Isto não é uma carta de amor.

190 14 2
                                    

Já faz um ano desde o amargo sofrimento do qual senti ao escrever todos os versos que compõem este livro. Hoje, ao ler estas cartas desesperadas de um coração partido, não consegui ver sentido em sequer uma palavra que usei.

Não sei com que propósito você abriu este livro e o que foi tão forte para te manter aqui até o fim, mas eu, a princípio, agradeço.

Eu devo dizer que toda a angústia que eu sentia, desde os segundos até os meses, foram semelhantes a um vazio, um vazio que só sentem aqueles cujo a esperança foi tomada. Costumo dizer que a segunda desilusão amorosa é sempre pior do que a primeira, pois é na segunda que suas esperanças se restauram e quando são destruídas, você cai. Minha queda gerou estes versos dos quais eu os mostrei a fim de encontrar pessoas que se identifiquem com o meu sofrimento e que, de certa forma, poderiam me entender.

Se você é uma dessas pessoas, eu devo dizer que toda esta angústia que sente, assim como todas as outras que já sentiu, passará. Nada dura pra sempre, com esta insuportável saudade que sente certamente não seria diferente.

Quando escrevi estes versos estava há meses em tristeza. Cinco meses, para ser exata. Sabia, todos os dias pela manhã, a exata quantia de tempo que havia se passado desde o tão assustador "adeus". Dizia temer os estragos dos anos, mas eu sou obrigada a dizer que foram os anos que trouxeram paz para meu coração. Eu não sei ao certo dizer há quanto tempo estou longe daquele que me partiu o coração, faz tanto tempo que sequer consigo me lembrar.

Toda a dor, toda a saudade, todas as lembranças, tudo perdeu o sentido. Ao ler estes versos, não os entendi.  Podia sentir meu sofrimento retratado mas não o entendia, não entendia mais. Toda a dor e o alguém que a causou já não fazem mais sentido para mim, e Deus sabe o quão grata eu sou por tudo isso.

Esses longos dias que juntos formaram as semanas, que formaram os meses que então deram forma aos anos, me deram convicção pra dizer que todo este sentimento que vos assombra, um dia, perderá o sentido. Exatamente como o que acontece quando você diz uma palavra repetidas vezes: ela parece perder até o propósito com o qual foi criada de tão "sem sentido" que se torna. O mesmo acontecerá com a tua angústia: de tanto martelar teu coração, se tornará algo com o qual você se acostumará, e quando você se acostumar não fará mais efeito algum em você, e então, irá embora. Toda a saudade, todas as lembranças e momentos, toda a dor e a tristeza, todo o amor que você depositou em alguém que não pôde fazer bom uso irá embora, e no lugar disso, vem a paz.

Eu estou em paz.
Espero que você também fique.

Uma Saudade SuaOnde histórias criam vida. Descubra agora