Representada pelos praticantes de magia como a Virgem, a Mãe e a anciã, a Deusa Mãe é a fonte de toda a magia, a geradora e a que nutre. Ela é nossa melhor companhia e amiga. Fonte de sabedoria e amor, a Ela é quem nos recorremos em momentos que precisamos de Luz e cuidados especiais. Representada pela Lua, ela esta toda noite olhando por nós e com a ajuda do sol ilumina o caminho dos que estão perdidos. A Lua nunca morre, mas muda de face, por tal motivo a Deusa é conhecida como a Triplice do Renascimento, mudando de face e mostrando a nós sua sabedoria em cada uma delas (veja mais sobre as fases da Lua na Parte III). Representa a colheita e o plantio, pois ela da luz a abundância em nossa vida. Por isto, seu simbolo é o caldeirão, que representa o ventre e o mundo que pode ser gerado a partir dele. O culto a Deusa Mae é mais antigo do que voce pode imaginar. Os povos paleoliticos e neoliticos desconheciam a existencia de uma divindade masculina. Em suas pinturas rupestres, citaçoes referente a Deusa Mae e seu poder constante para ajuda-los é comum.Voce pode não perceber, mas ela esteve em vários lugares na Terra e andou no meio das pessoas para ajuda-los com sua sabedoria. Ela foi Maria segurando o filho Jesus, ela foi a Kali indiana, ou mesmo Pallas na Grécia, veio como Aradia na Italia e continuou fazendo historia como outras figuras espituais em diversas partes do mundo. Seu nome pode veriar, mas sua existencia é inegavel.Apesar de ser a mãe, ela também é a ceifadora. Em sua face anciã ela nos lembra que o dom da vida tem seu preço: a morte. Mas sem temer, a vida é um presente e Ela nos ensina todos os dias a passar pelas batalhas, colhendo os frutos de toda luta na Terra.A Deusa é a mãe de todos os seres vivos e espirituais. Ela criou os deuses, os elementais, a natureza e os seres vivos. Tudo o que acontece passa por Ela. Sem sua permissão nada acontece. Por isto ela é fiandeira, a que tece o futuro.Ela está em tudo e em todos, assim como Deus, sua onisciência esta em nossa alma, na chuva, no vento em seu rosto, nas pedrinhas que constroem as casas, no fogo, na água, na beleza e na feiura. Ela esta em todas e todos somos parte Dela.O culto a Deusa Mae foi por muitos séculos esquecido graças ao patriarcado, mas voltou com uma enorme força com a volta da bruxaria. Muitas bruxas escondidas continuaram o seu culto, mesmo que escondido, e no momento certo a Deusa voltou a tona. Para os praticantes de Bruxaria, todos os Deuses são a Deusa, e quando invocamos qualquer um deles, parte dela é trazido a nós.
Objetos para o Altar: Imagens da Lua Conchas do mar, flores brancas, símbolos da Lua Cheia ou Crescente pintados na cor Prata, um recipiente com leite, uma vela na cor prata (pode ser espiralada ou comum), incenso de aromas suaves como dama da noite. É importante ter um recipiente no centro representando o útero gerador da Deusa e um cálice, para isto, veja o guia de Instrumentos Mágicos: O caldeirão e O Cálice.
Representação: A Lua, a magia, os segredos, o plantio, o destino, o caldeirão, o cálice, o livro das Sombras, o pensamento, o tempo.
Alimentos: As bebidas e alimentos da Lua são grãos brancos, mel, pão, bolacha, bolos brancos ou com cobertura branca, biscoitos de leite, frutas não cítricas como maças e peras.
Roupas: Brancas ou Pratas.
Horário: O Dia todo.
Na casa: Sempre ter plantas bem cuidadas, enfeites na cor prata e símbolos de animais e luas.
Você também pode sempre acender essências para a Deusa Mãe. Em muitas casas de magia você encontra elas e incensos próprios para a Lua. É bom também o altar pegar um pouquinho da Luz Lunar, mas se não for possível, um espelho que reflita ou uma imagem da Lua previamente encantada já é o suficiente. Veja como fazer:
Ritual para Prender o Poder Lunar
Ingredientes:
1 Espelho Virgem - ou
1 Objeto na cor prata em forma de Lua Crescente ou Cheia
Sal GrossoÁgua mineral
Na primeira noite de Lua Cheia, sente-se com as pernas sem se cruzar (passando uma sobre a outra) e evoque a Deusa (oração mais a baixo). Jogue um pouco de Sal grosso no objeto escolhido e respire profundamente. Diga:
"Deusa da Lua, eu lhe peço, que doe um pouco de poder para meu objeto, para que a partir de hoje ele seja um alicerce em meu altar sempre que eu precisar lhe chamar"
Jogue a água para tirar o sal e então deixe o espelho ali para pegar a energia lunas. Retire o espelho quase ao amanhecer, antes do Sol nascer, por volta de 4 da manhã. Se não puder fazer isto, retire depois de três horas pegando o poder.
Oração à Deusa Mãe
"Oh Crescente dos Céus estrelados
Oh Florida das planícies férteis,
Oh Fluente dos Sussurros dos Oceanos.Oh abençoada da chuva suave.
Ouça meu canto dentre as pedras erguidas,
Abra-me para sua luz mística,Desperte-me para suas tonalidades prateadas,
E esteja comigo em meu rito (oração) sagrado (a)."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wicca - Guia para o praticante de magia no Brasil
SpiritualDe forma irreverente e clara, o autor aborda a questão da magia no Brasil em dez partes, fazendo com que o leitor conheça a verdadeira face da magia: a face do amor, do equilíbrio e da mudança. Um livro repleto de informações para leigos, inic...