Seus olhos passeavam diante as milhares de prateleiras lotadas de livros da livraria. Suas mãos já carregavam cinco exemplares de diferentes romances, mas cada capa, cada título e cada sinopse a despertava ainda mais o interesse por eles. A pilha dos livros para comprar poderia aumentar cada vez mais se ela não estipulasse um limite para si mesma. Foi então que decidiu: levaria apenas dois livros, independente do quão doloroso fosse abandonar os outros dois.
As despesas da casa precisavam ser pagas, ela tinha uma festa para ir no final daquele mês e precisava comprar alguma roupa bacana. Além de tudo, existiam mais de vinte livros para serem lidos na sua estante, então não podia gastar com tantos outros assim.
Carregou os cinco livros e foi até o caixa da livraria.
-Já escolheu os que vai levar? – O moço do balcão perguntou e sorriu. Seus cabelos dourados medianos vez ou outra caiam sob seus olhos e ele, levemente, balançava a cabeça para jogá-los para trás. Os olhos verdes e o sorriso brilhante do rapaz deixaram a moça desconcertada e fora de si por alguns segundos.
Forçando-se a voltar para a realidade, ela respondeu:
-Não, preciso escolher só dois desses aqui.
Ela colocou os livros sob o balcão e perguntou:
-Já leu algum?
-Desses ainda não li nenhum. Mas são bons títulos... Pelo visto você gosta de romances.
-Gosto sim.
-Por que?
-Por que eu gosto de romances?
-Sim, por que?
-Não sei... Acho que no fundo, eu tenho certa vontade de viver algo tão bonito quanto os amores dos livros. É tudo tão perfeito, tão mágico... Parece que os corações dos personagens se encaixam de forma tão maravilhosa... Tão ideal! – Ela sorri, sonhadora.
-Eu te pago um.
-O que?
-Te pago um romance. Não precisa levar só dois, te pago mais um. Como presente de ano novo.
-Mas nós nem nos conhecemos, quer dizer... Obrigada, mas não precisa, de verdade.
-Que isso, faço questão. – E mais uma vez seu sorriso brilhante vinha para deixar a garota confusa.
-Só se eu puder de dar algo em troca. – Ela sugeriu imaginando em dar a ele um dos livros que tinha em casa.