O céu estava tomado por nuvens escuras. A chuva trouxe uma densa camada de névoa, que aos poucos foi engolindo as ruas amplamente arborizadas de Holden. Por entre a paisagem quase bucólica da Highland Street, a torre de Vermont, em granito rosa e telhado acobreado, ganhava ainda mais destaque. O centenário edifício do Damon Memorial, inaugurado em 1888, abriga a Gale Free Library, o grande orgulho dos munícipes. O prédio foi doado à cidade, no final do século XIX, pelo professor Samuel C. Gale e sua esposa, Susan Damon Gale. Desde então, os grandes investimentos realizados pela própria população fizeram da Gale Library, aquele magnífico prédio de arquitetura romântica no Centro Histórico de Holden, uma das mais importantes bibliotecas públicas da Nova Inglaterra, com destaque especial no Registro Nacional de Locais Históricos dos Estados Unidos da América. Catherine Thompson era sócia e uma das fundadoras da Friends of Gale Free Library, uma associação de voluntários responsável por todo o Memorial e pela captação e gestão dos recursos que são mensalmente doados ou fruto dos eventos, atividades especiais e da venda de livros, além da divisão entre os membros de algumas funções básicas para manutenção do local. Na tarde daquele sábado, a matriarca dos Thompson estava envolvida com os preparativos de seu novo jardim e pediu que sua filha Nicole cumprisse a escala na biblioteca. Isso depois de passar um bom tempo convencendo-a, já que Nicky sempre recusava a tarefa com veemência. Apesar do prazer pela leitura, a jovem não era nem um pouco afeita ao convívio social imposto pelo atendimento da biblioteca. Foi convencida pelo argumento de que nas tardes de sábado o movimento da Gale era muito pequeno, quase nulo, fato comprovado naquele dia. Desde que chegara ao local, não atendera uma única alma viva.
Sozinha e completamente ociosa, Nicole atravessou as extensas galerias formadas pelas prateleiras em busca de algum livro que lhe servisse de companhia. Correu os olhos pelas mais de seiscentas páginas de Kate: The Woman Who Was Hep burn , biografia da atriz escrita pelo romancista William J. Mann, especialista na história de Hollywood. Perdeu-se admirando as fotos da diva de um tempo, ora altiva como a protagonista de Mary of Scotland, de John Ford, ora intensa como a mãe complexada na versão cinematográfica de Sidney Lumet para o texto teatral de Eugene O'Neill, Long Day 's Journey Into Night. Depois de devolver o livro à prateleira, seguiu pelo extenso módulo de estantes. Teve a patente sensação de que estava sendo observada. Parou e olhou para os dois lados daquele corredor de livros e não viu ninguém. Apurou os ouvidos na expectativa de ouvir algum ruído, algum passo ou qualquer movimento. Nada.
"Foi só uma sensação!", desconsiderou. De repente, ouviu um rápido revirar de páginas do outro lado da estante. Apurou novamente os ouvidos. Mas isso nem seria necessário, já que uma forte voz masculina começou a declamar. Nicole sentiu um frio correr-lhe a espinha. Enquanto ouvia, seguiu lentamente em direção ao final do corredor de estantes para tentar avistar o dono da voz. Percebeu que ele também caminhava, paralelamente a ela, na mesma direção, sem perder o texto ou o tom:
que o meu coração esteja sempre aberto às pequenas
aves que são os segredos da vida
o que quer que cantem é melhor do que conhecer
e se os homens não as ouvem estão velhos
VOCÊ ESTÁ LENDO
Águas Turvas
RomanceL I V R O C O M P L E T O ! Autor: Helder Caldeira Disponível também em versão fixa. À venda nas principais livrarias do Brasil. O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte do...