Um homem andava calmamente pelas ruas de um bairro. Sobre os ombros carregava um tipo de mochila que ia até a cintura.
- Olá, moço! O que o senhor tem aí dentro dessa sacola? - perguntou um menino que brincava na rua.
- Tenho um monte de coisas - respondeu o homem. - Você mora aqui por perto? Sua mãe, ela está em casa? Tenho sabão para roupas... quem sabe ela queira comprar alguns. São de ótima qualidade!
O garoto saiu correndo para sua casa que ficava quase no fim da rua. Entrou apressado chamando pela mãe que, em seguida, apareceu na porta.
- Olá! - falou o estranho com um sorriso. - Seu filho é muito simpático - disse ele levantando um pouco a boina. - Será que a senhora teria um copo com água? Estou com muita sede.
- Claro que sim. Espere um minuto.
Ao voltar com a água a mulher levou um susto ao ver o homem de pé em sua sala, ele segurava um dos vários porta-retratos espalhados pelo lugar.
- Seu filho? - perguntou ele, colocando a foto no lugar e pegando em seguida o copo com água.
- Sim. Mas... faz anos que ele sumiu - respondeu a mãe com a voz embargada. - Não só ele, outros garotos também desapareceram e...
- E nunca deram algum sinal de que estão vivos? - descontinuou o homem.
Ela assentiu com a cabeça.
- Me desculpe - disse ela, levando a mão até o rosto, limpando uma lágrima.
O homem olhou fixo para a mulher que parecia que ia cair aos prantos.
- E se ele voltasse para casa, o que a senhora ia fazer? - indagou o homem, andando até a sua sacola que estava no chão, perto da porta.
A mulher sentiu a mão trêmula e, balbuciando falou o nome do filho.
- To-bi-as?
O homem parou em meio passo se virando para a mulher, que não conseguia mais conter as lágrimas.
- Não, não senhora... Sinto muito - disse ele. - Mas seria uma grande surpresa, não seria? Eu ser seu filho desaparecido.
Sem saber o porquê, a mulher soltou um leve sorriso, talvez pelo constrangimento que o fez passar.
- A senhora ainda vai querer comprar algumas pedras de sabão? Essas são especiais!
- Ah, minha nossa. Eu aqui falando bobagens e o senhor querendo vender a sua mercadoria. Sim. Vou querer dois pacotes.
- Muito obrigado pela água. - agradeceu o homem passando pela porta.
- Me desculpe pelo que falei lá dent...
- Tudo bem - interrompeu ele. - Sei que não é fácil para a senhora suportar a perda de um filho. Bom, agora tenho que ir. Aproveite bem essas pedras de sabão. Como já disse, são especiais - concluiu ele dando um sorriso amigável.
A mulher voltou para dentro de casa colocando os dois pacotes de sabão no armário. Em seguida saiu para chamar o filho que brincava na rua.
Do portão ela observou o homem que conversava com ele e com outro menino.
- O que vocês estavam conversando? - perguntou ela, assim que o garoto passou correndo portão adentro.
- Nada. É que o Guga estava indo embora e aquele homem perguntou se podia acompanha-lo até em casa.
No dia seguinte quando preparava a máquina para lavar as roupas, a mulher abriu o armário e sentiu um aperto no peito ao ler o nome que estava impresso na embalagem do sabão em barra. Com as mãos trêmulas pegou o pacote e sentou-se no chão com as pernas encolhidas. Ó Deus - balbuciou ela, então começou a chorar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bem-vindo à Escuridão - Contos
Cerita PendekQuando a Escuridão chega não há nada que possamos fazer para que nossos medos se tornem reais. Muitas vezes estamos aprisionados a eles da forma mais íntima e comprometedora. Em meio a Casa em Árvores, Fotos antigas, Objetos... Sendo a força da Natu...