#19 Encadernação artesanal

4 0 0
                                    

O mercado livreiro tradicional está em crise em todo o mundo. As compras nas lojas tradicionais estão sendo substituídas pelas compras online, que oferecem melhor preço. Se antes a demora para receber o livro ao se fazer uma compra online era um ponto negativo, cada vez mais as lojas online encurtam o prazo de entrega e disponibilizam versos digital da obra comprada para você iniciar a leitura até chegar o material impresso. O online invadiu o mercado editorial e colocou em 'xeque" a forma de atuar das grandes livrarias tradicionais.

Olhando esse cenário é contra intuitivo imaginar que com a tecnologia versões de livros digitais, preços cada vez mais baixos, fazer livros artesanalmente possa ser uma saída.

Não imaginava que o mercado de trabalho artesanal de livros pudesse gerar bons resultados nos dias de hoje, até me deparar com o crescimento deste mercado na itália. Em Florença por exemplo existem cursos de encadernação artesanal com preços que variam de 800 euros até 3050 euros. O livro mais caro do mundo, "Michelangelo, La Dotta Mano", é de uma editora italiana e foram produzidos 99 cópias e negociadas a um valor de 100 mil euros. Quando escrevo estas linhas isso representa quase meio milhão de reais por livro, e todas as 99 cópias foram vendidas, um negócio de quase 10 milhões de euros.

Investimento: no Brasil existem trabalhos artesanais mais baratos e cursos também mais acessíveis. é possível por exemplo realizar um curso de encadernação artesanal na "Arte com papel" pelo valor de R$149. Para saber mais consulte o site da empresa.  https://go.hotmart.com/V10447128D

25 ideias para começar um empreendimento  Mesmo com pouco tempo e dinheiroOnde histórias criam vida. Descubra agora