Ava apareceu com um delocioso picadinho. Enquanto eu me empanturrava, ela se sentou no sofá com uma grande caixa de papelão.
- Estou fazendo pompons para as escoteiras - disse enquanto pegava alguns pedaços de papelão para enrolar lã em volta deles.
Quando eu estava terminando meu segundo prato, ela disse:
- Ouvi dizer que você é uma garota problema.
Respondi secamente:
- Respeite meus sentimentos.
Ava prosseguiu:
- Lido muito bem com adolescentes problemáticos e com bebês na terrível fase dos dois anos de idade. Na verdade, eles são muito parecidos: muita gritaria e muita cara amarrada.
-E de onde vem toda essa perícia com adolescentes problemáticos? - levantei uma sombrancelha do jeito que Mia sempre fazia com professores substitutos.
Ava tomou mais um gole de seu café:
- Do fato de eu mesma ter sido terrível.
- Não diga! Você ficava acordada até meia-noite e não escovava os dentes? - perguntei em tom de deboche.
- É essa sua idéia de rebeldia? Eu dançava nua em volta do solar de Netherby, apaixonava-me sempre pelos garotos errados e cometia um monte de erros estúpidos.
Tentei imaginar como seria Ava nua. Como se adivinhasse meus pensamentos, Tallulah começou a miar alto. Levantei e fui dar ração a ela, rindo sozinha diante de uma Ava ‘’rebelde’’. Depois me recompus e voltei para a sala.
- Ser uma mulher bonita pode ser um peso insuportável – dizia Ava, enquanto tirava de uma bolsa algumas balas de hortelã e umas fotos amarrotadas.
A primeira foto mostrava uma bela jovem de cabelos pretos, com um sorriso que nao me era estranho.
- Se nessa época eu soubesse tudo o que sei hoje ... – disse Ava com uma
voz trêmula
- Que significa isso ? - perguntei – Gente velha e lamurienta sempre vive dizendo isso.
Ava riu :
- Uau! Isso me parece roteiro de filme de ficção cientifica. – retruquei
- Todos os erros que cometi e todas as experiências de vida que tive criaram a pessoa que sou hoje. Se meu jovem ‘’eu’’ não tivesse feito todas aquelas coisas malucas e insensatas , onde estaria agora ?
Dei uma olhada nas outras fotos. A voz de Ava tornou - se mais calma :
- Alguns erros podem ser mais dolorosos que outros. Seria muito bom poder desfazer um ou dois dos mais dolorosos. Os erros deviam ser iguais aos desejos reversos. A gente devia ter o direito de refazer três erros da nossa vida. Reparei na foto de uma jovem nos jardins do solar Netherby. Ela não estava olhando para a câmera, nem sorrindo. Talvez o dia estivesse frio e ventoso, porque seus longos cabelos loiros esvoaçavam e ela usava um casaco pesado.
- Bela jovem. - disse com um suspiro.
Ava olhou para a foto e também suspirou :
- Lavinya tinha uma beleza natural. Nunca se maquiava nem ia ao cabeleireiro, mas parecia sempre perfeita. Ela partiu o coração dele. Um dia estava aqui , no dia seguinte partira. Ninguém conseguia dobra –lá . Encontrei essa foto dentro de
um livro antigo na loja de Sarah. Alguém deve tê –la usado como marcador e acabou esquecendo – a. Nessa foto, ele deve ter mais ou menos vinte cinco anos. Morreu faz poucos anos. Hoje, ninguém fala mais dela. Principalmente a segunda lady Netherby.
- Lavinya foi a primeira lady Netherby ? – perguntei
- Sim. Gabriel é filho dela. Aurora é filha do segundo casamento de lorde
Netherby, se não for do terceiro. Houve uma sucessão de namoradas no solar Netherby ao longo dos anos. É difícil reconstituir esse passado com exatidão.
Ava não parou de enrolar lã enquanto dizia essas coisas.
- Gabriel e Aurora moram no solar Netherby! – exclamei – E eu pensando que eles viviam em um trailer, ou em cima de uma àrvore!
- Aurora sempre morou aqui, e Gabriel faz visitas ocasionais. Lorde Netherby só ficou sabendo que tinha um filho quando Gabriel tinha onze anos. È um garoto lindo, embora não tenha herdado toda a beleza da mãe.
- Aurora me convidou para um chá amanhã. – falei. – Acho Gabriel maravilhoso.
- Ótimo, querida; mas acho que você deveria se envolver com pessoas da sua idade. Por que não vai conhecer o clube da juventude? Abre toda segunda feira a noite. Você podia dar uma passada por lá não vai me incomodar.
Dei uma resposta qualquer. Não conseguia assimilar o que Ava dissera. Estava ocupada demais, tentando enfiar na minha cabeça o fato de que o Garoto Sarado era Gabriel, filho de lorde Netherby.
Eu tinha visto programas de televisão sobre aristocracia, alem de uma infinidade de fotos de figurões em revistas, mas Gabriel não se parecia com nenhum deles.
Era tão desleixado... Imagino que quem tem dinheiro a rodo não precisa se preocupar com a aparência. Mas então pensei outra coisa:
Que roupa usar quando se vai tomar chá com um lorde?
Ava fez outro café com leite, mas antes que pudesse tomá-lo, dormiu no sofá e começou a roncar. Relaxada assim, ela parecia bem mais jovem. Decidi que a partir daquele momento eu iria prestar mais atenção ao que ela dizia.
O som de uma chave girando na fechadura me assustou. Eu não esperava Sarah
antes de um ou dois dias, mas nunca se sabia direito o que ela faria.
- Estamos aqui! – gritei.
- E quem são vocês, exatamente? – respondeu uma voz de homem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Soul Love
RomanceJenna não quer trair os amigos e não revelará o que se esconde por trás de sua expulsão do colégio, assumindo toda a culpa sozinha. Como castigo sua mãe a levou para passar algum tempo com uma tia numa tediosa cidadezinha do interior. É lá que Jenn...