25 de Dezembro de 2017 Narrado por Clara
Hoje o dia acordou cinzento, tal e qual como o meu estado de espirito. As minhas responsabilidades de matriarca da família obrigam-me a levantar da cama que se encontra quentinha graças à bolsa de água quente que outrora estava ao fundo da cama. levantar de facto é algo que não tenho qualquer tipo de vontade, porém muito contrariada levanto-me e começo a preparar-me para mais um dia.
Antes de sair do quarto e já devidamente arranjada sento-me em frente à Secretária próxima à janela, pego na caneta de tinta azul e numa resma de folhas brancas E termino o que já deveria ter terminado há bastante tempo, acabo de contar a minha história e a de Benito para que a minha neta possa concluir o seu trabalho.
"Meu Amor, eu prometi vou cumprir!" - Comece por escrever na folha lisa – "após o incidente com a tua bisavó, o Benito fugiu comigo. Ele sabia que tudo o que acontecera tinha o nome do meu pai como responsável. Fugimos para perto de Sicília. Irónico, não é? Há um ditado bastante antigo que diz: "se não os consegues vencer, junta-te a eles" e foi isso mesmo que nós fizemos. Durante 2 anos vivemos perto do meu pai, não nos escondemos, vivemos normalmente na casa que fora dos meus sogros, éramos um casal recém casado, apaixonadíssimos um pelo outro, até ao dia em que o teu bisavô nos encontrou. Durante um ano inteiro eu fiquei sozinha, após o enorme confronto entre o bonito e o meu pai, onde o meu pai ganhou, o Benito rendeu-se e foi preso novamente na máfia para que nada me atingisse e assim a minha vida foi poupada. Sim, nem tudo foi um mar de rosas, o meu pai fez-nos muito mal. Após um ano e graças a um amigo que o Benito tinha dentro da máfia, ele conseguiu fugir. O nosso reencontro foi mágico, mágico e rápido. Nós não continuamos a viver no local onde o teu avô foi capturado. Isso e é aí que entra a tribo. O Benito tinha conhecimento que a poucos quilómetros de onde morávamos havia uma tribo hippie acampada e foi para lá que fugimos. Quando chegamos conversamos e explicamos toda a nossa situação e tal como é característico das tribos hippies a senhora mais velha que pertencia à tribo concordou com a nossa permanência lá. E foi o que nos salvou! Aos dois!
Os anos na tribo foram passando e foram dos melhores anos das nossas vidas, percorremos Itália em peso, conhecemos locais incríveis, pessoas fantásticas. Faria tudo novamente!
O amor que ambos sentíamos com o passar do tempo em vez de se desgastar foi fortalecendo (por muito que pareça impossível) e foi assim que nasceu a tua mãe. Ironicamente o meu pai faleceu no dia em que a tua mãe veio ao mundo. E por incrível que pareça esse foi o dia mais feliz da minha vida por os motivos que citei acima.
Passamos mais uns quantos anos com a tribo e é por isso que a tua mãe tem aquele espírito livre que é tão característico dela, sempre foi muito independente, muito senhora do seu nariz, na sua adolescência não valia de nada quando eu o teu avô ralhávamos com ela, mais cedo ou mais tarde ela fazia o que estava no seu sentido.
Até que chegou a altura em que eu e o Benito optamos por acalmar o nosso ritmo de vida, foi aí que compramos esta casa e mudamos para Manarola. Quando soubemos da gravidez da tua mãe, foi o segundo melhor dia da minha vida, foi uma alegria imensa, o Benito chorava imenso, emocionado.
Com a minha tarefa cumprida, posso garantir que chegou a minha hora, a hora em que irei encontrar o amor da minha vida, o meu Benito, o teu avô. Esse é o meu lugar, perto dele!
Quanto a minha partida, nunca te preocupes meu Amor, eu tinha cancro, cancro nos pulmões, esse é o motivo de eu tossir sangue, nunca sofri com esta doença que está tão na moda.
A ti e a tua mãe a única coisa que desejo é tudo de bom, irei estar sempre a olhar por vocês as duas.
A avó ama-te! Um beijo!
Clara de Lucca"
Pouso a caneta assim que termino de escrever, pego na moldura onde se encontra a fotografia do Benito, sorriu sentindo-me completamente em paz. E aos poucos a sensação de paz torna-se mais forte tal como a escuridão que toma conta de mim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Despertar do Passado
RomansaClara e Benito de Luca, um casal que durante toda a sua vida supera as mais variadas adversidades que lhe aparece à frente. Quando Benito morre vitima de ataque cardíaco, Clara vê-se completamente sozinha, mas tudo muda com a visita repentina da sua...