Origem do nome EUA
Estados Unidos da América era formado por treze colônias governadas por colonizadores ingleses. Após a independência, em 4 de julho de 1776, elas passaram de colônias para estados. A oficialização do nome Estados Unidos (United States) aconteceu em 9 de setembro desse mesmo ano, por determinação do Congresso Continental, órgão legislador na época.
Cada uma das treze colônias - Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia - tinha um "governador-geral" inglês nomeado pelo rei da Inglaterra e uma assembléia legislativa. Com a independência, tudo mudou. "As colônias cortaram os laços com a Inglaterra e instalaram uma república. Porém, a economia do novo país, os Estados Unidos, ainda continuou muito ligada a da inglesa", afirma David Fleischer, professor emérito do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).
É interessante ainda observar que a Revolução Americana serviu de inspiração para a Revolução Francesa, em 1789.
A mudança de colônias para estados foi um marco regulatório bastante complicado, segundo o professor Fleischer. "A primeira carta magna - os artigos da Confederação de 1783 - não deu certo como sistema de governo e os estados procuravam algo que fosse a contento de todos, coisa muito difícil", explica o especialista.
Os problemas eram muitos, pois havia estados pequenos e pobres e outros maiores e mais ricos, e era preciso equilibrar a diferença com uma lei que atendesse a todos. "Eles então se inspiraram no pensador francês Charles de Montesquieu e promoveram a separação dos poderes, criando um congresso, porém deixando poderes e autonomia reservados para os estados-membros", diz o professor.
Nem tudo ficou resolvido. O regime escravocrata continuou nos estados do Sul. "Eles queriam incluir os escravos na contagem da população a fim de calcular a representação desses estados em número de deputados na Câmara, mas os Estados do Norte não concordaram", conta Fleischer. Posteriormente, chegaram a um acordo pelo qual cada escravo seria contado como três quintos (60%) de um homem livre para calcular a representação. "Este problema finalmente foi resolvido com a Guerra Civil americana, que terminou em 1865, quando o Congresso proibiu a escravidão", conclui o professor.
Os Estados Unidos estão entre os países com maior diversidade do mundo, de sua geografia à composição demográfica. É impossível falar em uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural.
O fluxo de imigrantes, procedentes das mais remotas regiões do planeta ou das nações limítrofes, tem sido contínuo e constante há 150 anos. Por exemplo, em 2013 viviam por volta de 41,3 milhões de imigrantes nos Estados Unidos , o que representava 13% da população total.
Levando-se em consideração os filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos -os chamados imigrantes de segunda geração- o número chega a 80 milhões, ou, o que é a mesma coisa, um quarto dos 316 milhões de pessoas que moram no país.
A diversidade também se reflete na geografia e no clima . Há paisagens tão díspares quanto Alaska, o deserto do Arizona, as cataratas do Niágara na fronteira com o Canadá, as praias da Califórnia, os campos de milho do Midwest ou as cidades mais cosmopolitas do planeta.
Cada canto dos Estados Unidos é único, e isto se reflete nos costumes de seus habitantes. É um dos países com mais festas locais e tradições que podemos encontrar ao redor do mundo. A nível estatal a mais importante é o dia de Ação de Graças, que se celebra na última quinta-feira do mês de novembro e tem sua origem em tradições aborígenes e europeias que comemoravam o final das colheitas e agradeciam os bons resultados.
Atualmente costuma ser comemorado com um banquete com familiares e amigos.
A nível gastronômico, os norte-americanos se destacam por sua escassa dedicação à cozinha . Sua dieta baseia-se, geralmente, em entupir-se de fast food ou pratos pré-cozidos que são preparados em casa em questão de minutos. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, seguido por uma refeição forte ao meio-dia e um jantar leve à base de sopas ou sanduíches à noite.
No entanto, no que diz respeito aos restaurantes, eles contam com uma enorme variedade. A diversidade de sua sociedade faz com que seja possível encontrar uma infinidade de restaurantes étnicos e comer quase qualquer prato em todas as cidades.
Curiosidades sobre a cultura norte-americana, dados curiosos, costumes, cultura, religião e outras informações:
Futebol americano: o esporte mais popular dos EUA
Informações e dados curiosos dos Estados Unidos
- O café da manhã (breakfast) nos Estados Unidos é extremamente calórico. As famílias norte-americanas costumam se alimentar com bacon frito e ovos. Os flocos de milhos (corn flakes) com leite também fazem parte desta refeição;
- O hambúrguer é o tipo de comida mais comum dos Estados Unidos. No churrasco das famílias norte-americanas não pode faltar a carne de hambúrguer. Outros pratos típicos da culinária dos Estados Unidos são: bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e torta de maçã;
- Os Estados Unidos é o país que mais produz filmes, desenhos animados e seriados de TV do mundo;
- O principal feriado nacional dos EUA é o 4 de julho (Dia da Independência), data em que os norte-americanos celebram a separação das Treze Colônias do Império Britânico. Outro feriado muito tradicional na cultura dos EUA é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), em que os norte-americanos agradecem a Deus as bênçãos e dádivas;
- O ponto mais alto do território dos Estados Unidos é o Monte McKinley com 6.194 metros (no estado do Alasca);
- Os Estados Unidos possuem a economia mais rica do mundo (maior PIB);
- Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternaram na presidência da República desde 1853: O Partido Republicano e o Partido Democrata;
- Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência da República em toda história dos EUA;
- Os esportes favoritos dos norte-americanos são o futebol americano, o beisebol e o basquete, sendo o primeiro o mais popular no país;
- Os Estados Unidos tem uma das populações mais obesas do mundo, graças a alimentação rica em açúcar e gorduras, que são muito comuns no país;
- A cidade mais populosa dos Estados Unidos é Nova Iorque com 8,1 milhões de habitantes (Censo 2010);
- A menor cidade dos EUA é Buford, situada no estado do Wyoming. A micro-cidade possui apenas 1 morador.
- O Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos (cerca de 52%);
- A pena de morte (pena capital) ainda está em vigor, para determinados tipos de crimes, em 36 estados norte-americanos.
- Os Estados Unidos é o país que mais investe na área militar, sendo que possui o maior poder bélico do mundo;
- A moeda dos Estados Unidos, o dólar, é a mais utilizada nas relações financeiras e comerciais em todo mundo;
- Nos Estados Unidos é muito comum os filhos, ao entrarem na universidade, saírem da casa dos pais. Isso ocorre, pois no sistema universitário norte-americano os alunos, quase sempre, vão estudar em universidades distantes de casa (outras cidades ou estados).
- Terremotos na costa oeste e furacões na costa sudeste e sul são os perigos naturais mais comuns do território norte-americano;
- As férias escolares ocorrem nos meses de julho e agosto. O ano letivo tem início nos últimos dias de agosto ou nos primeiros de setembro, dependendo da instituição educacional;
- Os Estados Unidos da América são compostos por 50 estados;
- Embora seja um dos países mais desenvolvidos do mundo, do ponto de vista tecnológico, o sistema de votação ainda utiliza as cédulas de papel para registrar o voto dos eleitores.
Fonte: wikipédia
Thanks, see ya next chapter.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aprendendo Inglês com James Nungo
Non-Fiction[SINOPSE] Você ama o inglês? você é apaixonado pelo idioma mundial? E quer ajuda para alcançar um nível elevado? - Sim. Então está lendo o material certo, não pare, go on reading e assim descobrirá uma maneira muito divertida de aprender o inglês ju...