para a tenda das refeições. Vou passar na minha barraca apenas para deixar meu paletó. Espero que possamos nos encontrar antes de minha partida.

- Também espero - eu disse com sinceridade.

Gary se afastou e, enquanto ele se distanciava, fiquei repetindo baixinho para mim mesma: "Life Sketches... Life Sketches..."

- O que é isso, Anna Beatrice? - minha mãe perguntou. - Está falando sozinha?

- Não, mãe... Quero dizer, talvez sim. É que não posso esquecer o nome do livro sobre o qual o Gary me falou...

Minha mãe ficou me olhando sem entender nada.

- Mamãe, lembra que o papai disse que estava devendo meu presente de aniversário?

- Sim, eu me lembro - ela respondeu. - Na verdade, ele não havia lhe dado ainda porque você tinha ficado em dúvida sobre o que queria ganhar. O vestido foi um presente meu... E você não sabia se queria um outro par de sapatos ou uma sombrinha rendada.

- Ah, mamãe - eu disse enquanto a abraçava. - Acho que já sei o que vou querer de aniversário...

A primeira coisa que fiz quando meu pai voltou para nossa barraca foi falar para ele sobre o meu presente. Percebi que ele ficou feliz com a minha escolha.

- Vou lhe dar o dinheiro equivalente ao par de sapatos - papai me disse. - Assim você poderá escolher até mais de um livro. O que acha?

Minha resposta a ele foi dada em forma de abraço.

- Muito obrigada, papai!

Eu não via a hora de ir até o estande em que os livros estavam sendo vendidos. Fiquei de plantão em frente à barraca até que a pessoa responsável pelas vendas apareceu. Achei que fui bem-sucedida em minhas compras, pois consegui adquirir não apenas o livro que Gary havia indicado, como também outros dois livros: Spiritual Gifts [Dons Espirituais] (volumes 1 e 2) e Early Writings [Primeiros Escritos].

Apesar de ter sentido falta de Gary nas reuniões, fiquei feliz com o que vi em meu primeiro acampamento. Muitos decidiram entregar a vida a Deus, e vários membros da igreja aproveitaram a ocasião para renovar o compromisso de continuar servindo e colaborando para que a mensagem do evangelho alcançasse o maior número possível de pessoas. O estande de livros ficou praticamente vazio, o que significa que a boa literatura estava sendo espalhada.

Quanto a mim, saí do acampamento decidida a permitir que os livros me conduzissem numa viagem cheia de aventuras e descobertas. Bagagem era o que não faltava...

Vaso de Barro - Neila D. OliveiraOnde histórias criam vida. Descubra agora