O silêncio era brutal! A atmosfera estava pesada e eu estava extremamente desconfortável. Todos sabiam o porquê do silêncio, mas ninguém tinha coragem de dizer uma palavra. Como se fosse o maior segredo que pudessem guardar e dizer uma palavra poderia ser passível de punição. Algo estava suspenso no ar, e a qualquer minuto iria cair. Eu sentia todo o meu corpo esquentar e congelar ao mesmo tempo. Simon tinha uma expressão indecifrável, assim como Jeremy. Os dois trocavam olhares rápidos. Amanda mordia o lábio tão forte que a parte inferior estava quase branca. Jay parecia que queria correr dali o mais rápido possível e Georgia segurava um sorrisinho de forma ineficaz, nos olhando como se fossemos seu maior presente de natal, o qual ela estava louca para desembrulhar. Não havia nada de natural na forma que estávamos nos encarando – ou nos enfrentando (?). Um barulho, quase como um espirro, quebrou o silêncio. Todos olharam para Jay com as mais diversas expressões. Ele sussurrou um pedido de desculpas e tentou manter a compostura, mas seus olhos brilhavam e os lábios formaram uma linha rija. Outro barulho... Agora algo mais parecido com um riso preso. Jay de novo. Georgia esboçou um sorriso. Olhei de um para o outro sem entender. Qual era a graça? Agora não dava mais para confundir com espirros, nem engasgos, pois Jay estava gargalhando abertamente, enquanto levantava as mãos como um modo de pedir desculpas, mas sem parar de rir. Georgia entrou na onda, Amanda logo depois. Eles começaram a chamar a atenção das pessoas sentadas nas mesas mais próximas. Eu olhei pra Simon buscando por ajuda, ele deu de ombros, analisando meus amigos sem entender. Olhei para Jeremy, sua testa estava vincada enquanto observava os amigos e a própria esposa darem uma de malucos.
— O que colocaram no champanhe deles? — sussurrei para Jeremy por cima da mesa. A primeira palavra dita desde que havíamos nos reunido. O quer que estivesse suspenso antes, havia acabado de se espatifar. Ele me olhou como se fosse a primeira vez que tivesse escutando o tom da minha voz em toda a sua vida, no entanto seus lábios formavam quase um sorriso enquanto os olhos observavam cada um dos nossos amigos.
— Não sei, mas é melhor não tomar mais. — Ele afastou a própria taça para causar efeito. As gargalhadas serviram para afastar um pouco do véu de estranheza e tensão que havia se formado. E foram minutos de gargalhadas e olhares indecifráveis entre Simon, Jeremy e eu, até Jay dizer entre lágrimas e risos:
— Desculpem. Mas é que... — passou a mão pelos olhos. Sim, ele chorou de rir. — Foi engraçado.
— O quê? — Jeremy, Simon e eu perguntamos ao mesmo tempo.
— Isso. — Ele apontou para todos nós na mesa. — O silêncio, as caras de espanto. Não deu pra segurar.
— Parecia que se uma palavra fosse dita o mundo quebraria. — Amanda também enxugava as lágrimas.
— Não é mais segredo, é? — Georgia foi indiretamente direta, se é que faz sentido. Os olhos brilharam na minha direção e na de Simon.
— N-não. — Eu disse surpresa, e até sem graça, pelo em que fui abordada, por estar falando isso na frente de todos.
— Eu já disse o quanto eu estou feliz? — ela perguntou, suas mãos seguraram a minha por cima da mesa.
— Já. — Simon e eu respondemos ao mesmo tempo, constrangidos.
Todos se entreolharam mais uma vez. Por favor, momento de silêncio 2.0, não!
Jeremy rodeava com o dedo a borda da taça, a atenção no tablado da mesa.
— Gente, então tudo certo para irmos ao pub? — Amanda soltou aleatoriamente, afoita demais para parecer natural.
— Pub? — perguntei perdida, mas amando minha amiga por surgir com um assunto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Closer - Parte II
RomansÉ da natureza humana se afastar daquilo que causa dor e se aproximar daquilo que lhe faz bem. Allison ainda não aprendeu essa lição. Dois anos depois do casamento de Jeremy, a vida que ela imaginou aconteceu exatamente como esperado, ela só não pens...