15 de Setembro
Querido Diário,
hoje é meu primeiro dia de aula. Já faz algumas semanas que me mudei pra Itália, porque antes vivia no Brasil. Eu nunca na vida tive essa experiência. Sobre minha família, a da parte de mãe é da Itália e da parte do meu pai, do Brasil.
Meus pais,quando se conheceram, eles estavam em Veneza. Meu pai, Mário, sabia um pouquinho do idioma, mas aprendeu melhor com minha mãe, Olívia, enquanto namoravam. Três anos de namoro se passaram, quando finalmente se casaram. Depois tiveram a mim e logo após sete anos, nasceu meu irmão, Thiago.
Enfim, estamos aqui, organizando tudo para morar junto com meus avós, que foi o motivo da nossa mudança de país. Eles precisavam da gente, e como minha mãe passou anos sem os ver, queria ter esse tempo com eles. Meu pai concordou, depois de muito esforço. Ele tinha muito planos de vida lá na nossa cidade, e agora,teria que reconstruir tudo do começo.
O que eu acho sobre morar aqui? Boa pergunta. Eu não faço ideia. Meu coração está partido, um permaneceu em São Paulo e agora, terá que permanecer aqui também.
Meus pais não sabiam como me acalmar, pois eu estava muito triste e pensativa. Então, um dia, você apareceu. Meu Querido Diário. Com certeza, muitas folhas serão preenchidas, se eu tiver paciência. Mas por enquanto, estou gostando de escrever pra você. O Diário não era meu, era da minha avó, que com a mesma idade minha, escrevia. Eu guardei as folhas escritas por ela dentro de um baú. Vou ler depois.
Faz exatamente 2 semanas que estamos aqui...
Nunca que eu ia pensar que o lugar onde passava as férias poucas vezes para ver minha família, seria meu lar por um ano.
Estou nervosa e não sei bem como as pessoas italianas da minha sala vão pensar de mim. Ainda bem que não vou ficar aqui por tanto tempo.
.....
7:55 da manhã. Eu deveria estar lá às 8:20. Lá no Brasil ficamos até o meio dia. Aqui nós ficamos até 4:20 da tarde!! Meu Deus!! Eu não sei como as pessoas aguentam!
Ok. Chegou a hora. Minha mãe pediu pra eu entrar no carro do meu tio, porque estávamos muito atrasados. Entrei depressa e mandei um beijo na minha mãe. Meu tio tava do meu lado.
- Não se preocupa, meu amor! Vai dar tudo certo! Se cuida!- disse minha mãe toda contente.
Contente só ela! Saudades das minhas amigas! Confesso que a duração da escola de lá é bem melhor que aqui!!
Já estávamos a caminho. Meu tio pôs uma música de rock e começou a cantar que nem criança.
Antes eu até cantava com ele. Mas de tão nervosa que eu estava, preferi ficar quieta!..8:10... estávamos chegando mas o trânsito não perdoava...
8:19.. Meu coração ia sair pela garganta!!Enfim chegamos. Meu tio estacionou perto da porta. 8:20 certinho! Saí do carro, com muita pressa, sem me preocupar de despedir do meu tio! Corri, subi as escadas e antes de mais nada, parei.. Fiquei perdida naquela hora! De repente, senti alguém tocar meu ombro.
- Você é Laura Deda?
- Sim!
- Sou a diretora da escola!- falou.Estou traduzindo pra você, porque eles falam em italiano.
A diretora era muito estranha. É muito engraçado descrevê-la. Nariz de tucano,cabelos de bruxa e um corpo de girafa. Uma boa caricatura podia fazer!
- Diretora, eu não sei bem o número da minha sala...
-É por isso que eu vim aqui! Por favor, siga-me.
Ela me acompanhou até um corredor onde só tinha portas de salas, até que a diretora parou na frente de uma porta.
- Aqui tem os nomes de todos os alunos! Por aqui!
-Obrigada. Ah, desculpa, essa é a minha sala?- falei só para confirmar.
Ela apenas acenou com a cabeça e mandou eu entrar. Abri a porta, tremendo da cabeça aos pés. Era oitavo ano. Nós de preferência no Brasil, começamos nossa escola em fevereiro. Aqui é bem diferente.
Eu não me lembro do que aconteceu depois de eu abrir a porta. Só lembro que era uma enorme sala, onde tinham vários alunos sentados me olhando. Claro, eu olhei pra outro lado só pra não ficar estranho aquele clima.
Todos estavam ainda me olhando. A professora que já estava na sala, ela se levantou da cadeira onde estava sentada, e veio até a mim.
- Olá! Você deve ser aluna nova! Venha aqui em frente e diga o seu nome para toda a turma! Ah, meu nome é Lucia! Prazer!
-Prazer- falei tímida.
Dessa vez eu tive que olhar pra todo mundo! Ao menos falar meu nome, é normal né?
-Meu nome é Laura Deda. A maioria da minha família é italiana, menos eu que nasci em São Paulo. Uma cidade do Brasil. Tenho 12 anos e vou fazer treze semana que vem.Depois de falar tudo o que devia, todos ficaram conversando baixinho. Acho que era sobre mim, porque ouvi meu nome no meio da multidão.
- Eu acho que as pessoas ficaram curiosas! Você sendo brasileira, porém morando aqui! Conte para nós! O que você está achando de viver aqui e estudar aqui?
Ah, não. Não gosto de ser perguntada! Ainda mais, sou tão tímida, que eles vão desistir de me ouvir tentar falar!
- Bom... er... eu...
-Não se preocupa! Nós todos somos como uma família! Se quiser pode falar! Senão... Vai deixar todo mundo curioso. - ela começou a rir de um jeito tão espontâneo que o resto da sala começou a fazer o mesmo.
Eu ri um pouquinho também. Nada demais...
Sem nem entender nada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DIÁRIO DE UMA NOVATA» A Sua Experiência
Teen FictionATENÇÃO: Esse livro está cheio de erros. Pretendo editar o mais rápido possível. Espero que entendam. SINOPSE: Eu nem acredito, que depois de anos vivendo no Brasil, onde eu nasci, onde construí minha vida, onde fiz amizades e paixões, onde havia a...