Não se culpe por não ter conseguido uma bolsa naquela universidade, muito menos de não começar algum curso agora. A gente é muito novo para uma decisão tão responsável: o que você quer fazer pro resto da sua vida? Eu não sei, você sabe?
Tudo bem começar um curso que você achava o certo e abandonar tudo faltando tão pouco para a graduação. O que era certo para o seu eu de 17, 18 anos, talvez não seja agora. Você amadurece, passa a ver a vida de um outro jeito.
Tudo bem você não querer fazer um curso superior e ficar apenas no técnico. É uma escolha e não deixa de ser sábia, porque a busca pelo conhecimento é um dos atos mais admiráveis.
Tudo bem você adiar a ida para a universidade logo após o ensino médio. Tudo bem começar um curso com 20 e tantos anos ou 30 e tantos, você não está perdendo tempo. Nada nessa vida que é pra nós mesmos é perda de tempo.
Tudo bem você tentar o vestibular diversas vezes para um determinado curso. Só não se deixe abalar. Todo esforço é recompensado.
Mas nunca, JAMAIS deixe alguém menosprezar você por suas escolhas, muito menos decidir por você. Se não quer fazer medicina e quer ser biólogo, administrador, professor, engenheiro… que mal tem? É uma carga de conhecimento imensurável e toda profissão é digna. Se para aqueles teu curso não vai dar retorno financeiro algum, tudo isso só se sabe vivendo. Não deixe de viver um sonho seu para tentar viver o dos outros. Respeite seu tempo, seu limite. É uma vida longa e toda carga emocional quem carrega é você.
O importante nessa vida não é agradar ninguém, mas ser feliz. Se suas escolhas poderão te fazer bem, então não é errado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐭𝐞𝐦 𝐚𝐧𝐬𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞
Humor𝘌𝘴𝘱𝘦𝘳𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘴𝘴𝘦𝘴 𝘵𝘦𝘹𝘵𝘰𝘴 𝘵𝘦 𝘢𝘫𝘶𝘥𝘦 𝘯𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘦𝘫𝘢 𝘶𝘮 𝘱𝘰𝘶𝘤𝘰.