Existe hoje no Brasil um número maior de linhas de telefonia celular do que de linhas de telefonia fixa. O celular é parte integrante de como interagimos nos dias atuais. Usamos o celular como despertador, como comunicar de envio de mensagens instantâneas, como câmera fotográfica, usamos para acessar o banco, usamos para ver filmes, usamos para ler livros, usamos para entrar em contato com os amigos. O fato do smartphone ter se tornado tão popular é exatamente devido a esta versatilidade, e o que permite toda essa versatilidade do aparelho celular são os aplicativos desenvolvidos.
Sem os aplicativos o celular não teria se tornado tão "viciante". A facilidade de conseguir resolver tudo com a palma de nossas mãos nos deixa cada vez mais dependentes dessa tecnologia. Se por um lado aumenta a dependência dos aplicativos para resolver situações do nosso dia a dia, por outro lado existem pessoas faturando milhares de milhões de reais com o desenvolvimento de aplicativos.
Vou separar em dois grupos os aplicativos: Aqueles que são fruto de um modelo de negócio inovador (startup); e aqueles que trazem uma solução simples.
O primeiro tipo são aqueles que mudam a forma como fazemos as coisas. Mais do que um aplicativo, eles são modelos de negócios que podem se tornar muito lucrativos. Quando pensamos em Uber por exemplo, mais do que um aplicativo, ele é um conceito que permite toda pessoa começar a empreender utilizando seu próprio carro. Além disso ele resolve um problema que é os altos valores cobrados pelas corridas de táxi. O aplicativo é uma plataforma que sustenta um modelo de negócios maior.
Os outros aplicativos e menos populares são aqueles criados para resolver um problema de uma pessoa ou empresa. A grande maioria dos aplicativos são desse tipo. É um aplicativo que ajuda você a escanear um documento, um aplicativo para você estudar inglês, um aplicativo para te ajudar a controlar seus gastos mensais, um aplicativo que serve como guia para praticar exercícios físicos. Cada necessidade pode gerar um aplicativo.
Ganhos: Os aplicativos do primeiro tipo - Uber, 99táxi, Instagram, Nubank - São aplicativos que tem potencial para transformar-se em um negócio bilionário, mas envolve altos investimentos e mudança cultural por parte dos usuários, o que pode levar muitos anos para começar a gerar alguma renda positiva. Os de segundo tipo são menos rentáveis, porém mais acessíveis para você começar seu empreendimento. Ao invés de dizer aqui que você pode criar um aplicativo e ganhar milhões por ele, vou dizer que você pode criar vários aplicativos e remunerar na casa de alguns milhares de reais com eles. Ao invés de pensar em um novo modelo de negócio, nessa área você pode contatar empresas e profissionais liberais e vender seus serviços para eles. Criar um aplicativo para a farmácia do bairro, para o médico ou advogado. Existem inúmeros de potenciais clientes na sua cidade, além destes clientes você tem toda a internet para oferecer seus serviços. Outra forma de rentabilizar nessa área é criar um aplicativo e vender nas lojas da Apple e Google Play. Uma terceira forma de obter renda com aplicativos é disponibilizar gratuitamente para download e inserir propagandas.
Investimento: Se você for criar seus aplicativos no Visual Studio, primeiro precisa adquirir a licença de uso com a Microsoft. Se quer ingressar nessa área, mas não tem experiência com programação de aplicativos, você pode encontrar cursos como "Criando aplicativos do zero e fácil", clicando no link abaixo. O investimento em aprendizado do curso sai pelo valor de R$497.
https://go.hotmart.com/S10424354O
VOCÊ ESTÁ LENDO
25 ideias para começar um empreendimento Mesmo com pouco tempo e dinheiro
Non-FictionComo encontrar um renda extra que funciona? Como conseguir um rendimento para realizar meus sonhos? Como escolher um negócio que tenha potencial de crescimento? 25 ideias para começar um empreendimento é uma resposta para estas perguntas. Serão apre...