20. Guerra sem fim

8 2 7
                                    

Lila Rose

- Está nervoso?

- Não, tudo sob controle, querida.

Matsso diz isso, mas quando seguro firme suas mãos elas gelam os meios dos meus dedos. Certamente está nervoso.

Estamos quase chegando, de longe já dá pra avistar o palco de anúncios ao ar livre, com suas plataformas prateadas e seus detalhes em vermelho. Mattie mandou bem na decoração de hoje, afinal é um dia importante para todos nós. Principalmente para Matsso.

Quando finalmente chegamos, paramos em frente a entrada de trás do palco e um guarda ajuda Matsso a descer da alta carruagem e Matsso ajuda a mim.

-Consegue colocar o pé aqui no chão? - Ele pergunta preocupado segurando a minha mão direita enquanto apoio a outra mão em seu braço.

- Matsso, eu só estou grávida, não é nenhum tipo de doença, consigo andar.

Ele me encara por alguns segundos com uma expressão imparcial, mas logo a desmancha e me ajuda mesmo assim a chegar em "terra firme".

No mesmo momento em que os guardas e a carruagem se vão, vejo Mattie aparecer animada e deslumbrante em um vestido acinturadíssimo na cor de cobre e a seguindo vem o enorme Marlon como se fosse um guarda. Bem, basicamente agora ele é, mas não quis dizer nesse sentido.

- Tudo certo, Mattie? - Matsso a pergunta.

-Sim, certo. E com você?

- Não poderia estar melhor. - Ele solta um sorrisinho de lado.

Marlon dá um breve beijo na testa de Mattie, nos cumprimenta com a cabeça e sai calmamente se direcionando até a platéia. Seus passos parecem que vão afundar o chão.

- Prontos? - Pergunto para ambos e juntos eles respondem que sim. - Ótimo, vamos.

Dou o sinal para que soem os trompetes para que todos se sentem e saibam que agora começou.


Matsso Nyage

O som dos trompetes faz com que eu fique um pouco nervoso, sinto a barriga se revirar, mas tudo bem, afinal, já passei por coisas bem piores, não é?

Mattie sai do meu lado e do de Lila e sobe com uma postura perfeita no palco. Ela vai começar o seu discurso e logo é a minha deixa para subir no palco também, por isso presto atenção em todos os detalhes de suas palavras, nos acentos e nas vírgulas.

Lila segura a minha mão e logo depois arruma o microfone em meu paletó.

-Os nossos cidadãos gostam de você.

- Eu sei. - digo.

A voz doce de Mattie começa a dizer: "Bem vindos! Obrigada por estarem presentes. Como vocês já sabem é de extrema importância a presença de cada um de vocês aqui hoje. Eu, superior de Laicon me despeço hoje de vocês. E creio que devo dar uma explicação sobre sair tão cedo desse cargo. Mês passado, Marlon me pediu em casamento..."

Nesse momento todos na platéia fazem barulhinhos e comentários. Mas Mattie continua: "... e eu aceitei. Eu poderia sim conciliar vida amorosa com o meu trabalho, mas eu preciso de um tempo. Quero criar uma família e sair de Laicon, não que não seja minha região do coração, mas eu preciso ir para longe um pouco. Espero que me entendam."

E assim Mattie finaliza seu discurso sendo aplaudida por cada pessoa daquela enorme multidão, ela se reverencia, desce do palco e senta ao lado de Marlon na platéia. Lila e eu subimos e me sinto menos nervoso. As palmas não cessam até que Lila diga algumas palavras e então silêncio total. É, certamente é minha vez de falar.

Ordeno, matem-o. Onde histórias criam vida. Descubra agora