Mari e Camilo sentaram-se em silêncio na sala de sua casa, a mente de ambos mergulha em pensamentos profundos e dolorosos...
A conversa com Thays levou eles a ter uma reflexão que há muito eles evitavam. As palavras cruéis que saíram da boca dela ecoavam em suas cabeças, mas era o que não havia sido dito que realmente pesava...
A revelação de que Paulo André e Jade tinham uma filha, uma neta que eles não conheciam, atingiu-os como um golpe direto ao coração...
A dor que Paulo André deve ter suportado ao longo desses anos, a solidão de Jade criando uma criança sozinha, e tudo isso por causa deles... Era quase insuportável de imaginar...
Mari: O que fizemos, Camilo? - ela sussurrou, com a voz trêmula.
Mari: Nós arruinamos a vida do nosso filho... E de Jade também
Camilo suspirou pesadamente...
Carlos: Fomos cegos, Mari. Cegos e egoístas. Nós achávamos que estávamos protegendo o Paulo André, que estávamos fazendo o melhor para ele, mas só estávamos seguindo nossos próprios preconceitos, nossas próprias ideias equivocadas.
Mari enxugou uma lágrima teimosa que escorreu por seu rosto...
Mari:Eu estava tão envolvida em manter as aparências, em garantir que a família fosse 'respeitável'. E Thays... Ela sabia exatamente como manipular nossos medos, nossas inseguranças. Fizemos Paulo André acreditar que ele tinha que ficar com ela, que isso era o certo para Tito. Mas e o que era certo para ele? O que era certo para Jade?
Camilo assentiu, amargamente ciente de como eles haviam empurrado o filho para um relacionamento que ele claramente não queria...
Carlos:Nosso filho estava infeliz, e nós não fizemos nada para ajudar. Insistimos para que ele continuasse com Thays, mesmo vendo a tristeza em seus olhos, a insatisfação em cada palavra que ele dizia. Nós o afastamos da mulher que ele amava, e agora descobrimos que ele perdeu os primeiros anos da vida de sua filha por causa de nossas ações.
A sala parecia sufocante com o peso da culpa que ambos carregavam. Mari começou a soluçar baixinho, a dor de perceber o quanto havia machucado o próprio filho é insuportável...
Mari: Eu fui uma péssima mãe, Camilo. Fui uma péssima mãe para Paulo André, uma péssima avó para Tito, e uma péssima sogra para Jade. Eu devia ter enxergado o quanto ela fazia bem para o nosso filho. Mas, ao invés disso, eu me deixei cegar pelas mentiras de Thays , pelas coisas que ela colocava na minha cabeça
Camilo segurou a mão de Mari com força, compartilhando o peso daquela culpa...
Carlos:Eu também errei, Mari. Fui conivente com tudo isso. Nós ficamos do lado de Thays quando devíamos ter ficado do lado do nosso filho. E o pior, dissemos para ele nunca mais nos procurar. Um ano sem falar com nosso próprio filho... Por uma mulher que agora vemos ser uma ingrata e cruel.
Mari começou a chorar mais intensamente, e Camilo, sentindo-se igualmente esmagado, passou o braço ao redor dela, oferecendo um consolo que ele próprio também precisava...
Carlos: Nós precisamos nos desculpar com Paulo André, Mari. Precisamos tentar consertar isso.Não podemos apagar o que fizemos, mas precisamos ao menos tentar.
Mari: Sim...Precisamos falar com ele. Precisamos fazer isso agora
Camilo pegou o telefone, com as mãos trêmulas. O telefone tocou várias vezes antes de Paulo atender...
PA: Alô?
Ao ouvir a voz do filho, o coração de Mari apertou. As lágrimas começaram a escorrer novamente, e ela levou alguns segundos para conseguir falar...
Mari: Paulo André... Meu filho... Eu...
Houve um silêncio do outro lado da linha, e Paulo André ficou preocupado com a mãe...
PA:Mãe? Por que você está chorando?
Mari respirou fundo, tentando controlar o choro...
Mari: Eu... Eu deveria ter apoiado vocês. Deveria ter apoiado o amor que você e Jade tinham. Mas eu estava cega, Paulo. Cega pelas coisas que Thays falava, pelo que ela colocava na minha cabeça. Eu fiquei do lado dela e esqueci de você, do meu próprio filho
Paulo André ouviu em silêncio, o coração batendo rápido, tentando processar tudo o que estava ouvindo. Ele havia esperado por esse momento por tanto tempo, mas agora que estava acontecendo, não sabia como reagir...
Mari: E eu cometi outro erro ainda maior , meu filho. Quando você deixou Thays , eu deveria ter ficado ao seu lado. Mas, ao invés disso, eu te virei as costas de novo. Eu disse para você nunca mais me procurar. E... e agora eu vejo como fui injusta. Thays é uma pessoa horrível, Paulo. Nós enxergamos isso agora. Eu só... eu só espero que você possa nos perdoar.
Paulo André sentiu o peito apertar, as lágrimas se formaram em seus próprios olhos. Ele havia sonhado com esse momento, o dia em que seus pais finalmente veriam a verdade. E agora, finalmente, eles veem...
PA: Mãe... Eu... Eu perdoo vocês. Claro que eu perdoo. Vocês são meus pais, e... e é claro que eu quero que vocês conheçam a Maya.
Mari soltou um soluço de alívio, o peso em seu coração diminuindo um pouco...
Mari: Obrigada, meu filho. Obrigada... Ela é a nossa neta, não é? A nossa neta menina...Que sempre sonhamos em ter
PA: Sim, mãe. Ela é incrível. Ela se parece muito comigo fisicamente , mas tem muito da Jade na personalidade . Ela é uma mistura perfeita de nós
Carlos: Filho faça a palavras da sua mãe as minhas, estou muito arrependido por tudo que fizemos com você , e por tudo que fizemos com a Jade, vocês não mereciam tudo isso, e eu fico feliz por ter nos perdoado e por estar disposto a nos apresentar a vossa netinha, Maya, que nome lindo eu amei, tenho certeza que ela é tão tão perfeita quanto você
Carlos: Filho, peça para Jade vir também. Nós precisamos nos desculpar com ela também. E isso... isso precisa ser feito pessoalmente
Paulo André sorri...
PA: Eu vou falar com ela, pai. Vou ver o que posso fazer.
Depois de se despedirem, Paulo André ficou olhando para o telefone, sentindo uma mistura de emoções. Finalmente, havia um caminho para a reconciliação. Finalmente, sua família tinha a chance de ser completa. Ele só precisava falar com Jade agora, explicar tudo e torcer para que ela aceitasse dar esse passo...
Do outro lado da linha, Mari e Camilo se abraçaram, ainda se sentindo culpados, mas aliviados por finalmente estarem no caminho certo para consertar o passado. Sabiam que ainda havia um longo caminho a percorrer, mas agora, pelo menos, podiam começar a tentar fazer as pazes com o filho e construir uma relação com a neta que tanto ansiam em conhecer...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
E aí, vocês acham que a Jade vai aceitar?