À procura de Miranda 37

3 1 0
                                    


Moxico

Fayola:
Quando chegamos ao Moxico,tudo estava mudado,em apenas três mês a velha casa caindo aos pedaços havia se transformando em um paraíso,uma estrutura firme havia sido erguida,pintadas com cores de paz e prosperidade. O quintal coberto de chapas velhas,agora estava coberto de Muro. O interior já não cheirava a miséria,mas os melhores ambientes do super mercado.

"__Esse era o sonho que sempre quis viver. Ver minha avó numa casa digna que ela possa chamar dela ___Pensei"

Antes de chegar,pedi a Dona Kassova que não contasse nada a minha avó pois queríamos surpreende-la. Quando Adentramos ela estava sentada numa poltrona no canto da sala,ouvindo o barulho da TV , infelizmente seus olhos estavam cada vez mais fracos. Mas parece que ela nos conhecia até de longe, até no escuro.

___Sinto o cheiro de Fayola, cheiro do mar,cheiro de gente que vem de longe. Sinto passos firmes,passos de homem grande,passos que se aproximam a mim. Quem está aí? Kassova? ___Disse com a voz calma de sempre

Essanju aproximou-se,ficou de joelhos em frente de avó Albertina, pegou em suas mãos ásperas e cansadas pela idade e levou até o seu rosto para apalpar.

___Mujikulo Liami __Disse apalpando com suas mãos trêmulas

___Kaka __Disse Essanju em lágrimas

___Eu disse que o traria de volta. O teu neto voltou, avó__Disse em prantos

___Oh Zambi,Oh obrigada ___Disse aos prantos
{...}
Dias Depois

___Deixei esse tempo passar para celebrarmos o regresso de Essanju, mas conta-me tia Kassova, como vão as coisas? ___Disse olhando fixamente para ela

___Por aqui bem. O chefe tem mandando homens da logística trazerem comida todos os meses, a enfermeira também tem vindo cuidar da avó, a casa é essa como vês,foi construída em tão pouco tempo. A Avó você já sabe,sempre foi uma mulher de poucas palavras e com a idade
Ficou mais quieta ainda,mas está tudo bem.

___E ela continua com aquela conversa de que está  a espera que os mortos dela lhe venham buscar? __Disse com uma certa preocupação na voz

___Dona Albertina está com 76 anos, o sofrimento e as tristezas da vida lhe consumiram, ela só espera isso,mas a vossa presença diminui a ansiedade dela de ir para perto de seus mortos e de zambi. ___Disse apertando minhas mãos

___Ela engordou um pouquinho __Disse sorridente

___Sao as comidas dos tropas, e a paz de espírito__Disse Dona Kassova soltando uma gargalhada alta

___ A família do Essanju,tens alguma notícia deles? __Perguntei olhando para o longe

___Ouvi por aí que a Mãe do Pai dele anda doente, dizem que aquela casa nunca lhe trouxe felicidades,pois desde que se mudaram só desgraças atrás de desgraças. Ela espalha pelo bairro que Paulinha lhe anda perseguir tanto que voltou ao cassai para fazer tratamento tradicional __Disse calmamente

___É tudo castigo divino. o livro dos brancos como Avó Albertina diz. A nenhuma viúva nem órgão farás mal. __Disse com a voz calma

___Êxodo 22:22 __Disse Dona Kassova

Após alguns minutos em silêncio ela o quebrou.

___E tu o que vais fazer da vida? Já resolveste tudo que tinhas que resolver.

___Vou voltar ao Huambo,durante o fim de semana. Sinto que a minha missão ainda não acabou.

___Que missão? __Perguntou confusa

___De encontrar a felicidade genuína.

___Não me digas que vais procurar Miranda novamente? __Disse se colocando em pé

___Eu já encontrei Miranda. E não se preocupe ele é gente do mal como todos diziam. Eu vou procurar a minha própria felicidade.

[...]
7 meses depois

Já se passaram sete meses de todo esse processo. Sete meses sem saber nada sobre chefe Antônio, sete meses que conheci Henesse e ela salvou o meu irmão , sete meses que parece que foi acrescentando mais anos a vida da minha avó que melhorou misteriosamente em tão pouco tempo com o regresso à terra que engoliu o seu Marido e enterrou sua única filha Paula.

Já se passaram sete meses e há dois meses que fico entre idas e regressos,estou de um lado e do outro. Do sul ao nordeste atrás da minha felicidade. Mas qual é o sentindo da vida? Como se encontra a verdadeira felicidade?
Durante anos achei que a minha felicidade seria encontrar Miranda, busquei-o incansavelmente,mas descobri que Miranda era igual a todos os tropas. Ver o rosto dele,abraçá-lo e perdoa-lo será essa a verdadeira felicidade?

Durante muito tempo encontrei no prazer a felicidade, quando transo é como se toda minha tensão e infelicidade pela vida fosse jogada longe do meu ser. Quando transo me sinto desejada,amada e compreendida.

Nas idas e vindas,do sul ao nordeste. Conheci Keanu Manuel, um homem na flor da idade como eu, com um corpo esbelto, aparência agradável. Keanu parecia um modelo,mas o que mais admirava-me nele é o volume em suas calças. Keanu levava-me a loucura,embarcava em todas as minhas aventuras sexuais, transávamos como dois loucos insaciáveis e quase sem folga alguma, era como se aquilo é que nos fizesse viver. Tudo parecia estar bem, eu não o amava, talvez não o amasse mesmo pois se amor é que Henesse dissera, então eu não nutria por ele. Meu estômago não enrolava quando o via, não contava as horas para abraçá-lo e saber como foi o dia dele,não me alegrava com suas ligações, não desejava atravessar até o mar de Luanda por ele. Pelo contrário eu só o desejava entre as minhas pernas, metendo impetuosamente seu membro até eu pedir perdão a todos os Santos que me perseguem. Keanu era a minha tesao, mas não a minha felicidade verdadeira.

O golpe foi quando ligaram-me numa madrugada, uma voz assustada e trêmula disse-me repetidas vezes "Keanu,morreu". Dias depois descobri que uma overdose matou Keanu. Durante os dias de Óbito, a minha vontade de transar só aumentava, lembro-me ter transado  com G.P, o dono do bar onde conheci Keanu,onde por sinal ele perdeu a vida. Lembro-me ter transado com Luck, um dos militares que conheci no bailundo e com David o médico Brasileiro que me atendia no Huambo, e todas as noites que o desespero batia,eu me masturbava como uma louca ou uma adolescente que não sabe conter os seus desejos.

Faz duas semanas que Keanu Morreu, e uma que não saio do meu quarto. Meus próprios desejos me deixam desconfortável, minha vida me deixa desconfortável. Não suporto a mim mesma,odeio os meus atos.

Ligação one:

__Oi,Fayola!

___Me ajude. Por favor,Henesse, me ajude __Em prantos

Ligação off
.........

Mujikulo liami-Meu Neto na língua tchokwé do nordeste de Angola
-Kaká-Avô/Avó
-Zambi-Deus

A Procura de MirandaOnde histórias criam vida. Descubra agora