12. Lírios Brancos

13 2 5
                                    


JOÃO

Um fardo.

Aquela palavra se repetiu em minha mente sem parar enquanto andava para longe.

Assim que dobrei o corredor, minha madrinha estava lá.

— O que foi? Minha mãe disse para a senhora xeretar minha vida para ela.

— Sabe que não faço isso, xereto para mim mesma. Quer me contar o que aconteceu?

— Quero, talvez a senhora entenda algo que não entendi.

— Vamos para o jardim.

No jardim, minha madrinha sentou em um banco enquanto eu comecei a andar de um lado para o outro.

— Eu vou lhe contar uma sequência de fatos e, no final, a senhora tenta me explicar o que deixei passar.

— Tudo bem.

— No dia que conheci a princesa Letticia, houve um incidente. Derramei milk shake nela, ela saiu correndo. E até chorou, depois disso, mesmo que eu tenha tentado me desculpar, até flores eu levei, ela passou a me odiar. Aí caímos juntos nessa festa, e não paramos de brigar, ela quer ser muito certinha com tudo, principalmente com regras. Ela não pode quebrar nenhuma orientaçãozinha, e se eu faço isso, parece que cometi um pecado mortal e ela me julga. Eu lhe dei flores silvestres e parecia que eu estava lhe ofendendo, um dia ela perdeu o horário de um reunião e teve um surto, e sabe por que ela não comeu hoje? Porque mudei o que ela tinha planejado para o jantar. Aí ela vive me acusando de não ligar para nada, e que não me importo com nada. A senhora sabe que isso não é verdade.

— Eu sei, querido.

— Então me explica por que que sou eu que sempre pareço o errado na história?

— João, você ainda não percebeu, não é? Não precisa nem ser formada em psicologia como eu para saber.

— O quê, madrinha?

— Ela tem TOC.

— Aquilo que faz as pessoas serem muito organizadas?

— Em algumas pessoas é só isso, mas em outras é muito mais. O transtorno obsessivo compulsivo é a repetição de pensamentos e ações, que, se não feitas, causam ansiedade extrema. Eu não tenho como saber de tudo apenas pelo que me disse, mas pelo que posso ver, o TOC dela não é só organização, é higiene, por isso ela teve uma reação exagerada ao milk shake. E também são as regras, por isso ela fica ansiosa quando as quebra. Para alguém como ela, uma pessoa tão espontânea quanto você deve parecer um lunático — ela riu e disse: — É verdade.

— O que é verdade?

— Nada.

— Então é isso? TOC? Eu não havia pensado.

— João, é por isso que ela deve ser tão estressada.

— Ah, isso ela é.

— Querido, escute só. Se é tão severo quanto me relatou, se ela não trata isso, se ela nem sabe o que é isso, é porque não há ninguém para ela nessa vida. Do contrário, alguém que a ama já teria cuidado dela, e isso estaria bem mais controlado.

— Então eu devo dizer a ela?

— De forma alguma. Saber disso agora só vai lhe trazer mais perturbação. Se ela viveu até aqui sem perceber, é provável que demore para aceitar. Por isso ela só deveria ouvir isso de alguém que confia. O conselho que lhe dou é que se torne essa pessoa antes de fazer qualquer outra coisa.

— Ah, maravilha. Eu acabei de ofendê-la de 300 formas.

— Porque ela disse que você é um fardo. E você ficou com raiva.

Santa Herança: Sacrifício Onde histórias criam vida. Descubra agora