Papai Noel está um pouco cansado de ler todas as cartas das crianças boas que receberão presentes esse ano.
— Acho que todas as crianças do mundo se comportaram esse ano — pensou alto Snowball, ajudante do Papai Noel e o duende encarregado da Lista de Crianças Comportadas.
— Nem todas — respondeu o Duende Chefe, trazendo consigo nos braços um livro vermelho e envelhecido, de má aparência. Duende Chefe o abriu para folheá-lo até a página do ano em questão. — Vejamos... Rafael Silva, Arthus Sousa... ah, Marcos Antônio está na Lista de Crianças Malcriadas mais um ano.
Papai Noel recostou na grande poltrona vermelha.
— Marcos Antônio?
— Sim, Papai, ele é a única criança de sua geração que nunca recebeu um presente do Papai Noel.
— Isso é péssimo, Duende Chefe. Você sabe o que acontece com crianças que não recebem um presente meu, não sabe?
— Sei... — murmurou abaixando a cabeça. — Se tornam pessoas ruins, amargas, maldosas. A última criança a nunca receber um presente do Papai Noel foi aquele garoto, Adolf. Mas já faz alguns bons anos que isso não acontece de novo.
— Marcos Antônio tem até os treze anos para ser um bom garoto, caso contrário, seu destino estará selado para sempre.
Algumas crianças param de escrever bilhetes ao Papai Noel cedo, outras nem tanto. Seja qual for a idade, seus desejos só são concedidos até os treze anos, após isso as leis do universo não permitem ao Papai Noel realizá-los.
Papai Noel fechou o grande livro com a Lista de Crianças Comportadas e o entregou a Snowball.
— Deixo o resto em suas mãos, pequeno.
Assentindo, Snowball deixou a sala do Papai Noel.
— Que dia é hoje? — perguntou o Noel, levantando-se de sua poltrona.
— Já é véspera de Natal, Papai. — respondeu Duende Chefe, que permanecera ali.
— Acho que irei fazer uma visita a essa criança, onde ele mora? Como ele é?
O Duende Chefe correu até a Grande Biblioteca e voltou com um livro escrito Banco de Dados 'M' na capa.
— Vejamos... Maria, Mauricio, Manuela, Marco, Marcos Antônio Bueno da Silva, bingo! Ele mora no Brasil, na capital do Paraná, Curitiba. É uma criança de... — Papai Noel observou por cima dos óculos o Duende Chefe contorcer o nariz arrebitado.
— Saúde.
— Atchim! — espirrou, aquele era o período mais frio no Polo Norte, o que reservava algumas doses de resfriado para os ajudantes do Papai Noel. — Me desculpe, onde estávamos? Ah, sim. Ele tem sete anos e os pais são divorciados. Cabelo escuro, olhos castanhos, gosta de futebol e de jogar jogos online.
O bom velhinho acariciou a barba branca enquanto processava as informações. As crianças travessas, como são chamadas as crianças que ficam na Lista de Crianças Malcriadas do Noel, são aquelas que não tiveram um bom comportamento no decorrer do ano, seja no ambiente escolar ou familiar. Desde pegadinhas, travessuras e trotes, até o bullying. Apesar dos motivos, são crianças, e todas tem a oportunidade de se arrepender. Há sempre uma luz no fim do túnel, e essa luz é outro nome para a Magia do Natal, onde essas crianças podem fazer boas ações e se tornarem adultos melhores.
Algumas crianças não mudam o mal comportamento a tempo do dia 25 de dezembro, e ficam sem receber seus presentes. Só que a cada ano sem o presente do Papai Noel, torna-se mais difícil mudar. As práticas de bullying continuam, o que incentiva o preconceito e desrespeito, e é aos treze anos que tudo se consolida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos, Dragões e Luzes de Natal
Short StoryDezembro vem com uma data linda, recheada de histórias. Várias delas deixam nossos corações quentinhos e esperançosos, com toques de fantasia, dramas e romances. Também há histórias sinistras para os mais corajosos. Todas elas te convidam a se aconc...