9

5 1 2
                                    

Sinais e indícios

Não sei como, mas parece que estou sempre a escrever a meu respeito. Tenciono sempre escrever a respeito de outras pessoas e procuro pensar em mim o menos possível e estou certa de que, quando me descubro entrando de novo na história, fico realmente vexada e digo: "Minha querida, não quero que sejas uma criaturinha aborrecida!" Mas é tudo inútil. Espero que qualquer leitor desta história compreenderá que, se estas páginas contêm muita coisa a meu respeito, só posso supor que isso se deva ao fato de ter eu realmente alguma parte nelas, e não posso estar delas ausente.

Minha querida amiga e eu líamos juntas, costurávamos, estudávamos piano; encontrávamos tanta coisa em que ocupar nosso tempo, que os dias de inverno voaram por nós como pássaros de asas brilhantes. Geralmente de tarde, e sempre de noite, Ricardo fazia-nos companhia. Conquanto fosse ele uma das criaturas mais irrequietas do mundo, mostrava-se muito amante da nossa companhia.

Estava muito, muitíssimo apaixonado pela minha querida Ada. Assim pensava e achei melhor dizê-lo imediatamente. Nunca antes vira jovens apaixonados, mas descobri bem cedo que eles o estavam. Não podia dizer isso, sem dúvida, ou mostrar que já o havia percebido. Pelo contrário, mostrava-me tão reservada e costumava parecer tão indiferente, que muitas vezes considerava comigo mesma, quando sentada a costurar, se não me estava tornando uma fingida.

Mas não havia jeito. O que me cumpria fazer era ficar quieta, e fiquei quieta como um camundongo. Eles também estavam quietinhos como camundongos, até onde é possível afirmá-lo. Mas a maneira inocente com que confiavam cada vez mais em mim, à medida que mais e mais se amavam, era tão encantadora, que eu tinha grande dificuldade em não demonstrar quanto aquilo me interessava.

— Nossa querida velhinha é uma dona de casa tão perfeita — costumava Ricardo dizer, vindo ao meu encontro no jardim, de manhã cedo, com sua agradável risada e talvez com um leve toque de rubor — que eu não posso passar sem ela. Antes de começar meu estabanado dia, engolfado naqueles livros e instrumentos, a galopar depois colinas acima e vales abaixo, por toda a região vizinha, como um ladrão de estrada, faz-me tanto bem vir dar um seguro passeio com a nossa confortadora amiguinha, que aqui estou de novo.

— Sabe duma coisa, querida D.ª Durden — dizia Ada de noite, com a cabeça sobre meu ombro e com a luz do fogo a cintilar nos seus olhos pensativos —, não gosto de falar quando subimos para aqui, mas apenas ficar sentada um pouco, pensando, com seu querido rosto junto ao meu, e ouvir o vento e lembrar-me dos pobres marinheiros que andam pelo mar...

Ah! talvez Ricardo viesse a ser marinheiro. Conversávamos agora muitas vezes a esse respeito, e falava-se em satisfazer a inclinação de sua meninice pelo mar. O Sr. Jarndyce havia escrito a um parente da família, um importante Sir Leicester Dedlock, pedindo seu interesse em favor de Ricardo, e Sir Leicester havia respondido de maneira bastante gentil "que se sentiria feliz em favorecer as esperanças do jovem cavalheiro no que estivesse ao seu alcance, embora nada pudesse garantir; e que sua senhora enviava seus cumprimentos ao jovem cavalheiro (a quem, recordava-se perfeitamente, estava ligada por consanguinidade remota) e esperava que ele sempre cumprisse seu dever em qualquer honrada profissão que abraçasse".

— Pelo que compreendo com toda a clareza — disse-me Ricardo —, terei eu mesmo de abrir o meu caminho. Não importa. Muita gente antes de mim teve de fazer isso e o fez. Apenas desejava ter, para começar, o comando de um corsário à vela a fim de raptar o Chanceler e conservá-lo a meia ração, até que dê a sentença em nossa causa. E, se não se apressar, verificará que não tardará a emagrecer!

Com uma vivacidade, uma boa disposição e uma alegria que dificilmente arrefeciam, Ricardo mostrava em seu caráter certa displicência que me tornava perplexa, sobretudo porque ele a entendia, erroneamente e de uma forma bastante estranha, como prudência. Fazia isso parte de todos os seus cálculos referentes a dinheiro, duma maneira singular, e não posso explicar melhormente a coisa senão retrocedendo por um instante ao nosso empréstimo ao Sr. Skimpole.

A Casa Soturna (1870)Onde histórias criam vida. Descubra agora