Na intensa luta contra nossa carne e pecados, às vezes acabamos colecionando algumas tristezas e frustrações. E o inimigo usa desses momentos para nos prender a culpa e ao cansaço. Quando digo frustrações, me refiro aos momentos em que nos encontramos caindo nos mesmos erros contra os quais já lutamos. Como os olhos que observam outra pessoa com cobiça e pensamentos impuros, as mãos que "erram" na contagem de uma quantia de dinheiro, a língua que profere palavras torpes, mentiras e fofocas. Enfim, pecados que outrora tínhamos prazer em cometer, mas agora nos causam intensa tristeza.
Precisamos saber que tipo de tristeza tem operado em nós. A Palavra nos revela dois tipos de tristeza: "Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte." (2 Coríntios 7:10).
Se a tristeza que sentimos nos faz fugir da presença de Deus com culpa e medo, então não é a operada pelo Senhor, mas sim por Satanás. Veja se não é assim que ele sussurra em sua mente: "Caindo de novo nesse mesmo pecado? Acha mesmo que Deus irá aceitar esse coração imundo cheios de impurezas? Um Deus tão santo morando em um coração podre como o seu... Algum dia você nasceu de novo de verdade? Sim?! Mas isso não são frutos de um nascido de Deus. Você vai orar, ler a Bíblia?! Se esqueceu que Deus abomina o sacrifício dos ímpios? Não há mais salvação pra você. " E por aí vai.
Queridos, não é nessa tristeza que o Senhor opera. Essa tristeza opera a morte espiritual, porque nos faz querer fugir e se esconder de Deus. Essa acusação agrada a nossa carne. Sim, agrada a nossa carne pois ela nos dirá "Bem, não há mais jeito pra mim mesmo, vou curtir o mundo".
Mas a tristeza que o Espírito de Deus opera em nós é a convicção do pecado, nos convencendo ''do pecado, da justiça e do juízo'' (João 16:8). O Espírito não levantará acusações sobre nós, mas produzirá tristeza que gera arrependimento. Spurgeon dizia: "O pecado e o inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio".
A acusação nos faz correr de Cristo, mas o arrependimento, para Cristo. O Espírito nos levará a buscar o Senhor no "trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4:16). Lá, Ele nos receberá, pois Nele somos ''santos e irrepreensíveis diante Dele em amor" (Efésios 1:4). O mesmo Deus que gera a tristeza para arrependimento, a transforma em alegria da salvação quando nos consola através da sua Palavra, dizendo:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." ( 1 João 1:9, Romanos 8:1, Colossenses 1:13-14, 1 João 2:1, 1 João 3:20, Romanos 8: 35-39).
Tenha firme em você a sua identidade, aquilo que Deus disse a seu respeito nas Escrituras e aquilo que Ele fez por você. Para que nenhuma acusação de Satanás opere morte em você.
"Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia. "
(1 Pedro 2:9-10)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pensando no Reino
SpiritualNo livro de Atos, é descrito os feitos dos apóstolos e da Igreja do primeiro século e como anunciaram a mensagem do Reino de Deus não só em palavras, mas em poder. Os feitos daquela primeira igreja são anunciados até o capítulo 28, e nós como Igreja...