Um espaço sagrado
Uma vez eu mudei minha forma de ver a vida quando uma xamã me disse que todos temos nosso altar pessoal dentro da gente, que nosso corpo era na verdade um grande pilar e nossa cabeça era o altar que deveríamos sempre manter limpo e saudável para a divindade. Eu amei ouvir isto, pois mudou minha forma de pensar sobre as coisas. Descobri que onde quer que eu vá, meu altar esta comigo, e mesmo que eu tenha um altar fixo em minha casa, se um dia eu precisar de viajar e não puder leva-lo comigo, eu o alcançaria com minha mente. O altar é muito importante para um praticante de magia. É nele que você vai aterrar toda sua magia e vai abrir o caminho entre você e a divindade. Cada pedacinho dele representa uma parte de si e da divindade, completando um todo. Como a xama me disse, você antes de tudo é o seu altar. Seu corpo é constituído pelos cinco elementos. A água em seu sangue, a firmeza da terra em seus ossos, o calor do fogo, o ar entrando e saindo de seus pulmões, e o espirito. Assim, seu altar deve sempre estar bem cuidado, tanto o de alma, quanto o físico. Na sessão de instrumentos mágicos, vimos que alguns deles ficam dispostos no altar. Tirando a vassoura, todos os instrumentos podem ficar sobre o altar, dispostos em seu ponto cardeal referente ao seu elemento. Mas como devemos montar? Quais pontos são estes?
Montando o seu Altar
O altar deve ficar virado para o norte, onde a torre da vida se encontra. Ele deve ser forrado, em dias normais, com pano preto, e em eventuais Rituais Sazonais com as cores que representam aquele ritual. Em épocas sazonais ele também pode ganhar um item representando o ritual em si como trigo ou bonecas montadas em anos anteriores. Ele deve ter espaço para dispor de todos os seus instrumentos, mas não tem uma obrigatoriedade do que ele deve ser. Pode ser um criado mudo, uma mesa, um altar improvisado no chão, tanto faz. Ele só precisa de manutenção constante. Você deve tirar a poeira dele e afastar moradores como aranhas e outros insetos (não precisa matar, é só tirar eles de lá). Não tem um local obrigatório também, o meu fica no nosso quarto, me sinto mais seguro a noite sabendo que estou protegido pelas torres. Mas pode ser que prefira o seu na sala ou no corredor com o espelho pendurado que passou por gerações pela sua família. É importante apenas que, em caso de uma farrinha em sua casa ele fique inteiro, já que possui itens que podem quebrar facilmente, como o cálice (eu já troquei três vezes ou mais, tenho cachorrinhos).
Os Pontos Cardeais e o Altar.
Norte: Torre da TerraAqui ficará a vela branca no ponto central. A direita ficará a vela representando a Deusa e a esquerda a do Deus. Em frente da vela branca, coloque o pentáculo e cristais, representando a Terra. A vela branca serve para mostrar o caminho aos seres de luz quando o ritual começa. Não é obrigatória.Leste: A torre do ArAqui fica a varinha, incensário e sino magico. Se tiver alguma mância, como tarô, runa ou pêndulos, que ame e quer sempre a vista, pode por aqui também.Sul: A torre do FogoAqui você deve deixar o athame e uma vela de cor vermelha, pequena. Ela não sera acesa, é só representando o elemento fogo. Enxofre também pode ser colocado em um vidrinho e deixado aqui.Oeste: A torre da águaO cálice deve ser disposto neste local, cheio de água que deverá ser trocada regularmente. Se você tiver uma poção que precise de energia por um tempo, pode deixar aqui também. Conchas representando o mar também são bem vindas.
Basicamente, esta é a montagem de um altar, mas não existe nenhuma obrigatoriedade ou forma errada de monta-lo. Use seu coração e coloque o que amar sobre ele, a Deusa sempre vai achar um espaço para tudo o que você ama.
Depois disto, é necessário consagra-lo. Para isto, use o encantamento abaixo:
Consagrando o altar
Ingredientes
Uma vela Branca
Um incenso
Sal Grosso
Cálice com água mineral
Em uma noite de lua cheia, monte o altar e coloque cada material em seu ponto cardeal respectivo: vela no sul, sal no norte, água no oeste e incenso no leste. Chame a Deusa e o Deus com a oração disposta no final deste livro. Faça uma reverencia e diga:
Eu __________, dou boas vindas a Deusa e ao Deus e peço com carinho que reconheçam meu espaço ritual.
Agora acenda a vela e diga
Que o fogo possa aquecer este altar, trazendo sempre amor ao seu redor.
Acenda o incenso e gire três vezes em sentido horário ao redor do altar, dizendo:
Que o ar possa abrir seus portais e levar cada palavra aqui ditada ao plano espiritual
Pegue o pote com sal e salpique em sentido horário sobre o altar, dizendo:
Purificado seja pelo sal das eras.Salpique água do cálice com a ajuda dos dedos, dizendo:
Abençoado seja pela água sagrada.
Levante-se se não estiver de pé e abra os braços para a Deusa e para o Deus, e diga:
Este agora é um altar sagradoUm canto de conforto e trabalho magicoQue seja abençoado pela Deusa Mãe e pelo Deus PaiE seja espaço para toda a magia e mistérios.Assim seja!
Imagine a Deusa e o Deus abençoando seu altar com uma luz branca. Apague a vela e deixe o incenso queimar. No outro dia, limpe o sal e troque a água do cálice. Agora, seu espaço sagrado esta pronto, e sera seu cantinho de contato com a Deusa e o Deus, com os deuses e elementais, com os espíritos e mentores.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Wicca - Guia para o praticante de magia no Brasil
SpiritualDe forma irreverente e clara, o autor aborda a questão da magia no Brasil em dez partes, fazendo com que o leitor conheça a verdadeira face da magia: a face do amor, do equilíbrio e da mudança. Um livro repleto de informações para leigos, inic...