Mal haviam se passado dois dias desde que o Padre O'Connel havia chegado á Elder e ele já era o assunto mais comentado na cidade. De primeira, sua chegada havia causado surpresa entre os habitantes do povoado, que não estavam esperando a notícia de que o Padre Harolds iria se aposentar. Ele estivera cuidando da Igreja de São João a mais de quarenta anos e eles acreditavam que o velho homem tinha forças para aguentar mais uns bons vinte anos ainda. Mas assim que o choque inicial passara, as pessoas logo se animaram e começaram a fazer de tudo para que ele se sentisse bem-vindo, esbanjando gentileza e hospitalidade. O que tornava coisas banais e simples como dar uma volta pelo centro da cidade uma experiência interessante, para dizer o mínimo.
" ─ Padre O'Connel, venha uma tarde dessas até nossa confeitaria e prove a nossa torta de amora! É a melhor torta de todo o Condado do Maine! Será por conta da casa!", uma senhora sorridente disse ao entregar-lhe uma caixinha descartável de isopor com uma fatia enorme de bolo de chocolate;
" ─ Certamente o senhor também vai substituir o Padre Harolds no nosso time de boliche!", um senhor alto e parrudo que aparentemente era o dono da Casa de Ferragens disse dando-lhe um aperto de mão bem forte;
" ─ Nosso bebê vai nascer daqui um mês, ficaríamos honrados se o senhor o batizasse." Um jovem casal simpático disse enquanto ele caminhava pela calçada do centro comercial e ele realmente não sabia se ele devia se sentir feliz por todos terem gostado dele ou assustado por ser alvo de tanta atenção. Nunca em sua vida havia sorrido tanto, cumprimentado tantas pessoas, ou recebido tantos convites para eventos sociais.
A igreja de São João ficava de portas abertas todos os dias, o dia todo, das nove horas da manhã até as seis da tarde, e embora as missas fossem apenas domingo de manhã e sexta-feira á tarde, durante o resto da semana os padres ficavam a disposição de quem quisesse vir fazer uma oração, se confessar, ou até mesmo apenas para conversar.
Havia ainda outros eventos diários e semanais na igreja, como o Terço da Misericórdia, a Novena, a catequese das crianças, os estudos bíblicos, o grupo de jovens, a Liga das Mães (que era um tipo de grupo fechado como um clube, no qual as senhoras distintas de Elder discutiam temas abrangentes e polêmicos como a decoração da rua para o quatro de julho, ou a Festa do Morango). Olhando por esse lado, a igreja era um lugar bem movimentado.
Era quinta feira á tarde, dia da reunião da Liga das Mães. Por isso, várias mulheres estavam reunidas nos primeiros bancos perto da porta do salão. O tema a ser discutido hoje era o rodízio de voluntárias para levar e buscar as crianças na escola. Não que as crianças precisassem de tamanha vigilância, afinal aquela era uma comunidade segura.
Naquele momento, porém, Ethan estava do lado de fora da igreja, ajudando Monty a descarregar a caçamba da caminhonete que estava cheio alimentos que haviam sido doados por um comerciante da cidade que por sua vez seriam doadas aos habitantes mais pobres de Elder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Padre e a Bruxa
Mystery / ThrillerRomance/Misterio/Suspense. Quando Ethan O'Connel, um jovem padre católico, foi designado pela Igreja para ser o novo padre de uma comunidade no interior do Maine, ele não fazia ideia de que sua vida nunca mais seria a mesma. Ele logo descobre que a...