9º capítulo

10 1 0
                                    


Fayola:
Minha avó estava certa,daqui há alguns dias,meses ou talvez anos as coisas podem piorar e se acontecer alguma coisa com elas eu e o meu irmão ficaremos completamente sozinhos. Eu vou para o Huambo e que Deus permita que eu encontre o meu pai...
****

___Mãe,eu preciso viajar por alguns dias,irei no Huambo procurar o meu pai ___Disse passando as mãos em meu próprio cabelo

___Eu já morri mesmo, então nada mais justo do que procurares o teu pai para cuidar de ti ___Disse com a voz baixa

___A senhora está viva,ainda respira e ainda tem muita vida,tudo depende de si para saíres dessa cama e víveres a vida...

___Toma,este fio era do teu pai pode te servir para alguma coisa ___disse apertando minhas mãos

___Mãe, por favor se cuida,tome direito os seus medicamentos,se alimenta e saia para apanhar sol ___Disse a abraçando forte.

Despedi-me de minha avó e segui para estação de comboios que estava super lotada.depois de duas horas consegui um bilhete para o comboio que sairia às 18 horas.
Na área normal os assentos são de contar nos dedos e em péssimas condições,tinha muita gente tanto que parecíamos escravos nos navios a serem levados para o Brasil, a maioria das pessoas eram comerciantes carregavam sacos de bombom seco, peixes secos e até cabritos.Durante a viagem comi apenas um pão acompanhado de um delicioso sumo de mukúa que me foi dado por uma adorada senhora comerciante que se simpatizou comigo e compadeceu com a minha história.

[...]
Huambo 2015-Estação de comboios

Finalmente estava no Huambo,o clima era frio muito frio,a estação estava cheia de vendedeiras de produtos alimentares diversos,igualmente estava cheio de passageiros desesperados por um assento dentro dos comboios que sairiam...

___Bom dia,podem me dizer onde fica o quartel militar mais antigo do Huambo? __Disse para um grupo de senhoras que vendia frutas na estação

Elas olharam umas para as outras e disseram qualquer coisa em umbundu que eu não compreendi por não saber falar a língua...

___Elas não entendem bem o português,a coisa que mais dominam é o dinheiro ___Disse um policial sorridente

___O governo que vocês votaram só investe nas cidades esquece que essas pessoas também fazem parte do povo angolano mas enfim. Eu quero chegar até o quartel militar mais antigo do Huambo como faço?

___Quartel militar mais antigo? Você quer ir fazer o que lá? Dizem que o processo de disminagem ainda não acabou ,não tens medo de pisar em uma mina? ___ disse estranhando

___O Deus dos brancos como a minha avó diz irá me proteger,eu preciso chegar no quartel para encontrar o meu pai ___Disse calmamente

___Terás que pegar um candongueiro desses coletivos azuis e brancos,diz para te deixarem na paragem dos taxistas de moto,pega uma moto e diz para te deixar no quartel,mas muita gente ainda tem medo de ir para lá excepto os tropas,então ele vai te deixar no asfalto e terás que caminhar, boa sorte.

___Muito obrigada.

Segui as orientações que me foram dadas
Foram quase 3 horas para chegar no quartel militar, tinha muitas placas de alerta a mina,a zona ainda tinha muito capim queimado e longas árvores,passei pelo caminho que foi feito pelos passos dos homens até chegar num quintal enorme cercado de arames,tinha várias tendas e uma estrutura média de blocos pintados de verde escuro,tinha vários tropas de guarda cercando o lugar.

___Uma civil aqui __Exclamou um dos tropas jovens

___Ové,estás a fazer o que aqui? __Disse um dos tropas mais velhos com o seu sotaque do sul

A Procura de MirandaOnde histórias criam vida. Descubra agora