- Avó, avó... - Eleonora entra no meu quarto a esboçar um sorriso largo. - Vamos fazer a árvore de Natal. - convida entusiasmada. - Por favorzinho.
Gargalho com a expressão da minha neta, a franja castanha a cobrir a sua testa, os olhos brilhantes e um sorriso enorme juntamente com o seu rosto emboscado faz-me recordar os tempos em que Eleonora tinha quatro anos.
- Vamos lá, meu amor. - digo saindo atrás de uma Eleonora saltitante.
Faltam exatamente três semanas para a minha época favorita do ano. O Natal.
As luzes a enfeitar as portas das casas coloridas de Manarola tornam a vila ainda mais bela do que já é.
O frio não impede que a população saia à rua para fazer as compras do Natal. As ruas estão cheias de crianças saltitantes, de homens e mulheres a andar apressados pela calçada.
Quando chego à sala sou surpreendida por me deparar com um Pinheiro médio no chão, as bolas, fitas e luzes douradas e vermelhas estão por cima do sofá preenchendo todos os lugares disponíveis.
- Foste tu que trouxeste o pinheiro? - pergunto curiosa.
Duvido bastante que Eleonora tivesse força suficiente para carregar um Pinheiro com cerca de 40/50kg para casa.- Fui... - revela. - Pedi ajuda ao Marco. - acrescenta com as bochechas ruborizadas.
— Ao Marco. Entendo. - brinco com a minha neta. — Mãos à obra? - condado com o dedo pronto a carregar no botão do play para dar início às musicas natalícias.
— Mãos à obra. - Eleonora confirma empolgada.
Após uma hora damos a nossa tarefa por terminada. Através da janela da sala constato que as ruas estão cheias de crianças saltitantes, de homens e mulheres a andar pela calçada enquanto observam as vitrines das lojas.
O frio não impede que a população saia à rua para fazer as compras do Natal.
A árvore ficou linda, encantadora, maravilhosa. Seria capaz de passar horas só a olhar para ela.
Sento-me no sofá que agora está desocupado e analiso toda a sala com atenção.
- O teu avô também adorava esta época. - digo com saudade.
- Porque não me contas a tua história avó? - Eleonora senta-se a meu lado e lança-me um olhar suplicante.
- Meu amor, achas que uma velha de 84 anos teria algo de interessante para um livro teu? - retruco calmamente.
- Avó, - a minha neta acomoda-se melhor a meu lado e embrulha as munhas mãos nas suas. - na realidade há algo mais grave que tu ainda não sabes. Eu tenho um contrato assinado com uma editora. - assinto em silencio enquanto Eleonora começa a sua explicação. - Eu terei de apresentar a essa editora um novo livro até Março, se não o fizer serei obrigada a pagar uma multa de 500.000.00€ e ficarei sem editora para os meus livros. - Eleonora funga. - Eu não tenho esse dinheiro, gastei muito no divórcio e o meu casamento era com separação total de bens. Por isso é que preciso urgentemente de criar um novo livro. - termina exasperada e com lágrimas a correrem pelo seu rosto.
- Oh minha neta, eu não sabia disso. - lamento com sinceridade abraçando-a desajeitadamente. - E tu achas que a minha história de vida será suficientemente boa para manter o teu contrato ativo?
- Se é ou não, não sei. Só saberei se tentar. - declara com um pequeno sorriso.
- Está bem, convenceste-me! - digo e Eleonora abraça-me emocionada.
- A sério, avó? - pergunta incrédula. Confirmo em silencio voltando a sentir os seus braços ao redor da minha cintura. - Obrigado, muito obrigado. Quando podemos começar?
- Quando a escritora quiser. - brinco.
- Agora já! - diz com entusiasmo subindo as escadas a correr.
Admito que não estou preparada para contar ao mundo a minha vida, as minhas aventuras, os meus amores, as minhas desilusões.
A minha vida não foi difícil, mas também não foi nada fácil.
Hoje sou uma pessoa aceite pela sociedade, independentemente do meu estilo de vestir ou do meu estilo de vida, mas há um tempo atrás...
Eu fui uma aberração!
Nota da Autora:
1- Para quem quiser entrar no grupo do WhatsApp é favor enviar os vossos números por mensagem privada;
2- Partilhem, votem, comentem os capítulos e a minha pagina do facebook "Ema Neves - Autora", não custa nada e estão a deixar uma escritora demasiado feliz.
3- Como avisei no grupo do WhatsApp estipulei um dia para as atualizações de ODDP, e o dia será nas terças-feiras.
4- Sejam felizes!
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Despertar do Passado
RomanceClara e Benito de Luca, um casal que durante toda a sua vida supera as mais variadas adversidades que lhe aparece à frente. Quando Benito morre vitima de ataque cardíaco, Clara vê-se completamente sozinha, mas tudo muda com a visita repentina da sua...